quarta-feira, 25 de outubro de 2023

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 6,37-40 - 02.11.2023

Liturgia Diária


2 – QUINTA-FEIRA 

TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS


(roxo ou preto, prefácio dos mortos – ofício próprio)



Evangelho: João 6,37-40

Neste trecho das Escrituras, encontramos palavras de esperança e promessa, destacando a vontade divina de acolher todos que creem em Jesus para a vida eterna.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 

37. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim não o lançarei fora.

38. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

39. Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas que os ressuscite no último dia.

40. Com efeito, esta é a vontade de meu Pai: que todo o que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna. Eu o ressuscitarei no último dia. - Palavra da Salvação.


Reflexão

"Esta é a vontade de meu Pai: que todo o que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna." Jo 6,40


Este trecho do Evangelho de João nos fala sobre a relação entre Jesus, o Pai Celestial e a vontade de Deus em relação à salvação. Jesus começa enfatizando que todos aqueles que o Pai lhe deu virão a ele, e ele não rejeitará nenhum deles. Isso destaca o papel de Deus como o soberano que chama e escolhe aqueles que receberão a salvação por meio de Jesus.

Além disso, Jesus enfatiza que ele não veio ao mundo para fazer a sua própria vontade, mas para cumprir a vontade daquele que o enviou. Isso ressalta a perfeita sintonia entre Jesus e o Pai Celestial. A vontade de Deus, conforme expressa por Jesus, é que ele não perca nenhum daqueles que o Pai lhe deu, mas que os ressuscite no último dia. Isso aponta para a promessa da vida eterna para aqueles que creem em Jesus.

A última parte do trecho é especialmente significativa, pois Jesus afirma que a vontade de Deus é que todos que veem o Filho e nele creem tenham a vida eterna e serão ressuscitados no último dia. Isso destaca a centralidade da fé em Jesus como o caminho para a vida eterna e a ressurreição no final dos tempos.

Em resumo, João 6,37-40 nos lembra da vontade de Deus de oferecer a vida eterna por meio da fé em Jesus Cristo e da importância da relação entre Jesus e o Pai Celestial na realização desse plano divino de salvação. É um convite à fé e à confiança na obra de Jesus como Salvador e Senhor.


HOMILIA

"O Caminho da Vida Eterna: Reflexões a partir de João 6,37-40"


Amados irmãos em Cristo,


Hoje, nos reunimos para refletir sobre as palavras de Jesus, conforme encontramos em João 6,37-40. Neste trecho, Jesus compartilha conosco uma mensagem de esperança e promessa, revelando a vontade do Pai Celestial para a nossa salvação.

Jesus começa afirmando: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim não o lançarei fora." Essas palavras nos lembram que Deus é o principal agente na obra da salvação. Ele nos chama para se aproximarmos de Jesus, e quando o fazemos com corações sinceros, Jesus nos acolhe com amor incondicional. Não importa quem somos, nossos erros passados ou nossas dúvidas, Jesus nunca nos rejeitará.

Jesus continua explicando que ele desceu do céu para fazer a vontade do Pai, e qual é essa vontade? Ele esclarece: "Que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas que os ressuscite no último dia." Aqui, Jesus nos revela a preocupação do Pai Celestial pela nossa eternidade. Deus deseja que nenhum de nós se perca, mas que sejamos ressuscitados para a vida eterna. Esta é uma promessa que oferece conforto e esperança para todos nós.

No versículo 40, Jesus reforça esta mensagem central: "Com efeito, esta é a vontade de meu Pai: que todo o que vê o Filho e crê nele tenha a vida eterna. Eu o ressuscitarei no último dia." Aqui, ele declara claramente que a vida eterna é para aqueles que creem nele. A fé em Jesus é o caminho para a salvação e a promessa de uma ressurreição na consumação dos tempos.

Neste trecho, encontramos uma mensagem de amor, graça e esperança. Independentemente de nossas fraquezas, pecados ou desafios, Deus nos chama para se achegar a Jesus. Ele deseja que todos nós tenhamos a vida eterna, prometendo que, no último dia, Jesus nos ressuscitará para a plenitude da vida.

Hoje, somos chamados a refletir sobre nossa fé em Jesus e a abraçar essa mensagem de esperança e promessa. Deus nos convida a confiar em seu amor inabalável, lembrando-nos de que Ele é o autor de nossa salvação. Portanto, que possamos fortalecer nossa fé, buscando viver de acordo com a vontade do Pai, confiando que, no final, seremos ressuscitados para a vida eterna, onde viveremos na plenitude da presença de Deus. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário