quarta-feira, 15 de outubro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 12,1-7 - 17.10.2014 - Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.

Pai,
que eu não me deixe encantar
por falsos exemplos de piedade.
Estejam meus olhos sempre fitos em Jesus,
cujo exemplo devo seguir para ser agradável a ti.
6ª-feira da 28ª Semana Tempo Comum
Sto. Inácio de Antioquia BMt, memória
Cor: Vermelho

Evangelho - Lc 12,1-7

Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,1-7

Naquele tempo:
1Milhares de pessoas se reuniram,
a ponto de uns pisarem os outros.
Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos:
'Tomai cuidado com o fermento dos fariseus,
que é a hipocrisia.
2Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado,
e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão,
será ouvido à luz do dia;
e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto,
será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo:
não tenhais medo daqueles que matam o corpo,
não podendo fazer mais do que isto.
5Vou mostrar-vos a quem deveis temer:
temei aquele que, depois de tirar a vida,
tem o poder de lançar-vos no inferno.
Sim, eu vos digo, a este temei.
6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia?
No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus.
7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.
Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 12, 1-7

As autoridades religiosas do tempo de Jesus eram autoridades poderosas e opressoras, que se valiam da ocupação romana e dos privilégios obtidos por ela para oprimir o povo, de modo que o povo era duplamente oprimido: pelos romanos e pelo poder religioso instituído. A religião realizava exatamente o contrário daquilo que o próprio Deus queria. Quando Jesus fala que devemos ter cuidado com o fermento dos fariseus, ele nos diz também que devemos nos preocupar para não sermos contaminados pela hipocrisia, pela sede de poder e pela busca de privilégios pessoais, para que também nós não façamos da nossa religião um meio de opressão, mas sim subamos em cima dos telhados e denunciemos todos os falsos valores da vivência religiosa.
Fonte CNBB



A RESPEITO DA FALSIDADE Lc 12,1-7
HOMILIA

Diante do nosso mundo contemporâneo, podemos dizer que o Evangelho se torna escafedê-lo porque o mundo não consegue entender a pedagogia de Deus. Muitos não vêem que esse “temor de deus”, não significa um deus mal, mais sim um Deus que é justo e transparente. Quando Jesus fala advertindo os fariseus é porque ele, conhece a prática farisaica, um dos partidos messiânicos que, tinham falsamente a lei para os outros e viviam na hipocrisia, na mentira. Jesus dá exemplo das casas da Palestina porque, essas casas geralmente tinham terraço em cima, e dava para ouvir o que as pessoas falavam as ocultas dentro de casa.
Sabia meu irmão que, aqueles que estão mais próximos do Senhor são os primeiros que escutam os Seus ensinamentos, logo são os que mais aprendem com o Mestre. Milhares de pessoas se reuniam para escutar Jesus falar, porém Ele se dirigia primeiro aos seus discípulos! Todos nós que temos comunhão com Jesus e, através da oração, intimidade com Ele por meio do Seu Espírito Santo, recebemos o alerta para que não venhamos a cair na hipocrisia do mundo.
O fermento dos fariseus era a falsidade, isto é, eles falavam o que não viviam e exigiam dos outros, ações que eles mesmos não praticavam. As suas palavras, gestos e atitudes divergiam do que eles traziam dentro do coração. Faziam julgamentos inconseqüentes e não tinham compaixão com os erros das pessoas e, por essa razão eram temidos pelo povo. Jesus, no entanto pregava a transparência e a verdade, como norma de vida para todos os homens: “Não há nada de escondido que não venha a ser revelado”. E acrescentava “não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso”; “temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.”.
Deste modo, não tenhamos medo daqueles que tramam contra os filhos de Deus. Não tenhamos medo de dizer a verdade, de proclamar bem alto o que o Espírito nos inspirar. O Senhor que nos criou sabe tudo ao nosso respeito, sabe da nossa constituição, corpo, alma e espírito e conhece profundamente as nossas intenções. Valemos muito mais do que os pardais e nenhum de nós seremos esquecidos por Deus. O Senhor nos guarda com carinho para o Seu dia.
Jesus esta falando, da própria mensagem, ele aqui esta querendo dizer, que é a boa nova que estará escondido, mas que depois todo mundo conhecerá. Jesus adverte aos discípulos para não temer o medo da Morte, mas que tenham medo daquele que tem o poder de lançar a alma no inferno. Sim aqui a comunidade já experimenta a perseguição, e encoraja os discípulos para que não tenham medo. Quantos de nós irmãos temos medos de anunciar este Messias, a boa nova, de sair de nós mesmos, do nosso mundinho e se lançar mais profundo.
Aqui chamo atenção ao Santo Inácio de Antioquia, um dos padres da Igreja, o primeiro a chamar os cristãos de Católicos. Diante da morte, ele que não hesitou, e não falou as ocultas. Mas testemunhou com sua própria vida. Até chegar o seu caminho, o caminho de cruz. sua frase ” é melhor Calar e ser e falar do que não ser, serve para que aprendamos, a sermos verdadeiros, no dia-a-dia, uns com os outros e conosco mesmos.
Você tem medo dos homens? – Você costuma se render aos projetos dos homens por receio de que eles possam prejudicá-lo (a)?- Você é fiel ao Evangelho, mesmo que seja contra todo o mundo? – Você é uma pessoa dada a segredos, subterfúgios, ou você é transparente e claro (a) nas suas colocações?
Pai, que eu não me deixe encantar por falsos exemplos de piedade. Estejam meus olhos sempre fitos em Jesus, cujo exemplo devo seguir para ser agradável a ti.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário