domingo, 30 de abril de 2023

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 10,11-18 - 01.05.2023

Liturgia Diária


1º – SEGUNDA-FEIRA 

4ª SEMANA DA PÁSCOA


(branco – ofício do dia da 4ª semana do saltério)



O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)


Ao reconhecer a obra divina em favor dos não judeus, os cristãos vindos do judaísmo proclamam: “Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida”. Abramos o coração a todos os que escutam e seguem a voz do Bom Pastor.


Evangelho: João 10,11-18


Aleluia, aleluia, aleluia.


Eu sou o bom pastor; conheço minhas ovelhas, / e elas me conhecem, assim fala o Senhor (Jo 10,14). – R.


Naquele tempo, disse Jesus: 11“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor e não é dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa. 13Pois ele é apenas um mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama, porque dou a minha vida para depois recebê-la novamente. 18Ninguém tira a minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho poder de entregá-la e tenho poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: João 10,11-18

«Eu sou o bom pastor»


Rev. D. Josep VALL i Mundó

(Barcelona, Espanha)

Hoje, Jesus nos diz: «Eu sou o bom pastor» (Jo 10,11). Comentando Santo Tomás de Aquino esta afirmação, escreve que «é evidente que o título de “pastor” lhe convém a Cristo, já que da mesma maneira um pastor conduz o rebanho à pastagem, assim também Cristo restaura os fiéis com um alimento espiritual: seu próprio corpo e seu próprio sangue». Tudo começou na Encarnação, e Jesus o cumpriu ao longo de sua vida, levando-o ao fim com sua morte redentora e sua ressurreição. Depois de ter ressuscitado, confiou este pastoreio a Pedro, aos Apóstolos e à Igreja até o fim dos tempos.


Através dos pastores, Cristo dá sua Palavra, reparte sua graça nos sacramentos e conduz o rebanho para o Reino: Ele mesmo se entrega como alimento no sacramento da Eucaristia, e comunica a Palavra de Deus e o seu Magistério, e guia com solicitude o seu Povo. Jesus tem procurado para sua Igreja pastores segundo seu coração, quer dizer, homens que, impessoalizando-o pelo Sacramento da Ordem, doem sua vida pelas ovelhas, com caridade pastoral, com humilde espírito de serviço, com clemência, paciência e fortaleza. Santo Agostinho falava frequentemente desta exigente responsabilidade do pastor: «Esta honra de ser pastor me tem preocupado (...), mas lá onde me aterra o fato de que sou para vocês, me consola o fato de que estou entre vocês (...). Sou bispo para vocês, sou cristão com vocês».


E cada um de nós, cristãos, trabalhamos apoiando os pastores, rezamos por eles, amamos-lhes e obedecemos-lhes. Também somos pastores para os irmãos, enriquecendo-os com a graça e a doutrina que temos recebido, compartindo preocupações e alegrias, ajudando todo o mundo com o coração. Interessamo-nos por todos aqueles que nos rodeiam no mundo familiar, social e profissional até dar a vida por todos com o mesmo espírito de Cristo, que veio ao mundo «Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos» (Mt, 20,28).


Pensamentos para o Evangelho de hoje

«Vede se sois realmente Suas ovelhas, se O conheceis, se alcançastes a luz da Sua verdade; se O conheceis não só pela fé mas também pelo amor; não só pela credulidade mas também pelas obras» (São Gregório Magno)


«Caímos de joelhos perante o esplendor da "Liberdade Infinita" crucificada. Jesus apresenta-se-nos como o "bom pastor". Mas estas não são palavras bonitas: são a realidade! Ele dá literalmente a vida pelos seus. E fá-lo na plena liberdade do amor» (Bento XVI)


«Quanto ao Filho, Ele opera a sua própria ressurreição em virtude do seu poder divino. Jesus anuncia que o Filho do Homem deverá sofrer muito, e depois ressuscitar (...). Aliás, é d'Ele esta afirmação explícita: `Eu dou a minha vida para retomá-la... Tenho o poder de a dar e o poder de a retomar´ (Jo 10, 17-18» (Catecismo da Igreja Católica, nº 649)

Fonte https://evangeli.net/



Jesus é o Bom Pastor, Ele dá a vida por Suas ovelhas perdida
HOMILIA


“‘Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?’”. Caifas não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.” (João 11, 50-23)

 

O nosso Deus é um Deus amoroso, que nos ama com um amor comparado ao amor de um pastor. Talvez, para nós, no nosso tempo, fica um pouco complicado compreender esse amor de pastor, mas, naquele tempo, o pastor era aquele que era capaz não só de fazer tudo para ir atrás de sua ovelha, como também era capaz, se preciso fosse, dar a vida dele para resgatar a ovelha perdida. Jesus é o Bom Pastor que, por amor as Suas ovelhas, deu a Sua vida para resgatar aquelas ovelhas que estavam perdidas.

E, após realizar o milagre de reavivar o seu amigo, Lázaro, as autoridades decidiram, de fato, matar Jesus. “É preferível que um morra pelo povo do que perecer a nação inteira”, ou seja, Jesus é este que dá a vida para salvar a todos, para reunir novamente o seu rebanho.

Amanhã, nós iremos iniciar a Semana Santa, iremos dar início a esse caminho de entrega de Jesus, o Pastor que dá a vida para reunir as suas ovelhas dispersas. Cristo, ao oferecer a Sua vida por nós, além de dar uma das provas mais contundentes do amor de Deus pela humanidade, Ele atraiu para Si os que viviam dispersos pela ignorância e pelo pecado.

Meus irmãos, acompanhemos com fé esta semana, os passo de Jesus rumo a essa entrega de amor, de doação de vida. Deixemos que o seu amor nos atraia a Ele e nos reúna novamente com Ele. Você que, talvez, tomou um caminho distante do Senhor, um caminho que te levou para longe do amor de Deus, esse é o tempo de deixar que, novamente — o amor de Cristo, desse Pastor, que dá a Sua vida para reunir novamente o Seu rebanho —, nos atraia novamente.

Que, nesta Semana Santa, ao revivermos os passos de Jesus rumo à Sua Paixão, Morte e Ressurreição, nós possamos novamente sermos atraídos a este amor de pastor, a este amor que dá a vida por suas ovelhas.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Fonte Padre Bruno Antônio

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé



Nenhum comentário:

Postar um comentário