sexta-feira, 23 de abril de 2021

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 15,1-8 - 02.05.2021

Liturgia Diária


2 – DOMINGO  

5º DA PÁSCOA


(branco, glória, creio – 1ª semana do saltério)



Cantai ao Senhor um canto novo, porque ele fez maravilhas e revelou sua justiça diante das nações, aleluia! (Sl 97,1s)


Cantemos as maravilhas de Deus unidos a Cristo, a Videira da qual recebemos a seiva que nutre nossa vida cristã. Nele nos tornamos ramos vivos e férteis que produzem abundantes frutos de amor e bondade. Esta Eucaristia nos anime a guardar seus mandamentos, para que sejamos discípulos fiéis e glorifiquemos o Pai em todas as nossas ações.


Evangelho: João 15,1-8


Aleluia, aleluia, aleluia.


Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; / quem em mim permanece, esse dá muito fruto (Jo 15,4s). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto, ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. 5Eu sou a videira, e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: João 15,1-8

«Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto»


+ Rev. D. Joan MARQUÉS i Suriñach

(Vilamarí, Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho apresenta-nos a alegoria da videira e os ramos. Cristo é a verdadeira videira, nós somos os ramos e o Pai o agricultor.


O Pai pretende que demos fruto. É logico. Um agricultor semeia a videira e a cultiva para que produza fruto abundante. Se criarmos uma empresa, vamos querer que produza. Jesus insiste: «Fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto» (Jo 15,16).


És um escolhido. Deus te olhou. Pelo Batismo te enxertou na videira que é Cristo. Tu tens a vida de Cristo, a vida cristã. Possuis o elemento principal para dar fruto: a união com Cristo, porque «o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira» (Jo 15,4). Jesus o disse taxativamente: «sem mim, nada podeis fazer» (Jo 15,5). «Sua força é suavidade; nada tão brando como isto, e nada como isto tão firme» (São Francisco de Sales). Quantas coisas quiseste fazer afastado de Cristo? O fruto que o Pai espera de nós é aquele das boas obras, da prática das virtudes. Qual é a união com Cristo que nos faz capazes de dar este fruto? A fé e a caridade, ou seja, permanecer em graça de Deus.


Quando vives em graça, todos os atos de virtude são frutos agradáveis ao Pai. São obras que Jesus Cristo faz através de ti. São obras de Cristo que dão glória ao Pai e convertem-se em céu para ti. Vale a pena viver sempre em graça de Deus! «Quem não permanecer em mim [pelo pecado] será lançado fora, como um ramo, e secará; depois (…) são lançados ao fogo e queimados» (Jo 15,6). É uma clara alusão ao inferno. Eres como um ramo cheio de vida?


Que a Virgem Maria ajude-nos a aumentar a graça para produzirmos frutos em abundância que deem glória ao Pai.

Fonte https://evangeli.net/


JESUS, A VIDEIRA Jo 15,1-8

HOMILIA


Podemos fazer coisas boas e maravilhosas humanamente falando. Mas a verdadeira bondade, que nos projeta na santidade de vida só a encontramos naquele que passou por este mundo fazendo o bem! Ele hoje nos chama a seguir as suas pegadas. Jesus se auto-proclama a videira cujo dono é o seu Pai. Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador.  Existe uma estreita relação entre a simples árvore e o lavrador, ou seja, o dono. Ele trata dela com muitos cuidados esperando que no devido tempo possa dar uvas que produzam o delicioso vinho.


A metáfora que Jesus usa neste evangelho quer realçar primeiro a intima relação d’Ele com o seu Pai e depois a nossa ligação com Ele. Somos chamados a estar ligados, enxertados n’Ele para que possamos dar frutos.


A íntima inserção dos ramos no tronco da videira é uma sugestiva imagem da unidade entre os discípulos e Jesus.


Dar fruto é o grande desafio. Não nos podemos conformar com uma paz aparente, só de “sombra e água fresca”, onde a falta de coragem abunda decididamente! Somos conhecidos pelos frutos que damos! E cada um de nós – a responsabilidade é individual! Por vezes temos tendência a delegar a função de “fazer discípulos”, de “pregar o bem”, de “dar fruto”, somente aos que, duma forma generosa e mais aberta, consagraram a sua vida a Deus. Mas não foi isso que Jesus disse! Jesus foi taxativo.


Todos os ramos desta Videira devem produzir os mesmos frutos, os bons frutos. O prolongamento desta Videira Verdadeira não pode produzir maus frutos. A não ser que sejam maus ramos! Estes ramos têm que ser cortados e lançados ao fogo, pois os ramos da videira Jesus não podem, de forma alguma, produzir frutos ruins, nem tão-pouco ser estéreis. Os ramos que produzem o fruto ruim vêm de outra videira. Pergunto-te. Que tipo de frutos tens dado ao teu pai, mãe, esposa, esposo, filho, filha, vizinho, colega? Em que tipo de videira enxertado (a)?  Você viu. Por haver uma relação indivisível entre Jesus e o Pai, Ele passou por este mundo fazendo o bem. Porque Deus é o sumo bem sua essência é a Bondade Seu filho não poderia ser outra coisa! Sê tu também um com Cristo e produzirás frutos bons.


Pai reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim.


Fonte https://homilia.cancaonova.com/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia


Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário