quinta-feira, 28 de setembro de 2017

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 10,13-16 - 06.10.2017

6ª-feira da 26ª Semana do Tempo Comum
6 de Outubro de 2017
Cor: Verde

Evangelho - Lc 10,13-16

Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus:
13Ai de ti, Corazim! Aí de ti, Betsaida!
Porque se em Tiro e Sidônia
tivessem sido realizados os milagres
que foram feitos no vosso meio,
há muito tempo teriam feito penitência,
vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.
14Pois bem: no dia do julgamento,
Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós.
15Ai de ti, Cafarnaum!
Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno.
16Quem vos escuta, a mim escuta;
e quem vos rejeita, a mim despreza;
mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Lc 10,13-16
«Quem vos escuta, é a mim que está escutando»

Hoje, vemos Jesus dirigir o seu olhar para aquelas cidades da Galiléia que tinham sido a causa das suas preocupações e nas quais Ele tinha pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum destes locais como Corazim, Betsaida e Cafarnaum tinha pregado ou feito milagres. A semeadura tinha sido abundante, mas a colheita não foi boa. Nem Jesus os pode convencer...! Que mistério o da liberdade humana! Podemos dizer não a Deus... A mensagem evangélica não se impõe pela força, apenas se oferece e eu posso fechar-me a ela; posso aceitá-la ou recusa-la. O Senhor respeita totalmente a minha liberdade. Que responsabilidade a minha!

As expressões de Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!» (Lc 10,13) ao terminar a sua missão apostólica expressam mais sofrimento que condenação. A proximidade ao Reino de Deus não foi para aquelas cidades uma chamada à penitência e à mudança. Jesus reconhece que em Sidônia e em Tiro teriam aproveitado melhor toda a graça dispensada aos galileus.

A decepção de Jesus é maior quando se trata de Cafarnaum. «Serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada!» (Lc 10,15). Aqui tinha Pedro a sua casa e Jesus tinha feito desta cidade o centro da sua pregação. Mais uma vez vemos mais um sentimento de tristeza que uma ameaça com estas palavras. O mesmo poderia dizer de muitas cidades e pessoas da nossa época. Julgam que prosperam quando na realidade estão se afundando.

«Quem vos escuta, é a mim que está escutando» (Lc 10,16). Estas palavras com que o Evangelho termina são uma chamada à conversão e trazem esperança. Se ouvirmos a voz de Jesus ainda estamos a tempo. A conversão consiste em que o amor supere progressivamente o egoísmo na nossa vida, o qual é um trabalho sempre inacabado. São Máximo diz-nos: «Não há nada tão agradável e amado por Deus como o fato dos homens se converterem a Ele com sincero arrependimento».
Rev. D. Jordi SOTORRA i Garriga 
(Sabadell, Barcelona, Espanha)

© evangeli.net Associació Cultural M&M Euroeditors 


JESUS, MOVA-ME À ACOLHIDA E CONVERSÃO Lc 10,13-16
HOMILIA

Lucas encerra neste Evangelho todas as orientações do Mestre aos setenta e dois discípulos enviados em missão dois a dois. Lucas descobriu nas censuras que me Senhor fez a advertência oportuna aos discípulos sobre a possível rejeição que poderiam encontrar por parte de alguma cidade para onde fossem e entrassem em missão. E assim fortalece-os, prepara-os para os tempos futuros. O tempo da perseguição e do martírio. Todavia, consola-os porque todos os que os rejeitarem estarão rejeitando aquele que os enviou.
Corazim, Betsaida e Cafarnaum são alvos de fortes censuras por parte de Jesus por causa das inúmeras maravilhas, muitos sinais e milagres aí realizados: Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. Este numeral, biblicamente é entendido simbolicamente como totalidade. Assim, permita-me caro filho, filha dizer-te que Corozim, Betsaida e Cafarnaum, podemos ser nós. Eu ou tu quando oferecemos resistência, dureza e alérgico à Palavra de Deus que nos chama a abandonar a vida do pecado e abraçar a vida nova da graça e salvação.
Em toda a Sagrada Escritura encontramos, assim de modo direto, um caso único de censura às cidades. Fora de Corazim, Betsaida, Cafarnaum e também Jerusalém nada mais tempos a registrar. Mas porque a censura a estas cidades? A razão é simples, as três cidades eram locais de comércio. Em ambiente de riqueza, ontem assim como hoje as cidades se fecham à novidade do Reino, vivem o consumismo pensam não haver outra vida pela frente. ´
E por causa disso, assim como por rejeitarem os milagres feitos por Jesus, Corazim e Betsaida terão condenação maior do que as cidades gentílicas de Tiro e Sidônia, assim também as nossas cidades de hoje não escaparão da destruição eterna se não se converterem. Como Cafarnaúm será julgada com maior rigor do que Sodoma, por ter atingido a patamar mais alto no grau da corrupção assim também eu e tu seremos fustigados se não nos convertermos. Todas as vezes que nós resistimos aos apelos, ao convite à conversão, rejeitamos aqueles que nos anunciam a palavra de Deus é o próprio Senhor que estamos rejeitando. É preciso não nos esquecer de que Jesus neste evangelho fala para mim e para ti.
As cidades que rejeitam esses mensageiros são terrivelmente culpadas, pois o próprio Jesus garante aos discípulos: Quem ouve vocês está me ouvindo; quem rejeita vocês está me rejeitando; e quem me rejeita está rejeitando aquele que me enviou o versículo. Continua havendo essa mesma rejeição. Trata-se de algo sério aos olhos de Deus, recusar uma palavra de aviso ou um convite. Por isso, peçamos a graça da conversão, da acolhida à Palavra de Deus e não de rejeição.
Pai move-me à acolhida, à conversão e à penitência diante do testemunho de Jesus, de modo que eu não incorra em castigo por minha incapacidade de reconhecer o apelo da salvação.
Fonte PADRE BANTU MENDONÇA KATCHIPWI SAYLA

Leia também:


Um comentário: