domingo, 17 de maio de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Jo 17,1-11a - 19.05.2015 - Pai, glorifica o teu Filho.

Pai,
que o meu testemunho de vida cristã seja tal,
que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras
e nos meus gestos de amor ao próximo.
3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa
Cor: Branco

Evangelho - Jo 17,1-11a

Pai, glorifica o teu Filho.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 17,1-11a

Naquele tempo:
1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse:
'Pai, chegou a hora.
Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te
glorifique a ti,
2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê
a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta:
que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro,
e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.
4Eu te glorifiquei na terra
e levei a termo a obra que me deste para fazer.
5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti,
com a glória que eu tinha junto de ti
antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens
que tu me deste do meio do mundo.
Eram teus, e tu os confiaste a mim,
e eles guardaram a tua palavra.
7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti,
8pois dei-lhes as palavras que tu me deste,
e eles as acolheram,
e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti
e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles.
Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste,
porque são teus.
10Tudo o que é meu é teu
e tudo o que é teu é meu.
E eu sou glorificado neles.
11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo,
enquanto eu vou para junto de ti'.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Jo 17, 1-11a

Antes de partir para junto do Pai, Jesus reza por todos nós e o Evangelho de São João registra essa oração que ficou conhecida como Oração Sacerdotal de Jesus. Jesus inicia esta oração rezando por si mesmo, uma vez que ele sabe que a paixão está chegando e que deve estar preparado para sofrer. Em seguida, Jesus diz ao Pai que cumpriu a missão que lhe foi confiada,de modo que o Nome de Deus foi manifestado aos homens sendo que sua mensagem foi acolhida e muitos reconheceram-no como o enviado do Pai para, em seguida, rezar por todos os que creram em suas palavras.
Fonte CNBB



JESUS ORA EM FAVOR DOS SEUS SEGUIDORES Jo 17,1-11a
HOMILIA

A igreja é o único organismo vivo capaz de levar a mensagem que pode transformar o homem caído. Certamente os projetos governamentais e a mobilização da sociedade a favor do homem podem trazer muitos benefícios à vida humana. Mesmo que os governantes do mundo se juntassem e se voltassem a favor da vida, ainda assim eles seriam limitados no alcance do homem em sua integralidade.
Só o Evangelho pode penetrar o coração, só Jesus pode perdoar pecados, só o Espírito Santo pode transformar as mentes. A igreja é o único organismo instituído pelo Deus Todo Poderoso para levar a Boa Nova da Salvação e para isso toma o Seu Filho e o coloca como cabeça da Igreja (Ef 1:20-23 – Mt 28:18-20). O texto de João 17, nos ensina que o Senhor Jesus desejava que a sua igreja desse continuidade a sua mensagem e para isso orou.
A vida eterna consiste em comprometer-se com o verdadeiro Deus e o verdadeiro homem, que se manifestaram na vida e ação de Jesus. O Deus verdadeiro é o Pai que ama os homens, a ponto de entregar seu Filho até à morte, para dar vida. Todo deus que não dá vida ao homem é falso, é ídolo. O homem verdadeiro é aquele que se abre para se tornar filho do Deus que dá vida e para ser irmão dos outros homens, dando a vida por eles como Jesus fez. Todo homem que se fecha para Deus e para os irmãos é um falso homem.
Os discípulos vão continuar a missão de Jesus. Como Jesus, eles romperam com a mentalidade perversa do sistema que rege a sociedade. A missão deles, porém, não é sair do “mundo”, e sim permanecerem unidos, presentes no meio da sociedade, dando testemunho de Jesus.
Jesus diz ao Pai que chegou sua hora (nas bodas de Caná ainda não havia chegado), para que se manifestasse a glória de Deus no Filho, e o amor misericordioso do Pai se derramasse sobre toda a humanidade. Jesus não define a vida eterna como algo do além, mas como coisa concreta e próxima que consiste em conhecer a Deus e a Jesus. Quem os conhece realmente? Aquele que ama como Jesus amou; vive como ele viveu; reza como ele orou; compromete-se com o pobre como Jesus se comprometeu; luta pela justiça, a verdade e a paz como Jesus lutou.
A partir do versículo 6, começa a oração de Jesus por seus discípulos, conhecida como a oração sacerdotal, e que costuma ser considerada o testamento deixado por Jesus aos seus amigos. Jesus não roga pelo mundo, que representa o projeto do mal, mas pelos discípulos, de ontem e de hoje, junto aos quais manifesta sua glória. Isto é grandioso, mas ao mesmo tempo de grande responsabilidade, pois dependendo de nosso testemunho de vida, os outros poderão ver e reconhecer a glória de Jesus.
Nesta oração Jesus coloca em destaque primeiro a glória conjunta do Pai e d’Ele. E ao mesmo tempo faz-nos saber que a obediência na realização da vontade de Deus seu Pai constitui a maior glória do Pai, na terra. Por isso, terminando a sua missão diz: Eu mostrei quem tu és para aqueles que tirastes do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti.
Pai, torna-me obediente e fiel a ti, a exemplo de teu Filho Jesus, para que, como ele, eu também possa experimentar a glória que vem de ti.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário