sábado, 10 de agosto de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 12,32-48 - 11.08.2013 - Vós também ficai preparados!

Verde. 19º DOMINGO Tempo Comum

Evangelho - Lc 12,32-48

Vós também ficai preparados!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,32-48

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
32'Não tenhais medo, pequenino rebanho,
pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino.
33Vendei vossos bens e dai esmola.
Fazei bolsas que não se estraguem,
um tesouro no céu que não se acabe;
ali o ladrão não chega nem a traça corrói.
34Porque onde está o vosso tesouro,
aí estará também o vosso coração.
35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas.
36Sede como homens que estão esperando
seu senhor voltar de uma festa de casamento,
para lhe abrirem, imediatamente, a porta,
logo que ele chegar e bater.
37Felizes os empregados que o senhor
encontrar acordados quando chegar.
Em verdade eu vos digo:
Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa
e, passando, os servirá.
38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada,
felizes serão, se assim os encontrar!
39Mas ficai certos: se o dono da casa
soubesse a hora em que o ladrão iria chegar,
não deixaria que arrombasse a sua casa.
40Vós também ficai preparados!
Porque o Filho do Homem vai chegar
na hora em que menos o esperardes'.
41Então Pedro disse: 'Senhor,
tu contas esta parábola para nós ou para todos?'
42E o Senhor respondeu:
'Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor
vai colocar à frente do pessoal de sua casa
para dar comida a todos na hora certa?
43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar,
encontrar agindo assim!
44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a
administração de todos os seus bens.
45Porém, se aquele empregado pensar:
'Meu patrão está demorando',
e começar a espancar os criados e as criadas,
e a comer, a beber e a embriagar-se,
46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado
e numa hora imprevista,
ele o partirá ao meio
e o fará participar do destino dos infiéis.
47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor,
nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade,
será chicoteado muitas vezes.
48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade
e fez coisas que merecem castigo,
será chicoteado poucas vezes.
A quem muito foi dado, muito será pedido;
a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO
O Reino de Deus é o tesouro!

O Senhor sobe para Jerusalém. Não nos esqueçamos de que a subida tem uma função didática: enquanto sobe para a sua morte (cf. Lc 9,51), Jesus ensina e instrui os discípulos. Subindo para sua morte ele vai, por seus gestos e palavras, semeando a vida.
É bastante provável que o “atraso da parúsia” tenha criado na comunidade cristã primitiva um clima de desânimo e de laxismo. Isto pode ser verificado pela insistência e pelo espaço que o tema da vigilância ocupa no relato (vv. 35.40.43). Nosso texto é constituído por uma série de conselhos que Jesus dá aos discípulos; compreenda-se que eram os responsáveis pela vida da comunidade.
Trata-se de agir em conformidade com a vontade de Deus – isto é o essencial para a comunidade cristã. A história, nosso caminho para a pátria celeste, é o lugar do testemunho dos cristãos.
Antes de tudo é preciso ter presente que o Reino é dom de Deus e que, por isso mesmo, ninguém pode tirá-lo ou se apropriar dele como sendo seu. Daí que não há o que temer. Da comunidade é exigido não se dispersar, nem ser assimilada pelos bens terrenos, mas viver o valor fundamental de sua vocação: buscar o Reino de Deus. Este é o seu tesouro! Esta busca exige “vigilância” e, como toda busca, empenho para buscar, encontrar e realizar a vontade de Deus.
A comunidade cristã deve ser caracterizada pela disponibilidade cultivada pela iluminação da Palavra de Deus: “Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas” (v. 35). O Senhor vem continuamente ao encontro do seu povo. A imprevisibilidade desse encontro exige a atitude religiosa da vigilância. É ela que possibilita viver a expectativa e o desejo permanentes desse encontro vital para a vida e o testemunho cristão.
Carlos Alberto Contieri, sj



O DESAPEGO E A PARTILHA Lc 12,32-48
HOMILIA

O homem rico da parábola havia entesourado riquezas para si mesmo e no seu fim perdeu tudo, até sua alma. Agora o Senhor revela a Seus discípulos como eles podem fazer para si tesouros duradouros e livres de quaisquer riscos: Dar esmolas e repartir os seus bens, este é um seguro investimento no “Banco do Céu” (V. 33; compare 18,22). O coração certamente se atará a este tesouro celestial e por isso esperará com mais ardor pela vinda do Senhor (ler 1 Pedro 1,4). O Senhor Jesus está por voltar. Esta esperança tem alguma conseqüência prática em nosso viver diário? Que agora já possamos nos desvencilhar de um mundo que vamos deixar para trás; tornemo-nos puros “assim como ele é puro” (1 João 3,3). Estamos preenchidos do zelo pelo serviço a favor das almas? Temos alegria nisso? Pensemos também na alegria de nosso amado Salvador, que terá satisfeito o Seu amante coração! Na festa das bodas, Ele terá grande prazer em receber e servir aqueles que O serviram e por Ele esperaram na Terra. O “mordomo fiel e prudente” receberá então a sua recompensa, e o servo que não fez segundo a vontade de seu Mestre – mesmo conhecendo-a; Tiago 4,17) – receberá Seu solene castigo. “Àquele a quem muito foi dado…” – que cada um de nós possa avaliar o montante que recebeu e que isso nos induza a uma conclusão!

Os vv. 32-34 estão ligados ao que já foi dito sobre o abandono nas mãos do Pai e sobre a busca fundamental, ou seja, a busca do Reino de Deus. O pequeno rebanho não deve se intimidar diante dos conflitos e perseguições dessa sociedade gananciosa interesseira e egoísta. Afinal, o Reino é um dom gratuito do Pai e ele no-lo dá com prazer e alegria. Entesoura para o céu quem se esvazia aqui na terra. As coisas da terra se corrompem e podem ser roubadas. As coisas do céu são incorruptíveis. Quem coloca seu tesouro no céu, coloca lá também seu coração. O importante aqui é libertar-se do espírito de posse e abrir o coração para a partilha. Isto exige que estejamos preparados. Rins cingidos significa atitude de alerta e prontidão para o trabalho. A túnica longa atrapalhava os movimentos, então, era preciso levantá-la e amarrá-la na altura dos rins. “Lâmpadas acesas” é uma expressão de igual significado, pois, na emergência, não há tempo para correr e providenciar pavio, óleo, acender a lâmpada, etc.

O patrão do Evangelho é diferente. Ele não avisa. Pode chegar a qualquer momento e bater à porta. O servo tem que estar atento e preparado; só assim ele será feliz. Este patrão, que chega e serve ao invés de ser servido, só pode ser Jesus. Ninguém sabe quando isso pode e vai acontecer. Jesus vai chegar como o ladrão, ou seja, sem avisar. Por isso o cristão deve estar sempre preparado e vigilante.

À pergunta de Pedro, se a parábola é para eles, os dirigentes, ou para todos, Jesus responde com uma terceira parábola. O patrão viajou e deixou um servo para tomar conta de tudo, se ele foi fiel, sóbrio e vigilante e não abusar da confiança, será recompensado, do contrário será punido. O patrão é um só e cada um de nós recebe um dever de servir e não direitos e poderes. Deus vai exigir mais do que tem mais consciência de seu serviço, ou seja, daquele a quem foi dado mais.

Espírito de prontidão, que eu esteja em contínuo alerta, à espera do Senhor que vem, libertando meu coração do apego exagerado aos bens deste mundo.

Fonte: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário