domingo, 25 de agosto de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 23,13-22 - 26.08.2013 - Ai de vós, guias cegos!

Verde. 2ª-feira da 21ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Mt 23,13-22

Ai de vós, guias cegos!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!
Vós fechais o Reino dos Céus aos homens.
Vós porém não entrais,
nem deixais entrar aqueles que o desejam.
15Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!
Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém,
e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno,
duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos!
Vós dizeis: 'Se alguém jura pelo Templo, não vale;
mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!'
17Insensatos e cegos!
O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro?
18Vós dizeis também:
'Se alguém jura pelo altar, não vale;
mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar,
então vale!'
19Cegos! O que vale mais:
a oferta, ou o altar que santifica a oferta?
20Com efeito, quem jura pelo altar,
jura por ele e por tudo o que está sobre ele.
21E quem jura pelo Templo,
jura por ele e por Deus que habita no Templo.
22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus
e por aquele que nele está sentado.
Palavra da Salvação.



Reflexão - Mt 23, 13-22

Muitas vezes, temos dificuldades de ver a religião na sua totalidade e, com isso, a reduzimos a alguns aspectos que julgamos mais importantes, mas que são frutos na nossa subjetividade. O problema é que, na maioria das vezes, nos prendemos ao que é acidental no plano da fé, como, por exemplo, sinais externos ou formas de espiritualidade e nos esquecemos dos valores que de fato são essenciais à nossa fé, seja no plano das verdades, seja no campo da espiritualidade, seja no campo da moral ou da virtude, de modo que a nossa religiosidade fica sendo superficial e unilateral, a religião que nós queremos viver e não a religião que Deus quer que nós vivamos.



HOMILIA
PARA QUEM VOLTAREI O MEU OLHAR? Mt 23,13-22

Lemos em Is 66,2 Para quem voltarei o meu olhar, senão para o homem humilde, pacifico, que teme as minhas palavras? O Senhor não olha para o exterior senão para dentro do homem. Do seu coração. No Evangelho de hoje lemos as três primeiras das sete maldições, com as quais Jesus deixa bem claro a sua oposição ao ensino tradicional dos escribas e à crença adulterada dos fariseus, mais baseado nas tradições dos homens do que na doutrina de Deus. Os escribas, ou seja, os intérpretes e catequistas da Lei, e os fariseus, um grupo de observantes rigorosos e muito ligados ao cumprimento formalista e exterior da mesma, e que por outro lado são freqüentemente objeto de graves invectivas da parte de Jesus, não por eles cumprirem a Lei, mas por não lhe entenderem o espírito, e até por guiarem os outros por esse caminho errado.
É preciso que diante das tentações, comporta-te como homens e mulheres fortes e combate com a ajuda do Senhor nos tornamos mais do que vencedores. Se caíres no pecado, não permaneças nele, desencorajado e abatido. Humilha-te, mas sem perder a coragem; baixa-te, mas sem te degradares; verte lágrimas sinceras de contrição para lavar as tuas imperfeições e as tuas faltas, mas sem perderes a confiança na misericórdia de Deus, que será sempre maior que a tua ingratidão. Toma a resolução de te corrigires, mas sem presumires de ti própria, pois só em Deus deves colocar a tua força. Enfim, reconhece sinceramente que, se Deus não fosse a tua couraça e o teu escudo, a tua imprudência ter-te-ia levado a cometer toda a espécie de pecados.
Não te espantes com as tuas fraquezas. Aceita-te tal como és; corra das tuas infidelidades para com Deus, mas confia nEle e abandona-te tranqüilamente a Ele, como uma criança nos braços da mãe.
Percorramos todas as épocas e veremos que, de geração em geração, o Mestre ofereceu a possibilidade de conversão a todos quantos queriam voltar-se para Ele. Noé pregou a conversão, e aqueles que o escutaram foram salvos. Jonas anunciou aos Ninivitas a destruição que os ameaçava; eles arrependeram-se dos seus pecados, apaziguaram a Deus e apesar de Lhe serem estranhos alcançaram, por suas súplicas, a salvação.
Por sua vontade onipotente Deus quer que todos aqueles a quem Ele ama participem da conversão. É por isso que devemos obedecer à Sua magnífica e gloriosa vontade. Imploremos humildemente a Sua misericórdia e a Sua bondade; confiemo-nos à Sua compaixão abandonando as preocupações frívolas, a discórdia e a inveja que só conduzem à morte.
Permaneçamos humildes, meus irmãos, rejeitemos todos os sentimentos de orgulho, dejatância, de vaidade e de cólera. Agarremo-nos firmemente aos preceitos e aos mandamentos do Senhor Jesus, tornando-nos dóceis e humildes diante das Suas palavras. Eis o que diz a Palavra sagrada: Para quem voltarei o meu olhar, senão para o homem humilde, pacifico que teme as minhas palavras?

Homilia do Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário