sexta-feira, 6 de maio de 2022

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 10,27-30 - 08.05.2022

Liturgia Diária


8 – DOMINGO  

4º DA PÁSCOA


(branco, glória, creio – 4ª semana do saltério)



A terra está repleta do amor de Deus; por sua palavra foram feitos os céus, aleluia! (Sl 32,5s)


Somos convidados pelo Bom Pastor a fazer parte do seu rebanho e aprender dele o jeito de ser Igreja. Ele nos conduz às fontes da vida, e suas palavras nos dão segurança: nada pode nos arrebatar de suas mãos. Neste dia de oração pelas vocações presbiterais e religiosas, celebremos também em comunhão com todas as mães, vivas e falecidas.


Evangelho: João 10,27-30


Aleluia, aleluia, aleluia.


Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; / eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim (Jo 10,14). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: João 10,27-30

«As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço»


P. Josep LAPLANA OSB Monje de Montserrat

(Montserrat, Barcelona, Espanha)

Hoje, a atenção de Jesus sobre os homens é a atenção do bom pastor, que toma sob sua responsabilidade as ovelhas que lhe são confiadas e se ocupa de cada uma delas. Entre Ele e elas existe um vínculo, um instinto de conhecimento e de fidelidade: «As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem» (Jo 10,27). A voz do Bom Pastor é sempre um chamado a segui-lo, a entrar no círculo magnético de influência.


Cristo nos ganhou não somente com seu exemplo e com sua doutrina, e sim com o preço do seu Sangue. Nós tivemos um preço muito alto, e por isso Ele não quer que nenhum dos seus se perca. E, como toda evidência se impõe: uns seguem o chamado do Bom Pastor e outros não. O anuncio do Evangelho a uns lhes produz raiva e a outros, alegria. O que será que têm uns, e que não têm outros? Santo Agostinho, ante o mistério abismal da escolha divina, respondia: «Deus não te deixa, se tu não o deixas»; não te abandonará, se tu não o abandonas. Não ponha, portanto a culpa em Deus, nem na Igreja, nem nos outros, porque o problema de tua fidelidade é teu. Deus não nega suas graças a ninguém, e esta é a nossa força: agarremo-nos bem forte á graça de Deus. Não é nenhum mérito nosso; simplesmente, fomos “agraciados”.


A fé entra pelo ouvido, pela audição da Palavra do Senhor, e o maior perigo que temos é a surdez, não ouvir a voz do Bom Pastor, porque temos a cabeça cheia de ruídos e de outras vozes discordantes, ou o que é ainda mais grave, aquilo que os Exercícios de Santo Inácio dizem «fingir-se que é surdo», saber que Deus te chama e não dar-se por aludido. Aquele que se nega ao chamado de Deus conscientemente, reiteradamente, perde a sintonia com Jesus e perderá a alegria de ser cristão para ir a outras pastagens que não saciam nem dão a vida eterna. No entanto, Ele é o único que pode dizer: «Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão» (Jo 10,28).


Pensamentos para o Evangelho de hoje

«”Se alguém entrar por Mim, será salvo", poderá entrar e sair e encontrará pastagem abundante. De facto, entrará, efetivamente, abrindo-se à fé; sairá ao passar da fé à visão e à contemplação, e encontrará pasto abundante no banquete eterno» (São Gregório Magno)


«Esta é precisamente a grande diferença entre o verdadeiro pastor e o ladrão: para o ladrão, para os ideólogos e ditadores, as pessoas são apenas coisas que se podem possuir. Mas para o verdadeiro pastor, pelo contrário, eles são seres livres com o objetivo de alcançar a verdade e o amor» (Benedito XVI)


«A participação na celebração comum da Eucaristia dominical é um testemunho de pertença e fidelidade a Cristo e à sua Igreja. Os fiéis atestam desse modo a sua comunhão na fé e na caridade. Juntos, dão testemunho da santidade de Deus e da sua esperança na salvação. E reconfortam-se mutuamente, sob a ação do Espírito Santo» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.182)

Fonte https://evangeli.net/


Jesus é a única porta que nos salva

HOMILIA


“Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,9-10).


 

Queremos realmente estar no colo de Jesus, nos braços d’Ele e sermos cuidados por Ele, porque a verdade é esta: Ele não é só o Pastor das ovelhas, mas é, também, a porta por onde as ovelhas devem passar.


Veja que maravilha, a porta de qualquer lugar que entramos é o meio de encontrarmos o que estamos procurando ou o que também não procuramos, porque a porta sinaliza o lugar da entrada. Quando uma porta se fecha, se o dono dela não abre, não podemos entrar.


Jesus é a própria porta, quem passa por Ele entra na vida, na salvação e não vai se perder. Há portas que entramos que, muitas vezes, não têm volta ou nos prendem em caminhos que nos levam a perder a alma, o espírito, a verdade e a vida. Alguém entrou pela porta da corrupção, do crime, da fofoca, das coisas más e malditas.


Vamos ver que o mundo é cheio de portas, tem porta para todos os lados. Tem a porta da sala da nossa casa, porta da sala do chefe, tem a porta da pessoa que não nos pertence. Cuidado! Pois entrar pela porta que se perde é muito fácil, elas são muitas e estão abertas, alargadas e dizem: “Venham!”. Mas só existe uma porta que nos salva, ela é Jesus. As ovelhas que entram por ela são salvas.


Jesus é a própria porta, quem passa por Ele entra na vida, na salvação e não se perderá

O ladrão é uma figura alegórica que se refere ao maligno. Ele é como um ladrão, aquele da pior espécie, que vem não só para roubar e saquear, mas para matar e destruir. O maligno não quer só roubar a nossa alma, ele quer matar, saquear, nos destruir e nos aniquilar por inteiros.


Jesus quer nos dar a vida em abundância e plenitude, Ele quer nos dar a vida em Deus. Não nos deixemos enganar! A porta de Jesus pode parecer estreita, porque o nosso coração se alargou para a vida e para os prazeres do mundo. Porém, quando os deixamos novamente por via da penitência e dos meios espirituais, vamos direcionando o nosso coração para que o mundo não roube a nossa vida.


Muitas pessoas já perderam o gosto pelas coisas de Deus, o sabor d’Ele; pode ser que nem renegaram a Deus, mas não tem mais o gosto e a vida em Deus. O ladrão vai roubando até aniquilar. Não permitamos que a vida em Deus seja roubada de nós. Entremos por Jesus, porque Ele é a única porta que nos salva.


Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário