quinta-feira, 20 de junho de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Mateus 6,19-23 - 21.06.2024

 Liturgia Diária


21 – SEXTA-FEIRA 

SÃO LUÍS GONZAGA, RELIGIOSO


(branco, pref. comum ou dos santos – ofício da memória)



Evangelho: Mateus 6:19-23

Não acumuleis tesouros na terra, onde tudo se corrompe. Guardai vossos tesouros no céu, onde são eternos. Onde está teu tesouro, está teu coração. Que teus olhos sejam luz, iluminando todo teu ser.


Mateus 6:19-23 (Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

19. Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões arrombam e roubam.  

20. Acumulai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam.  

21. Pois onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.  

22. A lâmpada do corpo é o olho. Se o teu olho é são, todo o teu corpo ficará luminoso.  

23. Mas se o teu olho é mau, todo o teu corpo ficará tenebroso. Ora, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas! - Palavra da Salvação.


Reflexão:

"Pois onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6,21)


Buscamos constantemente segurança e conforto nos bens materiais, mas esquecemos que eles são transitórios e vulneráveis. A verdadeira riqueza reside nas virtudes e na sabedoria, que não podem ser corrompidas nem roubadas. Nosso foco e nossos desejos moldam a nossa alma; portanto, é essencial direcionar nosso olhar para o bem e a verdade. Se permitirmos que a avareza e o egoísmo dominem nosso coração, perderemos a clareza e a paz interior. A vida plena e significativa é alcançada quando valorizamos aquilo que é eterno e incorruptível, e não os prazeres efêmeros deste mundo.


HOMILIA

A Luz do Tesouro Verdadeiro


Caros irmãos e irmãs, hoje somos chamados a refletir profundamente sobre onde colocamos o nosso coração, a essência de nosso ser. As palavras que acabamos de ouvir nos orientam a não acumular tesouros na terra, onde tudo se desgasta e se perde. Ao invés disso, somos convidados a buscar os tesouros celestiais, que são incorruptíveis e eternos.

O que é, então, um tesouro verdadeiro? Não é ouro, nem prata, nem qualquer bem material. O verdadeiro tesouro é a sabedoria, a virtude, a paz interior e a conexão profunda com o divino. Estes são tesouros que nem a traça, nem a ferrugem podem destruir, e que nenhum ladrão pode roubar. 

Onde colocamos o nosso tesouro, ali estará o nosso coração. Se buscamos incessantemente as riquezas deste mundo, nossos corações serão consumidos pela avareza, pelo medo de perder o que temos, e pela insatisfação constante. Contudo, se direcionamos nossos esforços para os valores eternos, nossos corações encontrarão verdadeira paz e contentamento.

A metáfora do olho como lâmpada do corpo nos chama à atenção. O olho representa nossa visão interior, nossa percepção do mundo e de nós mesmos. Se nossos olhos forem saudáveis e claros, enxergaremos a verdade e caminharemos na luz. Se nossos olhos estiverem obscurecidos pela cobiça e pela ilusão, estaremos imersos em trevas.

Devemos, portanto, cultivar uma visão pura e honesta, que nos permita ver além das aparências e reconhecer o valor real das coisas. Devemos nutrir nosso espírito com o que é bom, justo e verdadeiro, para que todo o nosso ser se ilumine com a luz divina.

Que possamos, então, buscar e acumular tesouros no céu. Que nosso coração esteja firmemente enraizado naquilo que é eterno e imperecível. E que nossos olhos permaneçam fixos na luz, guiando-nos pelo caminho da sabedoria e da verdadeira felicidade.

Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário