quinta-feira, 9 de outubro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 11,27-28 - 11.10.2014 - Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.

Pai,
dá-me a graça de compreender sempre mais
que a grandeza de Maria consistiu
em ser fiel à tua Palavra acolhida
e posta em prática com generosidade sem limites.
Sábado da 27ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Lc 11,27-28

Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,27-28

Naquele tempo:
27Enquanto Jesus falava,
uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse:
'Feliz o ventre que te trouxe
e os seios que te amamentaram.'
28Jesus respondeu:
'Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus
e a põem em prática.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 11, 27-28

A maternidade carnal de Maria é muito importante e, é claro, muito valorizada por Jesus, mas é apenas uma maternidade, algo que faz parte da natureza de todas as mulheres. No Evangelho de hoje, Jesus contrasta a maternidade carnal de sua mãe com a grandeza da fé e do seguimento dos valores do Reino, o que não faz parte da natureza humana, mas é fruto da atuação da graça divina em nós, e que fazia parte da vida de Maria. Mas Maria, quando se dispôs a fazer a vontade de Deus e disse Sim ao seu projeto de amor, foi muito além, pois sua maternidade não foi apenas carnal, foi divina.
Fonte CNBB



O SEGREDO DA FELICIDADE Lc 11,27-28
HOMILIA

"Mais felizes são aqueles que ouvem a mensagem de Deus e obedecem a ela."     O mais importante, o fundamental para a nossa vida, é por em prática os ensinamentos de Jesus. E, aqueles que assim procedem, forma a família dos seguidores dos discípulos seguidores e imitadores de Cristo.
        Jesus, nos garante que nada substitui a vida da graça. Nada é mais importante que viver na presença de Deus. Nenhum bem ou gozo material ou corporal nos satisfaz tanto como a alegria de estar na presença de Deus por Jesus. Nada nesta vida terrena e passageira é melhor que fazer a vontade do Pai, praticando as palavras
de Jesus.
        Quando buscamos a felicidade no lugar e na hora errada, sempre pagamos caro por isso. Não só pelo peso da consciência por ter cometido o pecado e saído do verdadeiro caminho da verdade e da vida, mais porque procurar a felicidade falsa, nos trás sérias conseqüências mais cedo ou mais tarde.
        O querer se divertir a qualquer preço, sem medir as conseqüências, com certeza, pela lei da vida nos faz pagar muito caro por pequenos momentos de prazer o qual confundimos com felicidade, e que nos faz carregar para o resto da vida o fruto daquele momento inconseqüente no qual ignoramos o conselho do Mestre e agimos pelo impulso da nossa juventude. Jesus nos perdoa libertando-nos do pecado, mas ninguém nos livra das consequências daquele ato impensado, as quais temos de carregar como uma cruz para o resto da vida.
        Ser feliz significa Colocar em prática as palavras de Jesus. Significa ultrapassar os limites do prazer incorreto, com a pessoa errada, na hora errada e do modo errado. Significa desejar e fazer para os outros o que gostaríamos  que eles fizessem par nós.
        A verdadeira felicidade não reside no do delírio insano da posse incontrolada dos bens materiais. Pois apesar do conforto que eles nos trás, nenhum bem terreno será capaz de nos preencher com a mesma plenitude de ser preenchidos pelo amor de Deus.
        Para quem neste momento se encontra com os olhos vendados pelos prazeres e pelo conforto da riqueza, estas palavras não lhes dizem absolutamente nada. Mas para aqueles que já estão antecipando o delírio da experiência eterna, tudo o que leu até aqui faz sentido pleno.
Pai, dá-me a graça de compreender sempre mais que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel à tua Palavra acolhida e posta em prática com generosidade sem limites.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário