quarta-feira, 18 de setembro de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 7,36-50 - 19.09.2013 - Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor.

Verde. 5ª-feira da 24ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Lc 7,36-50

Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados
porque ela mostrou muito amor.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 7,36-50

Naquele tempo:
36Um fariseu convidou Jesus
para uma refeição em sua casa.
Jesus entrou na casa do fariseu
e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora,
soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu.
Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume,
38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus;
com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés,
enxugava-os com os cabelos,
cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado
ficou pensando:
"Se este homem fosse um profeta,
saberia que tipo de mulher está tocando nele,
pois é uma pecadora".
40Jesus disse então ao fariseu:
"Simão, tenho uma coisa para te dizer".
Simão respondeu:
"Fala, mestre!"
41"Certo credor tinha dois devedores;
um lhe devia quinhentas moedas de prata,
o outro cinqüenta.
42Como não tivessem com que pagar,
o homem perdoou os dois.
Qual deles o amará mais?"
43Simão respondeu:
"Acho que é aquele ao qual perdoou mais".
Jesus lhe disse:
"Tu julgaste corretamente".
44Então Jesus virou-se para a mulher
e disse a Simão:
"Estás vendo esta mulher?
Quando entrei em tua casa,
tu não me ofereceste água para lavar os pés;
ela, porém, banhou meus pés com lágrimas
e enxugou-os com os cabelos.
45Tu não me deste o beijo de saudação;
ela, porém, desde que entrei,
não parou de beijar meus pés.
46Tu não derramaste óleo na minha cabeça;
ela, porém, ungiu meus pés com perfume.
47Por esta razão, eu te declaro:
os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados
porque ela mostrou muito amor.
Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor".
48E Jesus disse à mulher:
"Teus pecados estão perdoados".
49Então, os convidados começaram a pensar:
"Quem é este que até perdoa pecados?"
50Mas Jesus disse à mulher:
"Tua fé te salvou. Vai em paz!"
Palavra da Salvação.



Reflexão - Lc 7, 36-50

'Dize-me com quem andas e eu direi quem és!' A partir deste ditado, vemos as relações de exclusão que são estabelecidas entre os 'santos' e os 'pecadores'. E claro que quem é 'santo' não pode conviver com os 'pecadores' pois correrá o risco de se contaminar e se tornar um deles. Esta é a lógica da mentira e do farisaísmo que marca a vida de muitos de nós. Ninguém é 'santo', pois só Deus é Santo, e o pecado marca a nossa existência, e quem disser que não é pecador, é mentiroso, logo não somos melhores que ninguém. Se uma pessoa é reta de coração, deve conviver com todos para que possa testemunhar a todos o amor de Deus, a vivência na busca da santidade, e assim colaborar com a conversão dos pecadores.



O AMOR COMO FRUTO DO PERDÃO Lc 7,36-50
HOMILIA

A Liturgia de hoje nos fala da misericórdia de Deus que perdoa o pecador arrependido, na pessoa da mulher anônima. Anônima para dizer que esta, posso ser eu, pode ser você, quando se arrependidos voltarmos para Deus implorando a sua misericórdia e perdão.
            Jesus não tinha medo das pessoas mal-afamadas. Jesus aceita comer na casa do fariseu, onde, de repente, aparece uma mulher pecadora, prostituta, portanto, excluída da sociedade dos bons, por dois motivos: por ser mulher e por exercer a profissão mais antiga do mundo. Ninguém a convidou, mas todos a conhecem. É perigoso julgar-se justo a si mesmo. É preferível que Deus nos julgue justos a sermos considerados justos diante dos homens. O fariseu julga e condena Jesus e a pecadora. Jesus reage e conta a história dos dois devedores perdoados. “Teus pecados estão perdoados”. E a reação dos convidados? “Quem é este que perdoa os pecados?”. Diante de Deus são justos os que reconhecendo as suas falhas, erros e os seus pecados arrependidos e humilhados, dobram os seus joelhos pedindo perdão a Deus, e então, recebem o seu perdão. Porque para eles não tarda a resposta de Deus na pessoa do Filho: Tua fé te salvou. Vai em paz. Jesus diz ao fariseu: “Seus muitos pecados lhe são perdoados porque muito amou”. Simão, poderíamos dizer que é o que deve 50 denários e a mulher 500.
Durante o tempo em que esteve aqui Jesus não deixou passar as oportunidades para acolher pecadores e para perdoar pecados. Neste episódio da “pecadora perdoada” o Senhor nos ensina que o amor demonstrado por nós é o maior motivo para que nós sejamos absolvidos das nossas transgressões. Os gestos daquela mulher tocaram profundamente o coração de Jesus que percebeu nela um verdadeiro arrependimento. Primeiramente, ela não se incomodou com o que os “fariseus” diriam dela e enfrentou a todos para estar aos pés de Jesus banhando-lhes com suas lágrimas e com o perfume valioso. Para ela nada importava mais do que receber o Seu perdão e demonstrar a Ele o seu grande amor. Podemos verificar, então, que o perdão de Deus está condicionado ao nosso coração contrito e cheio de bons propósitos. O perfume valioso é a nossa oração e os momentos em que nós dedicamos a estar perto de Nosso Senhor. Assim também nós demonstramos muito amor quando nos rendemos aos pés de Jesus com as nossas lágrimas de arrependimento sincero e com a nossa oração penitente. Beijar os pés de Jesus é adorá-Lo na Santa Eucaristia e servi-Lo através dos nossos irmãos e irmãs. Portanto, nós temos muitas oportunidades para também, como a mulher da história, comprovar o nosso amor por Jesus.
A pecadora já se sente perdoada ao passo que para o fariseu, aquela mulher é pecadora e pronto. Não tem o direito de aproximar-se de ninguém. Ele cumpre a lei, ela não. Por isso pode condená-la. Jesus perdoou a mulher diminuída em sua dignidade. Põe uma condição: “não peques mais”. E ela não pecou mais, tornou-se santa. Jesus deixa claro que o perdão é dom gratuito de Deus e o pecador arrependido expressa, através do amor, a acolhida do perdão. Feliz aquele que experimenta o amor e a misericórdia, como Davi e a mulher sem nome do evangelho de hoje. Ninguém pode julgar o amor que está dentro do homem, no seu arrependimento, na sua dor. A nós é pedida a misericórdia, só a misericórdia. Façamos esta experiência. Cada um reza a seu modo: ela, no silêncio e lágrimas. Você que se considera justo louve e agradeça a Deus. Todavia vigilante para não se julgar o todo poderoso diante dos outros que erram e falham. Saiba que à mulher do evangelho foi-lhe restituído um coração novo: “Tua fé te salvou”.
O que você “tem feito” para ser perdoado dos seus pecados? – Você tem demonstrado amor nas ações do seu dia a dia? – Como está a sua vida de oração? – Você tem estado aos pés de Jesus, arrependido?
Pai, faze-me nutrir um amor tão entranhado a Jesus a ponto de não ter vergonha de manifestá-lo em nenhuma circunstância, mesmo correndo o risco de ser mal-compreendido.

Fonte Homilia: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário