quinta-feira, 2 de abril de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mc 16,1-7 - 04.04.2015 - Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitou.

Ó Deus,
que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho,
Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos,
que por sua Mãe a Virgem Maria alcancemos
as alegrias da vida eterna.
Sábado Santo Páscoa
Cor: Roxo

Evangelho - Mc 16,1-7

Jesus de Nazaré, que foi crucificado, ressuscitou.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16,1-7

1Quando passou o sábado,
Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé,
compraram perfumes para ungir o corpo de Jesus.
2E bem cedo, no primeiro dia da semana,
ao nascer do sol, elas foram ao túmulo.
3E diziam entre si:
'Quem rolará para nós a pedra da entrada do túmulo?'
4Era uma pedra muito grande.
Mas, quando olharam,
viram que a pedra já tinha sido retirada.
5Entraram, então, no túmulo e viram um jovem,
sentado do lado direito, vestido de branco.
E ficaram muito assustadas.
6Mas o jovem lhes disse:
'Não vos assusteis!
Vós procurais Jesus de Nazaré, que foi crucificado?
Ele ressuscitou. Não está aqui.
Vede o lugar onde o puseram.
7Ide, dizei a seus discípulos e a Pedro
que ele irá à vossa frente, na Galiléia.
Lá vós o vereis, como ele mesmo tinha dito'.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão -  Mc 16,1-7
Cristo ressuscitou

Depois do descanso sabático, na madrugada do primeiro dia da semana, chamado pelos antigos de dia do sol, as mesmas mulheres que estavam ao pé cruz (Mc 15,40) compram aromas com a intenção de ungir o corpo de Jesus. Esse fato evoca 14,3-9, em que uma mulher anônima unge a cabeça de Jesus com perfume de nardo; Jesus mesmo interpreta esse gesto realizado na casa de Simão, o leproso, em relação à sua própria morte. Aqui, em nosso relato, a intenção de ungir o corpo de Jesus com perfume se abre para a perspectiva da ressurreição do Senhor. A preocupação delas era a remoção da pedra que vedava a entrada do sepulcro. Chegaram ao sepulcro, e a “pedra havia sido retirada”. Trata-se de um passivo divino, para indicar a ação de Deus. Entraram no sepulcro, pois a pedra que impossibilitava o acesso já não estava bloqueando a entrada. Encontraram-se, em primeiro lugar, com um jovem vestido de branco, o que significa que a mensagem que ele tem para transmitir é uma revelação celeste. A proclamação é esta: “Ele ressuscitou!”. O túmulo vazio não é prova da ressurreição, mas consequência da fé pascal. À proclamação do anjo segue-se a tarefa de anunciar aos outros discípulos, começando por Pedro, que Jesus, o crucificado, ressuscitou e se fará “ver” na Galileia. O Ressuscitado será encontrado na terra de sua atuação.
Pe. Carlos Alberto Contieri

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=04%2F04%2F2015#ixzz3WAtfJnVw 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 



A noite luz eterna - MC 16,1-7
HOMILIA

Grande é a nossa alegria ao ver a Luz que brilha nas trevas. É a noite santa da “Vigília Pascal”. O símbolo predominante desta noite de páscoa é a “Luz”.

O Amor de Deus é glorificado na “Luz” das maravilhas da criação (cf. Gn 1,1—2,2). Aprisionados nas trevas da opressão egípcia, os filhos de Israel se alegram ao verem a “Luz” da libertação que os conduzem à glória da liberdade (cf. Ex 14,15—15,1). Através do profeta Isaías, o Senhor reacende as esperanças de seu povo oferecendo-lhe gratuitamente a vida em prosperidade e, deste modo, a “Luz” da salvação (cf. Is 55,1-11).

É o símbolo mais destacado do Tempo Pascal. A palavra “círio” vem do latim “cereus”, de cera. O produto das abelhas que com Cristo toma uma nova dimensão. Uma vez acesso significa ante os olhos do mundo a glória de Cristo Ressuscitado. Por isso se grava em primeiro lugar a cruz no círio. A cruz de Cristo devolve à cada coisa seu sentido. Por isso o Cânon Romano diz: “Por Ele segue criando todos os bens, os santificas, os enche de vida, os abençoas e repartes entre nós”.

Ao gravar na cruz as letras gregas Alfa e Ômega e as cifras do ano em curso, o celebrante proclama: “Cristo ontem e hoje, Princípio e Fim, Alfa e Ômega. Dele é o tempo. E a eternidade. A ele a glória e o poder. Pelos séculos dos séculos. Amém”. Ele expressa com gestos e palavras toda a doutrina do império de Cristo sobre o cosmos, exposta em São Paulo. Nada escapa da Redenção do Senhor. Homens, coisas e tempo estão sob sua potestade.

O Círio é decorado com grãos de Incenso, que segundo uma tradição muito antiga, que passaram a significar simbolicamente as cinco chagas de Cristo: “Por tuas chagas santas e gloriosas nos proteja e nos guarde Jesus Cristo nosso Senhor”.

O celebrante termina acendendo o fogo novo, dizendo: “A luz de Cristo, que ressuscita glorioso, dissipe as trevas do coração do e do espírito”.

Após acender o círio que representa Cristo, a coluna de fogo e de luz que nos guia através das trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança a procissão dos ministros. Enquanto a comunidade acende as suas velas no Círio recém aceso se escuta cantar três vezes: “Luz de Cristo”.

Estas experiências devem ser vividas com uma alma de criança, singela, mas vibrante, para estar em condições de entrar na mentalidade da Igreja neste momento de júbilo. O mundo conhece demasiado bem as trevas que envolvem a sua terra em desgraça e tormento. Porém, nesta hora, pode-se dizer que sua desventura atraiu a misericórdia e que o Senhor quer invadir a toda realidade com torrentes de sua luz.

Já os profetas haviam prometido a luz: “O Povo que caminha em meio às trevas viu uma grande luz”, escreve Isaías (Is 9,1; 42,7; 49,9). Esta luz que amanhecerá sobre a Nova Jerusalém (Is 60,1ss.) será o próprio Deus vivo, que iluminará aos seus e seu Servo será a luz das nações (Is 42,6; 49,6).

O catecúmeno que participa desta celebração da luz sabe por experiência própria que desde seu nascimento está em meio às trevas; mas tem o conhecimento de que Deus o chamou para sair das trevas e a entrar em sua luz maravilhosa (1 Pd 2,9). Dentro de uns momentos, na pia batismal, “Cristo será sua luz” (Ef 5, 14). Passará das trevas à “luz no Senhor” (Ef 5,8).

Em seguida é proclamada a grande Ação de Graças. Este hino de louvor, em primeiro lugar, anuncia a todos a alegria da Páscoa, alegria do céu, da terra, da Igreja, da assembléia dos cristãos. Esta alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas.

Seu tema é a história da salvação resumida pelo poema. Uma terceira parte consiste em uma oração pela paz, pela Igreja por suas autoridades e seus fiéis, pelos governantes das nações, para que todos cheguem à pátria celestial.

Nesta noite a comunidade cristã se detém mais do que o normal na proclamação da Palavra. Tanto o Antigo como o Novo Testamento falam de Cristo e iluminam a História da Salvação e o sentido dos sacramentos pascais. Há um diálogo entre Deus que se dirige ao seu Povo e o Povo que Lhe responde através de salmos e preces.

As leituras da Vigília têm uma coerência e um ritmo entre elas. A melhor chave é a que nos deu o próprio Cristo: “… e começando por Moisés e por todos os profetas em todas as Escrituras o que a ele dizia respeito” (Lc 24, 27).

A celebração Eucarística é o ápice da Noite Pascal. É a Eucaristia central de todo o ano. Cristo, o Senhor Ressuscitado, nos faz participar do seu Corpo e do seu sangue, como memorial da sua Páscoa.

O apóstolo Paulo nos apresenta o batismo como um sinal real de nossa participação da morte e ressurreição de Cristo Jesus. Pelo batismo morremos para o pecado e ressurgimos para a vida. É a “Luz” da vida nova em Cristo ressuscitado que brilha nas trevas do pecado (cf. Rm 6,3-11).

A verdade da ressurreição é a certeza da “Luz” que brilha nas trevas e aponta a vida nova. Na escuridão não vemos nada, mas quando se acende a “Luz” enxergamos a vida que é o fruto do Amor. A vida gerada pelo Amor só pode ser vista na “Luz”. Neste sentido é que afirmamos que “o Amor foi glorificado na Luz”. De fato, a “Luz da Ressurreição” faz com que a vida gerada com a força do Amor seja exaltada, glorificada tornando-se esplêndida aos nossos olhos.

O Amor presente nas mãos de Jesus que lava os pés de seus discípulos, e presente no pão que lhes é repartido, é o Amor assumido na cruz, e hoje glorificado na luz da ressurreição.

Cristo Ressuscitou como havia dito. Aleluia. Somos todos convidados a acolher esta A NOITE DA LUZ ETERNA, para que, em meio às trevas do pecado e de tantos outros problemas e desafios, brilhe e se abra a porta de saída para a Vida, para o Amor, para a Alegria do Cristo Ressuscitado.

Fonte www.padrejoaosv.com

Um comentário:

  1. Glória a Deus!
    Que reflexão cheia do esplendor do Senhor!
    Obrigado por me iluminar com grandiosa luz, Luz de Cristo.

    ResponderExcluir