segunda-feira, 4 de setembro de 2023

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 5,1-11 - 07.09.2023

Liturgia Diária


7 – QUINTA-FEIRA 

22ª SEMANA DO TEMPO COMUM


(verde – ofício do dia)



Este trecho do Evangelho de Lucas destaca a autoridade de Jesus como mestre e a fé dos primeiros discípulos, que testemunharam um milagre da pesca abundante. É um lembrete poderoso de como a obediência à palavra de Jesus pode levar a surpreendentes transformações e vocações para seguir Seu caminho.


Evangelho: Lucas 5,1-11


Aleluia, aleluia, aleluia.


Vinde após mim, disse o Senhor, / e eu ensinarei a pescar gente (Mt 4,19). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois, sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes, que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. – Palavra da salvação.


REFLEXÃO

 "Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens."


Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e uma multidão se reuniu ao seu redor para ouvir a Palavra de Deus.

Jesus viu duas barcas paradas na margem, onde os pescadores estavam lavando as redes.

Ele pediu a Simão (que posteriormente seria chamado de Pedro) para levá-lo um pouco mais para o lago em sua barca, de modo que Ele pudesse ensinar as multidões a partir da água.

Depois de ensinar, Jesus disse a Simão para lançar as redes novamente para a pesca.

Simão estava relutante, pois eles tinham trabalhado a noite inteira sem pescar nada, mas ele obedeceu à palavra de Jesus e lançou as redes novamente.

Para surpresa de todos, eles apanharam uma quantidade tão grande de peixes que as redes quase se romperam.

Simão Pedro, juntamente com seus companheiros Tiago e João, ficaram espantados com o milagre e reconheceram a santidade de Jesus.

Simão Pedro se ajoelhou diante de Jesus e expressou seu sentimento de pecado e inadequação.

Jesus encorajou Simão e disse-lhe para não ter medo, pois de agora em diante ele seria um "pescador de homens".

Os discípulos, impressionados com o poder de Jesus, deixaram tudo e seguiram-no imediatamente.

Essa passagem destaca a autoridade de Jesus como mestre e a capacidade de realizar milagres. Também marca o chamado dos primeiros discípulos, incluindo Simão Pedro, Tiago e João, para se tornarem seguidores de Jesus e pescadores de homens, ou seja, para ajudar a espalhar a mensagem do evangelho e atrair pessoas para o caminho da fé.


HOMILIA

"Das Margens da Vida à Profundidade da Fé: A Lição da Pesca Milagrosa"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, mergulhemos nas águas profundas deste Evangelho de Lucas, onde encontramos uma narrativa rica em significados e ensinamentos. Este é um relato que transcende o simples ato de pescar peixes; é uma lição profunda sobre fé, obediência e a chamada que todos nós, como seguidores de Cristo, recebemos.


Inicialmente, vemos Jesus ensinando à beira do lago de Genesaré, cercado por uma multidão faminta de Sua Palavra. Isso nos lembra da importância de buscarmos a presença de Cristo em nossas vidas, sedentos por Sua sabedoria e orientação. Às vezes, como pescadores, nos encontramos nas margens da incerteza, lavando as redes de nossas preocupações diárias. Mas, quando abrimos nosso coração para a Palavra de Deus, permitimos que Ele entre em nossa barca, em nossas vidas.


Em seguida, somos levados ao milagre da pesca. Simão Pedro, experiente pescador, relutantemente lança suas redes novamente após uma noite de trabalho infrutífero. Aqui, aprendemos a lição da obediência à palavra de Deus, mesmo quando as circunstâncias parecem desafiadoras. Quando obedecemos, somos recompensados abundantemente, como Simão e seus companheiros que apanharam uma quantidade extraordinária de peixes. Isso nos lembra que, quando confiamos em Deus e O seguimos com fé, coisas incríveis podem acontecer em nossas vidas.


No entanto, o momento mais profundo deste evangelho é quando Simão Pedro, ao ver o poder de Jesus, se ajoelha diante Dele e reconhece sua própria pecaminosidade. Esta é uma lição sobre humildade e autoconhecimento. Quando nos encontramos diante da grandeza de Deus, somos confrontados com nossas próprias fraquezas e limitações. A resposta de Jesus a Pedro é a resposta que todos nós ansiamos ouvir: "Não tenhas medo!" Ele nos chama a segui-Lo, apesar de nossos pecados e imperfeições. Ele nos chama para sermos pescadores de homens, para compartilharmos Sua mensagem de amor e redenção com o mundo.


Assim, meus queridos irmãos e irmãs, este Evangelho nos lembra que cada um de nós está na margem do lago de nossas vidas, lavando as redes de nossas preocupações e pecados. Jesus está pronto para entrar em nossas barcas, para nos guiar e nos abençoar, desde que tenhamos fé para obedecer à Sua palavra e a humildade para reconhecer nossas fraquezas. Que possamos responder ao chamado de Cristo como Pedro e seus companheiros, deixando tudo para segui-Lo e nos tornar pescadores de homens, levando a luz do Evangelho a todos os cantos do mundo. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário