segunda-feira, 20 de abril de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Jo 6,44-51 - 23.04.2015 - Eu sou o pão vivo descido do céu.

Senhor,
que nosso coração esteja sempre aberto
para compreender os teus sinais.
Que não nos falte o pão do sustento e o pão da Palavra.
5ª-feira da 3ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 6,44-51

Eu sou o pão vivo descido do céu.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,44-51

Naquele tempo, disse Jesus à multidão :
44Ninguém pode vir a mim,
se o Pai que me enviou não o atrai.
E eu o ressuscitarei no último dia.
45Está escrito nos Profetas:
`Todos serão discípulos de Deus.'
Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído,
vem a mim.
46Não que alguém já tenha visto o Pai.
Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.
47Em verdade, em verdade vos digo,
quem crê, possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida.
49Os vossos pais comeram o maná no deserto
e, no entanto, morreram.
50Eis aqui o pão que desce do céu:
quem dele comer, nunca morrerá.
51Eu sou o pão vivo descido do céu.
Quem comer deste pão viverá eternamente.
E o pão que eu darei
é a minha carne dada para a vida do mundo'.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Jo 6, 44-51

Um dos elementos fundamentais na fé católica é o primado da graça. Se Deus não age, nós não podemos agir, nos tornamos incapazes de fazer o bem. Para nós, o bem maior é conhecer Jesus, sermos capazes de ir até ele, mas isso só é possível pela atuação da graça. Mas, se por um lado, a graça é necessária para chegarmos até Jesus, por outro lado, Deus respeita a nossa liberdade, de modo que associada à graça divina, deve estar a nossa procura de Cristo. De nada adianta a graça nos mostrar que Jesus é o Pão da vida descido do céu para ser alimento de vida eterna a todos nós, se nós não queremos vê-lo.
Fonte CNBB



EU SOU O PÃO VIVO Jo 6,44-51
HOMILIA

Hoje nos encontramos com Jesus eucarístico, aquele que se entregou ao Pai por nós e que neste momento importante exorta os apóstolos e discípulos ao seguimento d’Ele, como alimento, como sustento para a fé.
Estamos diante da continuação do longo discurso sobre o pão, pronunciado após a partilha dos pães com a multidão, na montanha. Um dos aspectos que Jesus vem salientando é que a iniciativa da salvação vem do Pai. Ninguém se faz discípulo de Jesus se não for designado por Deus seu Pai. E todo aquele escuta a sua palavra e procura fazer a vontade daquele que o enviou é introduzido na vida que nunca mais terá fim. Visto que: aqui está o pão que desce do céu; e quem comer desse pão nunca morrerá.
Todos nós somos chamados a ser “discípulos de Deus” seguindo o Filho, não mais apenas como o povo que vagou por tantos anos no deserto, mas agora no Caminho, que é Verdade e Vida, que tem tudo o que precisamos e nos alimenta para prosseguirmos. Não mais o maná, que caia do céu, que era apenas alimento, mas o pão vivo, aquele que está no meio de nós… Assim como o pão do céu era para cada dia de jornada do Povo de Deus: o pão da vida é para cada dia, cada instante, cada momento de eternidade que se produz em nós para além do nosso próprio tempo!
A fé em Jesus Cristo é quem nos garante a vida eterna. E a vida eterna nós começamos a vivê-la aqui, agora, porque cremos que Jesus está em nós e manifesta em nós este clima de eternidade. Eternidade é a vivência do Amor de Deus que opera em nós através de Jesus, pão vivo que vem do céu pelo poder do Espírito Santo. . “Eu sou o pão da vida”! O pão que nós tocamos, vemos e vivemos é a Palavra, é a Eucaristia. Jesus nos fala que todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, se aproxima dele. Portanto, se você escuta a Palavra de Deus, se você procura aprofundar-se nos mistérios sagrados, você encontrará, com certeza, a Jesus Cristo pão da vida, pois a Palavra é o pão que alimenta a nossa alma e nos ensina o caminho para a vida eterna. E a vida eterna começa aqui, agora, pois o reino de Deus é Jesus e Ele está no meio de nós. Não esperemos por um tempo que virá, Jesus se oferece como alimento, hoje, que é o momento mais importante da nossa vida.
Nunca se esqueça meu irmão. Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por Ele! Foi Ele próprio quem nos garantiu isso. Deus nos deixou essa mensagem com o incentivo de O conhecemos mais e mais o amor para O encontrar no Céu. Medite nas afirmações de Jesus nesse trecho do Evangelho e pense na sua vida, o que você tem experimentado e o que você tem sentido em relação a Jesus e mais uma vez esteja consciente de que Cristo está vivo para dar a você a nova vida, hoje.
Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário