quinta-feira, 4 de maio de 2023

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 14,1-6 - 05.05.2023

Liturgia Diária


5 – SEXTA-FEIRA 

4ª SEMANA DA PÁSCOA


(branco – ofício do dia)



Vós nos resgatastes, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia! (Ap 5,9s)


Paulo anuncia o núcleo da história da salvação: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu “quando ressuscitou Jesus”, seu Filho. Com gratidão e fé no Senhor Jesus, celebremos a salvação que ele conquistou para nós.


Evangelho: João 14,1-6


Aleluia, aleluia, aleluia.


Sou o caminho, a verdade e a vida; / ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. 5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: João 14,1-6

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim»


Rev. D. Josep Mª MANRESA Lamarca

(Valldoreix, Barcelona, Espanha)

Hoje, nesta sexta-feira da IV semana da Páscoa, Jesus nos convida à calma. A serenidade e a alegria fluem como um rio de paz, desde o seu Coração ressuscitado até o nosso, agitado e inquieto, muitas vezes sacudido por um ativismo tão febril como estéril.


São os nossos tempos de agitação, nervosismo e estresse. Tempos nos quais o pai da mentira infectou as inteligências dos homens, fazendo-os chamar bem ao mal e mal ao bem, tomando luz por obscuridade e obscuridade por luz, semeando em suas almas a dúvida e o ceticismo que nelas queimam todo broto de esperança em um horizonte de plenitude que o mundo, com suas adulações, não sabe nem pode dar.


Os frutos de tão diabólica empresa ou atividade são evidentes: a falta de sentido e a perda de transcendência que se apoderaram de tantos homens e mulheres que não apenas se esqueceram, mas também se extraviaram do Caminho, porque o desprezaram antes. Guerras, violências de todo gênero, intransigência e egoísmo diante da vida (anticoncepção, aborto, eutanásia…), famílias destruídas, juventude “desnorteada”, e um grande etcétera, constituem a grande mentira sobre a qual se sustenta boa parte do triste andaime da sociedade de tão alardeado “progresso”.


No meio de tudo, Jesus, o Príncipe da Paz, repete aos homens de boa vontade, com sua mansidão infinita: «Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim» (Jo 14, 1). À direita do Pai, ele acalenta, como um benévolo sonho de sua misericórdia, o momento de ter-nos junto a ele, «a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também» (Jo 14, 3). Não podemos nos escusar como Tomé. Nós sabemos o caminho. Nós, por pura graça, conhecemos, sim, a senda que conduz ao Pai, em cuja casa há muitas moradas. No céu nos espera um lugar que ficará para sempre vazio se não o ocuparmos. Aproximemo-nos, pois, sem temor, com ilimitada confiança de Aquele que é o único Caminho, a irrenunciável Verdade e a Vida em plenitude.


Pensamentos para o Evangelho de hoje

«Se o amas, segui-o. Queres saber para onde tens de ir?: 'Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida'. Permanecendo com o Pai, Ele é a verdade e a vida; vestindo-se de carne, faz-se o caminho» (Santo Agostinho)


«O lugar que Jesus vai preparar é na 'casa do Pai'. O discípulo poderá estar lá eternamente com o Mestre e participar de sua mesma alegria. No entanto, para atingir esse objetivo só há um caminho: Cristo» (São João Paulo II)


«A fé n'Ele introduz os discípulos no conhecimento do Pai, porque Jesus é ‘o caminho, a verdade e a vida’ (Jo 14, 6). A fé dá os seus frutos no amor: guardar a sua Palavra, os seus mandamentos, permanecer com Ele no Pai (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.614)

Fonte https://evangeli.net/


JESUS É A VERDADE, O CAMINHO E A VIDA Jo 14,1-6

HOMILIA


Sabendo que pouco tempo lhe restaria no meio dos seus discípulos, Jesus pôs-se a mostrar-lhes muitas coisas que eles teriam que enfrentar quando Ele fosse embora para perto do Pai. Falava da casa do Pai e suas moradas. Prometia-lhes preparar um lugar para eles na Casa de Deus. Porém, os discípulos, permaneciam tendo dúvidas e não entendiam muito bem do que Jesus lhes falava.


A palavra que Jesus nos dirige hoje é o Sim que significa a Verdade, o Caminho e a Vida. Jesus é a verdade de Deus. Verdade que salva que redime que liberta e cura as nossas doenças. Ao responder sim, estamos dizendo que nós acreditamos e temos certeza absoluta de que tudo o que foi dito é a pura verdade e não há outra. Infelizmente existem ainda hoje muitas pessoas que como Tomé, não enxergam o caminho que nos conduz a verdadeira felicidade. Todavia, felizmente para estas pessoas, Jesus nos envia para que lhes provemos que Jesus é tudo para nós.


Quando Jesus usa as palavras: em verdade vos digo, que João duplica: Em verdade, em verdade vos digo, está reproduzindo a palavra do Senhor na boca dos profetas; está sublinhando não só que Ele é o enviado do Deus de verdade, mas que as Suas palavras são verdadeiras cheias do querer do Pai.


Jesus quis dizer com elas que o Seu Sim, é o Sim à Deus Pai! Que Ele é a testemunha fiel e verdadeira, o Princípio da criação de Deus. Ele é a Verdade de Deus, vive a verdade de Deus e diz a verdade de Deus, dá testemunho da verdade de Deus. Só Ele tem a verdade completa. Só por ELE que vamos ao Pai. Ele é o único caminho que nos leva ao Pai. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.


Por Ele Deus realiza plenamente as suas promessas e mostra que Nele não há “sim” e “não” mas apenas “Sim” e por meio Dele que devemos dizer o nosso “sim” a Deus para a glória de Deus!


Por isso que no batismo a voz do Pai vindo do céu dizia: Tu és o meu Filho amado, em Ti encontro o meu agrado e na transfiguração a voz do Pai repete estas mesmas palavras acrescentando: Escutem o que Ele diz. É Ele que tem a verdade, a minha verdade!


Portanto, não precisamos ficar perturbados colocando dúvidas nos nossos pensamentos, buscando segurança em outros caminhos. Pelo contrário, devemos seguir os conselhos do Mestre: Tendes fé em Deus, tende fé em mim também e confiarmos em que a nossa morada já está preparada no céu e, que hoje, o céu é o nosso coração, casa de Deus, lugar onde Jesus habita pelo poder do Espírito Santo. Queres chegar ao Pai no Céu, que nos garante a vida plena e verdadeira felicidade? Procure Jesus. Ele é o Caminho a Verdade e a Vida. Não busques outros caminhos. Reaviva a fé, a disposição, a coragem, a humildade, a oração e procure alimentar-te sempre do conhecimento das palavras: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

Fonte https://homilia.cancaonova.com/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário