Liturgia Diária
25 – QUARTA-FEIRA
6ª SEMANA DA PÁSCOA
(branco – ofício do dia)
Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)
O anúncio da mensagem divina por vezes encontra consideráveis obstáculos, que o evangelizador se esforça por superar. Glorifiquemos o “Senhor do céu e da terra” com nossos dons e com todos os meios à nossa disposição.
Evangelho: João 16,12-15
Aleluia, aleluia, aleluia.
Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos um outro Paráclito, / que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu”. – Palavra da salvação.
Fonte https://www.paulus.com.br/
Reflexão - Evangelho: João 16,12-15
«Ainda tenho muito que vos dizer»
Rev. D. Àlex SERRA
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)
Hoje é um dia especial! Imagine o dia típico em que você está com sua família ou amigos e tem muitas coisas para contar a eles. Talvez você não os veja há muito tempo ou tenha vindo de uma ótima viagem ou, simplesmente, você teve um dia cheio de experiências. Você quer explicar tudo, mas você não tem tempo suficiente. Bem, isso é o que aconteceu com Jesus. É por isso que diz: "Ainda tenho muito que vos dizer" (Jo 16,12).
Vamos imaginar Jesus com seus melhores amigos, os discípulos, dizendo-lhes que quando eles têm o Espírito da verdade - isto é, seu próprio Espírito - eles pregarão sem medo em todo o mundo, com entusiasmo espetacular, e que terão uma vida fantástica com Ele. Com isso ele não diz que não temos problemas, mas que os enfrentamos de outra forma, pois com o Espírito de Deus tudo é possível. O Espírito faz tudo novo, desmascara nossos medos, muda nossa vida, nos faz sair do que nos torna incômodos, nos ajuda a amar aqueles que nos sãos difíceis ... e que cada um pense no que o Senhor precisa para mudar em sua vida.
Tudo isso é o que o Espírito comunica e anuncia. Uma vida nova onde o absurdo que podemos viver é confrontado com o Espírito do Senhor e, como disse o Papa Francisco em 2020 na Missa de Pentecostes marcada pelo confinamento devido a Covid-19, uma vida de doação! Este é o fruto do Espírito: o dom aos outros, para a unidade dos discípulos. Recebemos o Espírito, mas não para nós mas para os outros, para aqueles que estão ao nosso lado, seja quem for ...
Espero que hoje sejamos discípulos fiéis do Senhor, ou melhor, que hoje sejamos verdadeiros amigos daquele que nos dá a Vida e nos perguntemos: se sou discípulo do Senhor, como me entrego aos outros? Eu lhes dou a vida?
Pensamentos para o Evangelho de hoje
«Desta comunhão com o Espírito procede a penetração nos mistérios, a distribuição dos dons, a vida sobrenatural; daí vem a permanência na vida divina e a coisa mais sublime que se pode desejar: que o homem se torne como Deus» (São Basílio Magno)
«Pentecostes é isto: Jesus, e —através Dele— o próprio Deus, vem a nós e nos atrai para dentro de si. ‘Ele envia o Espírito Santo’, diz a Escritura. Qual é o seu efeito? Antes de tudo, dois aspectos: o Espírito Santo, por meio do qual Deus vem a nós, nos traz vida e liberdade» (Bento XVI)
«Todos os fiéis participam na compreensão e na transmissão da verdade revelada. Todos receberam a unção do Espírito Santo que os instrui e os conduz à verdade total (Jo 16, 13)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 91)
Outros comentários
«Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade»
Rev. D. Santi COLLELL i Aguirre
(La Garriga, Barcelona, Espanha)
Hoje, Senhor, uma vez mais, queres abrir-nos os olhos para que demos conta de que com demasiada frequência fazemos as coisas ao contrário. «O Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade» ( Jo 16,13), aquilo que o Pai deu a conhecer ao filho.
É curioso!: mais que deixar-nos guiar pelo Espírito (que grande desconhecido em nossas vidas!), o que fazemos é, seguir a direito, impor-lhe as coisas uma vez que já tomamos as decisões. E o que hoje se nos diz é bem diferente: deixar que Ele nos guie.
Penso, Senhor, em voz alta… Volto a ler o Evangelho de hoje e vêem-me à cabeça os meninos e meninas que receberam a Confirmação este ano. Vejo os que me rodeiam e estou tentado a pensar: —Estão tão verdes! A estes, o teu Espírito não os leva nem pela frente nem por detrás; e melhor se deixam guiar por tudo e por nada!
Aos que somos considerados adultos na fé, faz-nos instrumentos eficazes do teu Espírito para chegar a ser “contagiadores” da tua verdade; para tentar “guiar-acompanhar”, e ajudar a abrir os corações e os ouvidos daqueles que nos rodeiam.
«Tenho ainda muitas coisas a vos dizer» (Jo 16,12). —Não de retenhas, Senhor, em dirigir-nos a tua voz para revelar-nos as nossas próprias identidades! Que o teu Espírito de Verdade nos leve a reconhecer tudo aquilo de falso que possa haver nas nossas vidas e nos faça valentes para emendá-lo. Que ponha luz nos nossos corações para que reconheçamos, também, aquilo que de autentico há dentro de nós e que já participa da tua Verdade. Que reconhecendo-o saibamos agradecê-lo e vivê-lo com alegria.
Espírito de verdade, abre os nossos corações e as nossas vidas ao Evangelho de Cristo: que seja esta a luz que ilumine a nossa vida quotidiana. Espírito Defensor, faz-nos fortes para viver a Verdade de Cristo, dando testemunho a todos.
Fonte https://evangeli.net/
VEM, ESPÍRITO SANTO Jo 16,12-15
HOMILIA
O Evangelho de hoje vem confirmar a perfeita comunhão entre Jesus, o Pai e o Espírito. Assim como Jesus o ensinou aos seus discípulos e estes à primeira comunidade cristã, assim a Igreja nos nossos dias o continua anunciando.
É a presença do Espírito ao longo dos séculos, iluminando a cada povo, cultura, língua e nação no sentido de perceber a presença de Jesus, por meio do amor que se manifesta nas comunidades e no mundo.
Faça caminhada com o Espírito e peça que Ele ore por ti e leve para junto de Deus tudo aquilo que precisas no dia de hoje. Lembro-te que para cada dia basta as sua preocupações. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mt, 6,34)
Diante de tantos flagelos, doenças e epidemias de vários tipos, violências com os crimes nojentos praticados pelos adeptos, ou seja, partidários do encardido, não temos outra saída senão a presença do Espírito Santo em nós!
O Espírito Santo, presente nas comunidades, reforça a esperança e move os povos a um clamor pela fraternidade, justiça e paz.
Que o Espírito Santo te inspire e use as palavras que tu necessitas usar e não consegues por causa das dificuldades do dia-a-dia. Que te ajude nas fraquezas por não saberes como deves pedir.
Implore confiante: Espírito Santo vem interceder por mim. Pois todas as coisas cooperam pra o bem daqueles que amam a ti. Espírito Santo vem orar por mim.
Clama e peça porque só Deus sabe a dor que está sentindo o teu coração. Ferido está sim, mas o teu clamor com o poder e a força do Espírito Santo sobe até ao Céu.
Fonte https://homilia.cancaonova.com/
Leia também: LITURGIA DA PALAVRA
Leia também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário