terça-feira, 26 de maio de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Mc 10,46-52 - 28.05.2015 - Senhor, que eu veja!

Fotografia da internet
Fonte oração paulinas
Senhor Jesus,
cura minha cegueira espiritual para que,
iluminado pela luz da fé, eu te siga,
com toda a confiança, no caminho do discipulado.
5ª-feira da 8ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Mc 10,46-52

Senhor, que eu veja!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,46-52

Naquele tempo:
46Jesus saiu de Jericó,
junto com seus discípulos e uma grande multidão.
O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo,
estava sentado à beira do caminho.
47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno,
estava passando, começou a gritar:
'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!'
48Muitos o repreendiam para que se calasse.
Mas ele gritava mais ainda:
'Filho de Davi, tem piedade de mim!'
49Então Jesus parou e disse: 'Chamai-o'.
Eles o chamaram e disseram:
'Coragem, levanta-te, Jesus te chama!'
50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus.
51Então Jesus lhe perguntou:
'O que queres que eu te faça?'
O cego respondeu: 'Mestre, que eu veja!'
52Jesus disse: 'Vai, a tua fé te curou'.
No mesmo instante, ele recuperou a vista
e seguia Jesus pelo caminho.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mc 10, 46-52
Existem muitas pessoas que passam por sérias dificuldades e sofrimentos, que resultam em exclusão social. O Evangelho de hoje nos mostra uma realidade muito triste: a maioria das pessoas que são excluídas da sociedade também são excluídas da Igreja e do próprio relacionamento com Deus. Vemos que os seguidores de Jesus, que deveriam contribuir com ele para que houvesse a inclusão de todos no Reino são os primeiros que excluem o cego Bartimeu, pois querem que ele se cale. O Evangelho de hoje exige de todos nós um sério exame de consciência sobre os nossos valores e sobre a forma como nós vemos a religião e o seguimento de Jesus para que, em nome dele, não excluamos ninguém. O Mestre chama, conduzamos até ele.
Fonte CNBB



JESUS CURA O CEGO BARTIMEU Mc 10,46-52
HOMILIA

Olá queridos irmão! Espero que esteja bem, com a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mais uma vez estou aqui para dividir com você mais um trecho da palavra de Deus, é com alegria que quero fazê-lo.
            Bem, o texto nos traz a refletir e observar Bartimeu; vejamos suas caracteristicas: cego, mendigo, filho de Timeu, ou seja, uma pessoa excluída socialmente, porém, quando percebe que Jesus se aproxima não se cala, percebe que é sua chance de receber o milagre da cura. Não se acomoda, ao contrário, tenta chamar a atenção de Jesus clamando “Jesus, Filho de Davi”, porém, ele é repreendido, mas mesmo assim, não se cala; ele grita e clama a Jesus, “Filho de Davi, tem misericórdia de mim”, e no momento em que Jesus o chama, ele Lança de si a capa, levanta-se de um salto e vai ter com Jesus dizendo “Mestre que torne a ver” Jesus o liberta da escuridão.
            Assim como Bartimeu, muitos de nós estamos vendo Jesus passar e estamos sendo afastados dele pela multidão que nos repreende, porém, uma multidão bem diferente, ou seja, multidão de problemas, estresse, depressão, desanimo, falta de fé, enfim, inumeras circunstâncias que tendem a nos reprimir e nos impedir a chegarmos a Jesus, mas como Bartimeu, devemos clamar, buscar e gritar “Jesus, Olhe para mim”, “Jesus, por favor, ouça minhas preces”, “Jesus, ajude-me”, pois da mesma forma, que ouviu Bartimeu, ele nos ouvirá e nos chamará para perto de si.
            Assim como fez Bartimeu, devemos lançar fora a capa; a capa do comodismo, da preguiça, da dúvida, do individualismo e irmos até Jesus, pois ele nos aguarda de braços abertos, a fim de nos ensinar, auxiliar e abençoar. Devemos lançar fora a capa do passado e nos renovar em Cristo Jesus, para que possamos gerar intimidade, e podermos chamá-lo de “Mestre”.
            Aproveite esse momento, e sinta a presença de Deus, sinta-o passando em sua vida, aproveitem queridos e Clamem à Ele, lançando de sobre si a capa das dúvidas, da falta de Fé, e permita que Ele apodere-se de seu viver.
Pai, dá-me forças para lutar contra a cegueira que me impede de reconhecer teu amor misericordioso manifestado em Jesus. Faze com que eu veja!
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário