domingo, 4 de agosto de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 14,22-36 - 05.08.2013 - 'Senhor,manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.'

Verde. 2ª-feira da 18ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Mt 14,22-36

'Senhor,manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água.'

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 14,22-36

Depois que a multidão comera até saciar-se,
22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barco
e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar,
enquanto ele despediria as multidões.
23Depois de despedi-las,
Jesus subiu ao monte, para orar a sós.
A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.
24A barca, porém, já longe da terra,
era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
25Pelas três horas da manhã,
Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar.
26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar,
ficaram apavorados, e disseram:
'É um fantasma'. E gritaram de medo.
27Jesus, porém, logo lhes disse:
'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!'
28Então Pedro lhe disse:
'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro,
caminhando sobre a água.'
29E Jesus respondeu: 'Vem!'
Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água,
em direção a Jesus.
30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo
e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!'
31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse:
'Homem fraco na fé, por que duvidaste?'
32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.
33Os que estavam no barco,
prostraram-se diante dele, dizendo:
'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!'
34Após a travessia desembarcaram em Genesaré.
35Os habitantes daquele lugar, reconheceram Jesus
e espalharam a notícia por toda a região.
Então levaram a ele todos os doentes;
36e pediam que pudessem, ao menos,
tocar a barra de sua veste.
E todos os que a tocaram, ficaram curados.
Palavra da Salvação.



Reflexão - Mt 14, 22-36

O fato de Jesus caminhar sobre as águas é causa de assombro para os seus discípulos, principalmente porque, segundo o livro de Jó, somente Deus caminha sobre o mar, de modo que este fato revela aos discípulos que estão diante do verdadeiro Deus que se fez homem e está no meio de nós, mas inicialmente a surpresa é tão grande que gera dúvida em seus corações que, depois de serem iluminados pela fé, os levam ao reconhecimento da pessoa divina que está diante dele. Assim também nós, que recebemos muitas graças de Deus, só o reconheceremos quando nossos corações forem iluminados pela fé, de modo que possamos superar o nosso assombro inicial.



CORAGEM SOU EU! Mt 14,22-36
HOMILIA

O evangelho de hoje vai nos narrar o momento em que Jesus andou sobre as águas e que Pedro, pela falta de fé, afundou, mas Jesus com sua misericórdia estendeu sua mão e o salvou. Percebo que hoje o Senhor vem nos ensinar que Ele é Deus de tudo e de todas as coisas. Ora, se o Senhor é nosso Deus e é o Deus de tudo e de todas as coisas não podemos agir como Pedro, devemos colocar nosso pé na água e juntos com Jesus, pois é Ele quem nos chama andarmos sobre as águas de nossas vidas. Quantas vezes meu irmão você se viu afundando diante de algum problema financeiro, uma decepção afetiva (no namoro, na amizade, na família), quantas vezes se sentiu incapaz diante de uma doença grave contigo ou com quem você ama. Não é fácil por o pé na água e acreditar que não vai afundar, mas hoje o nosso Deus a Quem terra, mar, ventos e toda a natureza obedece, nos convida a andarmos sobre as águas sabendo que mesmo quando nos faltar coragem, Ele porque é lindo e misericordioso estenderá sua mão e nos salvará.

Percebam ainda neste evangelho que quando a notícia do ocorrido se espalhou na cidade que Jesus e os discípulos desembarcaram, a fé do povo aumentou, capaz de acreditar que somente tocando nas vestes de Jesus seriam curados, que fé hein? E o que aconteceu? De fato, eles foram curados.

Hoje a começar em mim convido a nos deixarmos inebriar por esta PALAVRA e a partir de agora termos fé. Não é aumentar a nossa fé, é termos fé n’Aquele que é nosso Deus, dono de tudo e de todas as coisas. Deus tudo pode, e pra sua salvação Deus tudo fará.

Quantas vezes nós agimos assim como Pedro? A nossa fé só pode aumentar e nos dar a segurança que precisamos , crescendo, ficando adulta. Só mesmo quando passamos por momentos como esse que Pedro experimentou. Acreditamos nas palavras de Jesus e resistimos ao medo, mas, quando o medo fica maior que a nossa fé, gritamos por socorro e, muitos até, se esquecem de Deus, de Jesus e de Maria, aos quais dão tanto trabalho, quando das muitas preocupações. Ficamos presos às limitações que o mundo nos apresenta como o mar agitado assustou Pedro. O único meio de amadurecermos a nossa fé, é só mesmo quando passamos por momentos difíceis, duros, que se agigantam na nossa vida, parecendo nos querer engolir, derrubar. Notem bem, dos apóstolos, Pedro foi o mais agitado. Foi o que mais Jesus experimentou. Chegou até a negar que o conhecia. Por três vezes, quando lhe perguntaram se conhecia Jesus o “Galileu “, ele disse :- Eu? Nunca vi aquele homem, nem sei quem é. “Conta a história, que por causa disso, Pedro chorou tanto, que às lágrimas lhe abriram grandes sulcos em seu rosto.

E, a sua fé cresceu tanto que Jesus o deixou responsável para continuar a sua Igreja, dizendo-lhe: - “Tu és Pedro e sobre essa pedra erguerei a minha Igreja. Tudo o que ligares na terra, será ligado no céu. Tudo o desligares na terra, será desligado no céu. E, as forças do mal nunca prevalecerão contra Ela”. E, Pedro, cumprindo a missão que Jesus lhe deixou, acabou sendo preso e, ao lhe dizerem que ele iria morrer crucificado como Jesus, ele disse que não merecia isso e pediu que o crucificassem de cabeça para baixo. E, assim foi feito.

A nossa confiança em Jesus deve ser ilimitada, mesmo que às vezes nos custem algum sacrifício, porque o que nos importa é retornarmos um dia à casa do Pai; não nascemos para ficarmos eternamente neste mundo. Por isso somos limitados, por isso, um dia, todos morremos, E, Jesus, é tão bom que não exige de nós uma coragem como a de Pedro, basta, somente que nos amemos uns aos outros como Ele nos ama.

Senhor nos dê a graça da fé e da coragem, para que andemos sobre as águas de nossas vidas junto Contigo e mesmo se vacilarmos, dá-nos Senhor a certeza de que Tu estenderás Tua mão e nos salvará. Jesus eu Te amo!


Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Um comentário:

  1. Maria da Consolação2 de agosto de 2016 às 05:03

    Que lindo!!!! Dai-nos Senhor coragem para enfrentar todas as nossas tribulações e ter fé sempre!

    ResponderExcluir