domingo, 19 de abril de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Jo 6,30-35 - 21.04.2015 - Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão do céu.

Senhor,
que nosso coração esteja sempre aberto
para compreender os teus sinais.
Que não nos falte o pão do sustento e o pão da Palavra.
3ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 6,30-35

Não foi Moisés, mas meu Pai é que vos
dá o verdadeiro pão do céu.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus:
30'Que sinal realizas,
para que possamos ver e crer em ti?'
Que obra fazes?
31Nossos pais comeram o maná no deserto,
como está na Escritura:
'Pão do céu deu-lhes a comer'.
32Jesus respondeu:
'Em verdade, em verdade vos digo,
não foi Moisés quem vos deu
o pão que veio do céu.
É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu.
33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu
e dá vida ao mundo.'
34Então pediram:
'Senhor, dá-nos sempre desse pão'.
35Jesus lhes disse:
'Eu sou o pão da vida.
Quem vem a mim não terá mais fome
e quem crê em mim nunca mais terá sede.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Jo 6, 30-35

Quem vai até Jesus não terá mais fome e quem crer nele não terá mais sede. Jesus coloca à nossa disposição não os bens transitórios desse mundo, mas os verdadeiros bens, aqueles que são perenes, que são eternos. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam Jesus. Somente a partir do conhecimento da sua pessoa e do seu reconhecimento como Filho de Deus é que as pessoas poderão desfrutar dos dons do alto que o Pai nos concede por meio de Jesus e podem ter a verdadeira vida, pois ele é o Pão da Vida, o Pão da verdadeira saciedade, que sempre se dá a todos nós em alimento para a vida eterna.
Fonte CNBB



O PÃO QUE DESCE DO CÉU Jo 6,30-35
HOMILIA

No texto de ontem João terminava com a resposta de Jesus: Deus quer que vocês creiam naquele que ele enviou! Apesar do milagre da multiplicação dos pães e de tantos outros sinais ainda assim o povo o interroga: Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: “Do céu ele deu pão para eles comerem.” Ante esta atitude chegamos a conclusão de que mesmo pedindo a Jesus pão do Céu, a multidão não desejava mais que pão terreno para esta vida e para fomes daqui.

Não será muitas vezes a nossa atitude diante de Jesus? Quando vamos à missa, quando rezamos em no grupo de oração, em casa, na adoração, no terço o que pedimos à Deus por meio de Jesus? Pão do céu ou terreno?

Quando o Senhor nos chama a fazer qualquer coisa de grande novidade, nasce sempre em nós alguma resistência, desviando a nossa atenção para não assumirmos o risco que isso implica. E então resmungamos, reclamamos e pedimos que ele dê provas da sua ação na nossa vida: Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer?

Mas, Jesus não se assusta diante disso, conduz-nos pacientemente a colher e a gostar da beleza e do “pouco” que Ele sempre nos oferece. É como se dissesse: é verdade que Moisés recebeu grandes dons, mas aquilo que o Pai vos quer dar agora, em Mim, é infinitamente maior. Trata-se do pão que Deus dá. Do pão que desce do céu e dá vida ao mundo.

Jesus revela em nós o desejo interior de recebermos o seu dom, ainda que não compreendamos o fim e a profundidade do seu conteúdo e das suas implicações. É o que acontece na Eucaristia: se nos aproximamos dela para nosso alimento, não é porque a compreendamos totalmente, mas só porque o Senhor nos fez descobrir que nela Ele nos dá o seu amor.

Ele próprio diz: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede é o pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo.

Meu irmão minha irmã apesar de a minha e a tua vida estar sujeita a tantas fomes e misérias, apesar de  muita gente não quer ouvir falar de vida melhor para além desta. Eu, te convido a pedir ao Senhor não o pão deste mundo, mas o que desceu do céu e sobretudo a dizer como o salmista: em vossas mãos, Senhor, entrego a minha vida» aqui, em troca dessa.
Fonte Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário