quinta-feira, 6 de junho de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Marcos 3:20-35 - 09.06.2024

 Liturgia Diária


9 – DOMINGO 

10º DO TEMPO COMUM



(verde, glória, creio – 2ª semana do saltério)


Evangelho: Marcos 3:20-35

O Senhor nos chama à unidade, pois um reino dividido não pode subsistir. Quem faz a vontade de Deus é irmão, irmã e mãe de Jesus. Rejeitemos a blasfêmia e abracemos o perdão divino. Amém.


Marcos 3:20-35 - (Bíblia de Jerusalém)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 20 Ele voltou para casa. E de novo se ajuntou tanta gente que eles nem sequer podiam comer.  

21 Quando seus familiares ouviram isso, saíram para agarrá-lo; pois diziam: “Ele está fora de si.”  

22 E os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possesso de Belzebu, e é pelo príncipe dos demônios que ele expulsa os demônios.”  

23 Então ele os chamou e disse-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás?  

24 Se um reino está dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir.  

25 Se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir.  

26 Se, pois, Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não pode subsistir, mas está para acabar.  

27 Ninguém pode entrar na casa de um homem forte e roubar os seus bens, sem primeiro amarrá-lo; e então saqueará a sua casa.  

28 Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, bem como todas as blasfêmias que proferirem.  

29 Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca obterá perdão: é réu de pecado eterno.”  

30 Isso porque diziam: “Ele está possesso de um espírito imundo.”  

31 Chegaram sua mãe e seus irmãos e, ficando do lado de fora, mandaram chamá-lo.  

32 Havia uma multidão sentada ao redor dele. Disseram-lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora à tua procura.”  

33 Ele respondeu-lhes: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”  

34 E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Eis aqui minha mãe e meus irmãos.  

35 Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”  - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." (Marcos 3:35)


Queridos irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje nos desafia a refletir sobre a verdadeira família de Cristo. Jesus nos mostra que sua família não se limita aos laços de sangue, mas se expande para todos aqueles que fazem a vontade de Deus. Ele nos convida a sermos parte dessa família divina, vivendo em comunhão com Ele e com nossos irmãos e irmãs na fé. Que possamos abrir nossos corações para essa verdade, acolhendo a todos com amor e compaixão, e buscando sempre fazer a vontade do Pai. Amém.


HOMILIA

A Verdadeira Família de Jesus


Meus queridos irmãos e irmãs,


Hoje somos chamados a refletir sobre uma passagem do Evangelho segundo Marcos, capítulo 3, versículos 20 a 35. Este trecho nos apresenta uma cena impactante na vida de Jesus, onde ele redefine o conceito de família de uma maneira que desafia nossas compreensões tradicionais.

Jesus está em uma casa, rodeado por uma multidão tão grande que ele e seus discípulos não conseguem nem comer. Nesse cenário tumultuado, seus familiares vêm para levá-lo de volta, dizendo que ele está fora de si. Ao mesmo tempo, os escribas de Jerusalém o acusam de estar possuído por Belzebu, tentando deslegitimar seu ministério e suas obras.

Jesus, porém, com uma sabedoria divina, responde a essas acusações com parábolas, desmascarando a lógica falha dos escribas. Ele nos ensina que um reino dividido contra si mesmo não pode subsistir. A lógica do amor de Deus, encarnada em Cristo, é uma lógica de unidade e coesão, não de divisão e conflito.

A parte mais impactante deste Evangelho é quando a mãe e os irmãos de Jesus chegam e, estando do lado de fora, enviam alguém para chamá-lo. Jesus responde, olhando para aqueles que estavam ao seu redor: "Quem é minha mãe e meus irmãos? Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Com esta afirmação, Jesus não nega sua família biológica, mas eleva o entendimento de família a um novo patamar espiritual. Ele nos mostra que a verdadeira ligação, a que realmente importa, é a que temos com Deus através da obediência à sua vontade.

Padre Fábio de Melo nos lembra que, ao nos entregarmos à vontade de Deus, nós nos tornamos parte de uma família espiritual que transcende laços de sangue. Essa família é construída no amor, na fé e na prática constante dos ensinamentos de Cristo. Não se trata de abandonar nossos entes queridos, mas de entender que nossa missão é maior, que nossa vocação é responder ao chamado de Deus com todo o nosso ser.

Somos chamados a ser essa família de Jesus, unidos não pelo sangue, mas pelo Espírito. Cada um de nós, ao fazer a vontade de Deus, se torna irmão, irmã, mãe de Jesus. E é nessa família que encontramos a verdadeira paz, a verdadeira alegria e o verdadeiro sentido da vida.

Que possamos, a cada dia, renovar nosso compromisso de fazer a vontade de Deus, vivendo em amor e unidade, sendo testemunhas vivas do Evangelho, e assim, sermos reconhecidos como verdadeiros membros da família de Jesus.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário