domingo, 12 de outubro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 11,37-41 - 14.10.2014 - Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.

Pai,
purifica de todo pecado e egoísmo
o mais íntimo de meu ser,
pois eles me tornam incapazes
de viver em comunhão contigo
e com o meu semelhante.
3ª-feira da 28ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Lc 11,37-41

Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,37-41

Naquele tempo:
37Enquanto Jesus falava,
um fariseu convidou-o para jantar com ele.
Jesus entrou e pôs-se à mesa.
38O fariseu ficou admirado
ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos
antes da refeição.
39O Senhor disse ao fariseu:
'Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora,
mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades.
40Insensatos! Aquele que fez o exterior
não fez também o interior?
41Antes, dai esmola do que vós possuís
e tudo ficará puro para vós.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 11, 37-41

O Evangelho que nos é proposto para a reflexão a partir da liturgia de hoje é altamente questionador no que diz respeito à nossa fé e à nossa vivência religiosa. Para quem crê verdadeiramente, o importante não é a prática exterior, pois esta prática só encontra seu verdadeiro sentido quando é uma expressão do que realmente se crê e se vive, caso contrário, caímos na insensatez: celebramos o que não vivemos nem construímos, e revelamos valores que não são nossos, nem são importantes para nós. O Evangelho de hoje exige de nós coerência entre o que celebramos e o que vivemos, para que as nossas celebrações não sejam ritos vazios e estéreis, mas espírito e verdade.
Fonte CNBB



O AMOR À PUREZA INTERIOR Lc 11,37-41
HOMILIA

Estamos mais uma vez diante da admirável pregação de Jesus que move e comove tudo e todos. Sua palavra penetra até o fundo dos corações aponto de até os fariseus se sentirem na obrigação de convidá-lo para o banquete.
Estranho é notar que sobre a doutrina do Mestre eles não se questionavam. Mas quando se tratava de coisas superficiais como, por exemplo, o mero lavar as mãos antes de comer. Barafustavam e ficavam escandalizados como se o lavar ou não fosse questão de vida ou de morte. E, então a resposta d'Aquele que verdadeiramente convida os homens para o Banquete das Núpcias Eternas não se faz esperar: Vocês, fariseus, lavam o copo e o prato por fora, mas por dentro vocês estão cheios de violência e de maldade. Seus tolos! Quem fez o lado de fora não é o mesmo que fez o lado de dentro? Portanto, dêem aos pobres o que está dentro dos seus copos e pratos, e assim tudo ficará limpo para vocês.
O Homem tocado e envolvido pela palavra de Jesus se transforma numa pessoa íntegra. Que faz e mostra o que traz no seu coração. O que vai exigir dele uma pureza interior.
A pureza não ocorre por acaso; nem brota da noite para o dia. O apóstolo Pedro compara-a ao processo de depuração do ouro, 1 Pedro 1.6,7. O ourives tem de aquecer esse metal várias vezes, para que as impurezas e ligas venham à superfície e assim ele possa removê-las.
Isto nos leva a concluir que a purificação é um processo. Contudo, não basta desejarmos ser, puros. E mesmo que sejamos sinceros e nos empenhemos duramente, isso não é suficiente. Precisamos ter o propósito de sermos conforme a imagem de seu Filho Rm 8.29.
Jesus deixou bem claro que é impossível servir a dois senhores. Onde estiver nosso tesouro, aí estará também o nosso coração. Mt 6.2 1. Na luta pela formação de um caráter santo, precisaremos guardar no coração certos elementos e barrar a entrada de outros. Quem não cuida bem de seu coração, está se predispondo a ter problemas. Quem o guarda com todo cuidado, vence. O único fator que pode impedir que um homem se entregue à impureza é o intenso amor pela pureza interior. Portanto, lave e guarde a tua mente, o teu coração e não as tuas mãos e serás verdadeiramente puro.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário