segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mc 6,34-44 - 07.01.2014 - Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta.

Pai,
que o programa
de ação missionária de Jesus
inspire o meu desejo
de estar a serviço dos mais pobres,
sendo para eles portador
de alegria e esperança.
Branco. TERÇA-FEIRA DEPOIS DA EPIFANIA Natal

Evangelho - Mc 6,34-44

Multiplicando os pães, Jesus se manifesta como profeta.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos, 6,34-44

Naquele tempo:
34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão,
porque eram como ovelhas sem pastor.
Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
35Quando estava ficando tarde,
os discípulos chegaram perto de Jesus
e disseram: 'Este lugar é deserto e já é tarde.
36Despede o povo,
para que possa ir aos campos e povoados vizinhos
comprar alguma coisa para comer.'
37Mas, Jesus respondeu:
'Dai-lhes vós mesmos de comer.'
Os discípulos perguntaram:
'Queres que gastemos duzentos denários
para comprar pão e dar-lhes de comer?'
38Jesus perguntou:
'Quantos pães tendes? Ide ver.'
Eles foram e responderam:
'Cinco pães e dois peixes.'
39Então Jesus mandou
que todos se sentassem na grama verde, formando grupos.
40E todos se sentaram,
formando grupos de cem e de cinqüenta pessoas.
41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes,
ergueu os olhos para o céu,
pronunciou a bênção, partiu os pães
e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem.
Dividiu entre todos também os dois peixes.
42Todos comeram, ficaram satisfeitos,
43e recolheram doze cestos
cheios de pedaços de pão e também dos peixes.
44O número dos que comeram os pães
era de cinco mil homens.
Palavra da Salvação.



Reflexão - Mc 6, 34-44

Jesus é o pastor segundo o coração de Deus, realizando assim a profecia de Jeremias, e é também o próprio Deus que vem apara apascentar o seu povo, conforme nos diz o profeta Ezequiel. Ele vem porque Deus tem compaixão do seu povo que está como ovelhas que não têm pastor. Jesus é o pastor que alimenta o rebanho com a palavra, ensinando-lhes muitas coisas, e com o alimento material, multiplicando os pães e os peixes. Como continuadores da missão pastoral de Jesus, devemos nós também dar a nossa contribuição para que o povo seja formado na fé, possa lutar pela superação da miséria e da fome, e tenha condições de conhecer e viver os valores do Reino de Deus.



JESUS ALIMENTA UMA MULTIDÃO Mc 6,34-44
HOMILIA

Estamos diante de um milagre humanamente inexplicável. Jesus se compadece da multidão que o seguia. Pois era como que ovelhas sem pastor. Só que a sua atitude escapa e ultrapassa a nossa capacidade de raciocinar. Os evangelhos nos relatam que Ele por 2 vezes multiplicou pães e peixes para atender à multidão que o seguira até uma região “deserta” (longe de cidades) e ali ficara ouvindo-o e recebendo curas, mas, por não se terem munido de alimentos, estavam a ponto de passar fome. Aproveitando o que os discípulos dispunham: 5 pães e 2 peixes. Mandou que o povo se assentasse em grupos de 100 e de 50. Tomando os pães e os peixes e ergueu os olhos aos céus deu graças e os abençoou. Depois fez a repartição entre os discípulos e estes para o povo. Todos comeram à vontade: milhares de homens, além das mulheres e crianças. E como se não bastasse ainda sobraram 12cestos com pedaços de pão e de peixe, que Jesus mandou recolher para nada se perder.
            Assim como Jesus se compadeceu da multidão, também na nossa vocação cristã somos chamados a ter compaixão do povo, sobretudo o sofredor. Nossa vida cristã deve conduzir-nos à prática da misericórdia para com os irmãos. Esse é o grande testemunho de que o mundo precisa, e é uma exigência que brota das palavras de Jesus no seu Evangelho: “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”.
            Jesus conduz seus discípulos a um lugar deserto, para que repousassem, atravessando o mar da Galiléia em um barco. Porém, ao desembarcarem, já uma grande multidão os espera. Incansavelmente e tomado de compaixão, Jesus se põe a ensinar-lhes. Com o passar do tempo se faz necessário que todos se alimentem. A solução dos discípulos é que seja comprado o alimento. Jesus propõe outra solução: “Vós mesmos dai-lhes de comer!”, e eles não entendem. Abençoando cinco pães e dois peixes que tinham, Jesus os partilha com a multidão. Aqueles que tinham alimentos aderem à partilha e todos ficam saciados. Jesus toca os corações e os transforma pelo amor.
            O milagre da multiplicação dos pães se chama misericórdia e compaixão, perdão, partilha, justiça, amor e paz.
            Hoje, fala-se muito da fome no mundo… Quem não viu imagens de crianças famintas da África e não só, que mais parecem esqueletos? Deus conta conosco para repartir o Seu “Pão”, com todos aqueles que têm fome de Amor, de Liberdade, de Justiça, de Paz, de Esperança.
            Vemos a atitude de Deus, que não multiplica os pães do nada, e o gesto generoso de duas pessoas: - Um homem desconhecido oferece o fruto do seu trabalho;  - Eliseu partilha o dom recebido.
O Pão partilhado sacia a fome de todos… e ainda sobra… Não será esse o caminho a ser seguido, também nos nossos dias, para resolver o grave problema da fome no mundo?
Pai, preserva-me da cobiça e da ganância que me impedem de ser generoso com meu semelhante. E abre meu coração para a partilha e a misericórdia.

Fonte Homilia: Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário