sexta-feira, 5 de outubro de 2012

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - 06.10.2012 - Onde está a verdadeira felicidade?


Evangelho (Lucas 10,17-24)
Sábado, 6 de Outubro de 2012
26ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




HOMILIA 01
Onde está a verdadeira felicidade?
outubro 6th, 2012

 “Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu” (cf. Lc 10,20). Onde reside a verdadeira alegria, a verdadeira felicidade?
Os discípulos de Jesus estavam felizes e exultando pelo resultado, pelo êxito do trabalho deles. E quando vier o fracasso, a perseguição? Onde estará a verdadeira alegria? Parece que o Mestre dá um “banho de água fria” nos discípulos desestimulando-os, mas não é nada disso! Jesus tem o “pé no chão” e o coração no Alto. Por isso, lembrei-me de outra passagem: “Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (cf. Mt 6,21).
Hoje o nosso tempo perdeu este sentido de transcendência, da existência do Céu, onde nós realmente experimentaremos a verdadeira felicidade. Tudo é para agora! É imediato, é “pra já”. Queremos uma resposta imediata e eficiente, mas nos esquecemos que o tempo, as dificuldades e a eficácia vêm com a maturidade, há longo prazo e que durará por toda a eternidade, não será curto como o efêmero tempo daqui, do agora. Mas, ao mesmo tempo, as experiências que eu vivo hoje podem ser eternas!
Este êxito e esta eficácia dependem de onde estiver o meu coração, a alegria e a felicidade verdadeira. É isso que Jesus quer fazer os discípulos entenderem: Ele é a alegria e a felicidade verdadeira. Todo esse “poder” e eficácia vêm d’Ele. Se os discípulos souberem de onde vem a fonte desta alegria, na hora da perseguição e da tribulação eles continuarão alegres e com o mesmo entusiasmo.
A vida cristã muitas vezes é um labirinto, no qual o homem necessita se “perder” para encontrar a sua saída – ou suas saídas secretas: o mapa do coração e da mente do homem. O ser humano é um mistério e meio. Para tentar entender o mistério da pessoa é preciso se aventurar a mergulhar no mistério de Deus e ser “insaciável” pois, assim como Deus, o ser humano nunca será totalmente desvendado, senão deixaria de ser um mistério.
Mas o mistério não limita a sua revelação, que se dá como a gente menos imagina ou gostaria que fosse. Uma derrota, um fracasso ou um grande momento de crise é uma grande ocasião de descobrir-se e de descobrir o outro. A pessoa é uma “caixinha de surpresas” e nós precisamos querer abri-la sempre sem medo. Coragem! A vida é e sempre será um grande desafio a ser vencido.
Estamos criando pessoas com medo de entrar em si mesmas, a geração do “tudo pronto”, do imediato, do paliativo. A pessoa se constrói, se trabalha como um diamante bruto que precisa ser ferido para ser lapidado. E isso leva tempo, paciência e muita arte. Os desafios da vida nos ensinam a viver. Nós nos formamos na escola da vida, lutando e aprendendo. A cada dia uma vitória.
A vida nos reserva lutas, obstáculos e vitórias diariamente. É preciso amar a vida e querer vivê-la com toda a intensidade, a cada momento, vivendo o presente, construindo a vida. Estou escrevendo para quem perdeu por qualquer motivo a vontade de viver, de lutar, de continuar a acreditar em si e nos outros. A palavra que eu lhe apresento é esperança: “virtude, ação de esperar o que se deseja. Confiança, expectativa otimista”. O que tem motivado a sua vida e as suas expectativas?
Uma palavra hoje tem sido muito usada nas empresas para definir qualidades de pessoas que sabem sair de situações difíceis: resiliência. E o que é resiliência? É a capacidade de superar, de recuperar-se das adversidades, tanto físicas quanto emocionais.
Ouvindo o monsenhor Jonas pregar percebe-se que a resiliência é um dom do Espírito Santo que vem em socorro daqueles que clamam, daqueles que reconhecem seus limites, mas que não ficam parados pois sabem a quem recorrer. A força de Deus para de fracos nos fazer fortes: “E me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte” (II Coríntios 12,10).
Pai santo, fonte de toda vida, Tu tens o mapa do nosso coração. Revela aos poucos a nós, pelo Divino Espírito Santo, os passos que precisamos dar em direção do sentido da vida e do gosto de viver. De experimentar as coisas boas e de não fugir dos desafios que a vida nos apresenta. Concede-nos o dom da resiliência para superarmos os nossos limites e nunca esmorecer e desistir de viver. Quero te agradecer pelo dom supremo da vida. Quero viver, quero vencer a cada dia. E contigo, minha família e meus amigos, venceremos juntos os desafios. A cada instante quero agradecer pelo pulsar do meu coração. Bendito seja o Deus da Vida que nunca nos deixa sem o seu auxilio e socorro! Amém.
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir” (Lc 10,24-25).

Padre Luizinho – Comunidade Canção Nova



HOMILIA 02
A Alegria de Jesus

Jesus nos convida à missão de levar a Paz ao mundo, assim como enviou os 72 discípulos. Assim como Ele é o enviado do Pai, assim quer cada um de nós seja seu enviado. Há, portanto uma hirarquia entre Deus Seu Pai, Ele e os discípulos. Jesus tendo exercido de modo pleno Poder que recebeu do Seu Pai não quis guardar para si somente esta beleza de suplantar tudo e todos. E então repassou este Poder para os 72 discípulos, e estes ficaram protegidos, e os demônios não poderiam fazer mal nenhum a eles. A ponto de ficarem por lado, admirados, e por outro até com complexos de superioridade e então afirmam: Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!
No versículo que segue parece Jesus confirmar e engradecer o poder dos discípulos: eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Mas não. É verdade que eles fizeram maravilhas. Este não é o foco e nem deve ser o motivo da sua alegria. … mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu. Está sim. É a razão da minha e da tua fadiga. Do Teu martírio, renúncia e jejuns.
Jesus ressuscitado subindo aos céus encarrega aos 12 Apóstolos, sob a liderança de Pedro, a responsabilidade de continuar a missão de divulgar o Reino a todos os povos. E este missão repleta de poder que vem do Mestre continua presente na Igreja nos nossos dias. Assim como os apóstolos falaram em nome e no poder de Jesus, devemos nós. Ninguém pode dar a si mesmo o mandato e a missão de anunciar o Evangelho. O enviado do Senhor fala e age não por autoridade própria, mas em virtude da autoridade de Cristo; não como membro da comunidade, mas falando a ela em nome de Cristo.        Pelo Batismo e pelo Sacramento do Crisma todos os batizados recebem o todo o poder que Jesus transmitiu aos 72 discípulos.
Jesus fez uma oração ao Pai só para agradecer a Sabedoria de Deus, que revelou esse poder aos pequeninos que tiveram a coragem de deixar a timidez de lado, e enfrentar uma cidade desconhecida, com pessoas desconhecidas, e expulsar os demônios em nome de Jesus! Você sabia que também tem esse poder? Que tal começar a pô-lo em prática? Que tal comer já a fazer exercício?
Mas quem será o primeiro paciente? Se me fizesses esta pergunta eu te responderia que és tu mesmo, o primeiro. Expulse de ti mesmo a preguiça, a inveja, a ira, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a cobiça, a vanglória, a fofoca, a mentira, a homossexualidade, o lesbianismo, a luxuria, a poligamia, o cigarro, o bebedeira. Tudo em Nome e no Poder de Jesus. Alerto-te, todavia, que isso só vai acontecer se houver, fé, esperança e confiança em Jesus assim como Ele teve no Seu Pai. E então alegrar-te-ás profundamente porque o teu nome estará escrito no Céu.
Padre Bantu Mendonça


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário