sábado, 15 de setembro de 2012

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - 16.09.2012 - Somos chamados ao discipulado e à missão


Evangelho (Marcos 8,27-35)
Domingo, 16 de Setembro de 2012
24º Domingo Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”.
29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito.
31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo.
33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



HOMILIA
Somos chamados ao discipulado e à missão
setembro 16th, 2012

Estamos, hoje, exatamente no “coração” do Evangelho de Marcos. Novamente,  aparece o tema da identidade de Jesus: Cristo, o Filho de Deus. Ele tem uma identidade rica e misteriosa, que, desde o início ao fim, o evangelista quer revelar, gradualmente, a todos nós.
O texto de hoje, no capítulo oito, contém a resposta radiante de Pedro que se destaca das opiniões correntes entre as pessoas. As grandes figuras religiosas do passado são superadas, visto que Jesus de Nazaré é o Messias, o Cristo. Na sua simplicidade e brevidade, Marcos condensa a revelação do Mestre nas palavras de Pedro: «Tu és o Messias».
Para Marcos, Jesus entrou numa etapa nova: deixa as multidões da Galileia para dedicar mais tempo à formação dos Seus discípulos e começa com a revelação da Sua dupla identidade de Messias e de Servo sofredor. Duas realidades inalcançáveis pela mente humana por si mesma.
Pedro, com dificuldade, consegue colher a verdade de Jesus Messias-Cristo, mas tropeça totalmente na realidade do Messias-Servo que “devia sofrer muito… ser morto e ressuscitar”. O discípulo se arma, inclusive, em “mestre” de Jesus, repreende-o por aquele tipo de discurso, a ponto de Jesus o censurar duramente, convidando-o a tomar o lugar que lhe compete atrás de Jesus: o discípulo caminha atrás do Mestre, segue os Seus passos.
Sobre o tema do sofrimento e da cruz, Pedro é prisioneiro da mentalidade corrente, pensa “segundo os homens”; só mais tarde, quando vier o Espírito, chegará a pensar “segundo Deus”.
“Tu não compreendes segundo Deus, mas segundo os homens”: é a advertência severa de Jesus a Pedro e aos discípulos de então e de todos os tempos. Uma advertência que petrifica qualquer forma de religiosidade acomodada e retórica. Um convite desconcertante a percorrer o caminho estreito da humildade e da austeridade: deixar de pensar apenas em si mesmo, tornar-se responsável pelos outros, partilhar a opção de Jesus que aceitou – por amor – a própria morte, para que todos “tenham a vida em abundância” (Jo 10,10).
Nós somos chamados ao discipulado e à missão. Mas isso só será possível se, como Pedro, reconhecermos e compreendermos a verdadeira identidade de Jesus. Ele nos propõe as “coisas de Deus”, a comunicação da vida sem limites. Não podemos nos ater às “coisas dos homens” à exemplo de Pedro, à preservação do poder e à paz da ordem iníqua estabelecida.
Jesus está nos chamando e nos apresentando a proposta de Seu seguimento. A vida de cada um, ao ser doada em comunhão com outras vidas em ações concretas nos alcançará a salvação, isto é, se insere e permanece no seio de Deus, na eternidade.
Senhor Jesus, revela-me sempre mais Sua face de Messias-Servo, para que eu não me engane no caminho do Seu seguimento.
Padre Bantu Mendonça


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário