quarta-feira, 26 de junho de 2013

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 7,21-29 - 27.06.2013 - A casa construída sobre a rocha e a casa construída sobre a areia.

Verde. 5ª-feira da 12ª Semana Tempo Comum
    
Evangelho - Mt 7,21-29

A casa construída sobre a rocha e
a casa construída sobre a areia.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor',
entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática
a vontade de meu Pai que está nos céus.
22Naquele dia, muitos vão me dizer:
'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos?
Não foi em teu nome que expulsamos demônios?
E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?'
23Então eu lhes direi publicamente:
'Jamais vos conheci.
Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras
e as põe em prática,
é como um homem prudente,
que construiu sua casa sobre a rocha.
25Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos deram contra a casa,
mas a casa não caiu,
porque estava construída sobre a rocha.
26Por outro lado,
quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática,
é como um homem sem juízo,
que construiu sua casa sobre a areia.
27Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos sopraram e deram contra a casa,
e a casa caiu, e sua ruína foi completa!'
28Quando Jesus acabou de dizer estas palavras,
as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento.
29De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade
e não como os mestres da lei.
Palavra da Salvação.



REFLEXÃO

Na Bíblia Sagrada, em especial nesses versículos citados acima, entendemos que Jesus Cristo chamou os 12 apóstolos para estarem com Ele e pregar o Evangelho. Primeiramente, estar com Jesus Cristo é estar em comunhão numa vida de intimidade e somente depois devemos pregar o Evangelho. Mas o que isso quer dizer?


Durante a homilia, o Sacerdote enfatizou que é comum vermos pessoas invertendo algumas situações daquilo que Cristo ensina, isto é, pregando o Evangelho e esquecendo da vida cristã. De nada adianta participar da missa todos os domingos e durante a semana não seguir os caminhos do Senhor. Por isso, temos que ter uma vida de total comunhão. Viver na santidade! Quem tem um amor grande por Jesus Cristo transborda seu amor na Igreja, na pastoral.


"Não podemos ser uma pessoa dentro da Igreja e outra fora da Igreja", diz o Padre Ademir. O cristão não pode, de forma alguma, separar a vida de oração daquilo que se pratica no dia a dia. Um exemplo que é usado na homilia pelo sacerdote é sobre uma casa construída na rocha e uma casa construída sobre a areia. "A pessoa que vive numa casa sobre a rocha, ouve e pratica a Palavra de Deus, e mesmo com ataques e tentações, ela permanece firme! A rocha nesta parábola é Jesus Cristo".


O padre encerra a homilia deixando uma palavra de reflexão: "a pedra que Jesus Cristo deixou é a igreja, e quem não se fundamentar na fé da igreja vai ruir".

Fonte: Canção Nova



HOMILIA
QUEM PODE ENTRAR NO REINO DO CÉU? Mt 7,21-29

Meu irmão, minha irmã, você sabia que a nossa entrada no reino dos céus não acontece em vista de palavras pronunciadas, orações recitadas e pregações bem elaboradas? Que não adiantará nada para nós somente, clamar Senhor, Senhor, e não pôr em prática a vontade de Deus.
Pois é. Se não sabia é preciso que o saiba! As nossas ações têm mais eficácia do que as nossas palavras, se não praticamos o que dizemos tudo será igual a nada. Para que nós possamos entrar no reino dos céus precisamos estar firmes no seguimento da vontade de Deus que se nos apresenta por meio da sua Palavra.
Praticar o mal é não fazer conforme nos direciona a Palavra de Deus e agir conforme os nossos próprios pensamentos humanos o próprio Jesus nos mostra no Evangelho: ouvir a Palavra e praticá-la é construir na rocha. A casa construída sobre a rocha é a vida do homem que caminha à luz da Palavra de Deus. Deus é a Rocha, Deus é o Amor e aquele que se ajusta à Sua vontade, terá uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não o abalarão.
As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para percebermos se estamos firmes sobre a rocha firme eu é Jesus ou não.
Existem devoções às ostensivas invocações do nome de Jesus e às espantosas narrativas de expulsões de demônios e de milagres de Jesus. Contudo, estas devoções podem dar uma satisfação pessoal que leva à omissão das práticas essenciais que realmente agradam a Deus.
Neste texto de Mateus, vemos que a fidelidade a Jesus está na prática da vontade do Pai que está nos céus. É isto que se pede na oração do pai-nosso. Jesus nos revelou a vontade do Pai na proclamação das bem-aventuranças e na sua vida, com seu amor promovendo os pobres e excluídos.
Como você está construindo a casa da sua vida: na rocha ou na areia? – Você já experimentou alguma tempestade na sua vida? Como ficou a sua casa? –- Você sente firmeza nos seus pés nas horas das dificuldades? - Você acha que a sua vida está firmada sobre a Rocha ou você é um “homem sem juízo”? - Em que a Palavra de Deus o (a) tem instruído?
Pai, eu quero caminhar com sinceridade para a comunhão contigo, no teu Reino. Que todos os meus gestos e palavras estejam sempre alicerçados na tua vontade.

Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário