quinta-feira, 28 de maio de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Mc 11,27-33 - 30.05.2015 - Com que autoridade fazes essas coisas?

Sábado da 8ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Mc 11,27-33

Com que autoridade fazes essas coisas?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 11,27-33

Naquele tempo:
27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém.
Enquanto Jesus estava andando no Templo,
os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos
aproximaram-se dele e perguntaram:
28'Com que autoridade fazes essas coisas?
Quem te deu autoridade para fazer isso?'
29Jesus respondeu: 'Vou fazer-vos uma só pergunta.
Se me responderdes, eu vos direi
com que autoridade faço isso.
30O batismo de João vinha do céu ou dos homens?
Respondei-me.'
31Eles discutiam entre si:
'Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer:
'Por que não acreditastes em João?'
32Devemos então dizer que vinha dos homens?'
Mas eles tinham medo da multidão,
porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta.
33Então eles responderam a Jesus: 'Não sabemos.'
E Jesus disse: 'Pois eu também não vos digo
com que autoridade faço essas coisas.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mc 11, 27-33
O Evangelho de hoje nos mostra os sumos sacerdotes, os fariseus e os doutores da lei questionando Jesus sobre sua autoridade. Muitas vezes, vemos pessoas que duvidam das verdades da fé e questionam o próprio Deus sobre a legitimidade de suas ações e de seus princípios, mas se formos analisar mais a fundo a vida das pessoas que manifestam tal atitude, veremos que na verdade as suas vidas é que apresentam aspectos contraditórios porque os seus princípios de vida não são legítimos. Essas pessoas querem, na verdade, legitimar a sua vida marcada pelo erro e pelo pecado, por princípios que, na verdade, encontram o seu fundamento unicamente no egoísmo.
Fonte CNBB



DE ONDE VEM A AUTORIDADE DE JESUS Mc 11,27-33
HOMILIA

No Evangelho de hoje, Jesus entra em choque frontal com as autoridades, numa ruptura definitiva sem retorno. Ele enfrenta e desmascara todo um sistema de mentira e hipocrisia.
Porque Sua Palavra era alegre e libertadora, novidade que introduzia na salvação do  Reino de Deus; não como faziam os rabinos e os mestres judeus do Seu tempo. Estes interrogam Cristo no plano jurídico sobre a origem da Sua autoridade. A sua pergunta não significava simplicidade de coração e disposição firme para crer, mas atitude crítica e fingimento de espírito. Se não queriam ver a evidência das obras, milagres e ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo, também não admitiriam a explicação do Messias sobre a origem divina da Sua autoridade. E por isso, perguntam: Com que autoridade e em nome de quem fazes isto?
Não falta hoje em dia quem também questione autoridade de Cristo, do seu evangelho e da Igreja que o transmite e interpreta. Pela estúpida alegação dos interlocutores de Jesus muitos optam por fazer a mesma pergunta todas as vezes que não permitem a Deus entrar na nossa vida, nos fazemos surdos à sua voz ou queremos apresentar nós as perguntas. Não é que Deus nos peça uma anuência servil, boba e infantil. Mas essa anuência deve ser sempre acompanhada de uma abertura humilde à verdade de Deus e ao seu amor salvador, desmontando as nossas faltas certezas e a auto-suficiência religiosa, aceitando a sua revelação e a sua palavra, assumindo a necessidade de nos convertermos , amando os irmãos, especialmente os últimos, como fez Cristo, e, definitivamente, acreditando nele e em Deus Pai.
Só uma fé humilde pode ver Deus através do véu da humanidade de Cristo, através da sua palavra e nos irmãos mais pobres, assim como a sua presença na Eucaristia sob as espécies sacramentais do pão e do vinho. Com toda a certeza, o dom da fé não o conseguem os auto-suficientes nem os sofisticados racionalistas, mas os homens e mulheres de boa vontade que respondem com simplicidade à poderosa ação de Deus, presente entre nós sob aparências humildes e, inclusivamente, desprezíveis às vezes.
A lição que podemos tirar deste texto é não deixar que o poder no mundo nos ponha a prova e então façamos mil e uma perguntas sobre o “por quê” desta ou daquela terrível situação que acontece conosco. Mas sim tendo fé, esperança e confiança em Cristo que está por vir, tenhamos vida plena.
Senhor, fazei de nós uma comunidade vigilante e orante, fortalece a nossa fé a cada dia, Senhor, fazei com que o Corpo e o Sangue do Teu Filho Jesus nos purifique e nos afaste de todos os pecados, nos conduzindo à Vida Eterna.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário