Pai,
coloca-me bem junto
de teu Filho Jesus,
para que as forças do mal
não prevaleçam contra mim
nem me mantenham prisioneiro
de seu poder opressor.
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Verde. 4ª-feira da 13ª Semana Tempo Comum
Evangelho - Mt 8,28-34
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São
Mateus 8,28-34
Naquele tempo:
28Quando Jesus chegou à outra margem do lago,
na região dos gadarenos,
vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio,
saindo dos túmulos.
Eram tão violentos,
que ninguém podia passar por aquele caminho.
29Eles então gritaram:
'O que tens a ver conosco, Filho de Deus?
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?'
30Ora, a certa distância deles,
estava pastando uma grande manada de porcos.
31Os demônios suplicavam-lhe:
'Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos.'
32Jesus disse: 'Ide.'
Os demônios saíram, e foram para os porcos.
E logo toda a manada atirou-se monte abaixo
para dentro do mar, afogando-se nas águas.
33Os homens que guardavam os porcos fugiram
e, indo até à cidade, contaram tudo,
inclusive o caso dos possuídos pelo demônio.
34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus.
Quando o viram,
pediram-lhe que se retirasse da região deles.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB
Reflexão - Mt 8,
28-34
Apesar de toda evidência do amor de Jesus, existem pessoas
que não o aceitam, e fazem isso porque consideram a aceitação de Cristo e de
suas exigências como perda de algo a que estão apegados como uma verdadeira
idolatria. Para os gadarenos, parece que é melhor ficar com os porcos, mesmo
que seja com o diabo junto, do que aceitar um irmão resgatado e reconhecer a
manifestação do amor salvífico de Deus. De fato, rejeitar Jesus em vista de
algum bem material constitui-se em uma atitude diabólica, uma verdadeira
idolatria.
Fonte CNBB
JESUS CURA DOIS
HOMENS Mt 8,28-34
HOMILIA
Na época de Jesus, muitas enfermidades internas eram interpretadas
como possessões demoníacas. Por isso, para eles, o sinal mais evidente da
chegada do Reino era a vitória sobre essas forças do mal que provocava muito
sofrimento. Esses demônios faziam o homem escravo e viver fora da realidade,
como morar em cemitério, ser agressivo, quebrar grilhões e ferindo-se.
No Evangelho de Marcos, anterior ao de Mateus, esta
narrativa está mais desenvolvida. Aí, o núcleo é o homem que foi libertado do
demônio e passou a anunciar os feitos de Jesus. O demônio é associado à Legião,
divisão militar romana. Mateus o omite. E nada diz sobre os dois homens que
foram libertados. As multidões que acorrem da cidade vêm para ver Jesus e não
os homens libertados, como em Marcos. O interesse de Mateus é a manifestação de
poder de Jesus, de maneira a fortalecer a confissão de fé messiânica, da
tradição do judaísmo. Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus (os próprios
demônios o confessam) que vem com poder para derrotar os demônios. Pois ele
sabe tudo sobre a origem, o poder e a ação de Jesus. Sabe e conhece os relatos
das curas que Cristo realizava, por isso O pergunta: Filho de Deus, o que o
senhor quer de nós? O senhor veio aqui para nos castigar antes do tempo? Se o
senhor vai nos expulsar, nos mande entrar naqueles porcos!
Em duas palavras: Pois vão!, Jesus responde e suas palavras
produzem efeito. O homem fica curado. Jesus ao curá-lo devolve o direito de
convívio com a comunidade, realizando assim a chegada do Reino também para quem
não acreditava. Assim, se entende que a salvação não é somente para um povo ou
uma religião, é para todos. Quanto aos prejuízos causados pela morte dos porcos
devido à expulsão dos demônios, quero crer que foi por misericórdia para com os
donos desses animais, que Jesus permitira lhes sobreviesse o prejuízo. É que
eles se achavam absorvidos em coisas terrestres, e não se importavam com os
grandes interesses da vida espiritual. Cristo desejava quebrar o encanto da
indiferença egoísta, a fim de Lhe poderem aceitar a graça que redime e salva
proporcionando-lhes a vida eterna. E a atitude dos moradores ao expulsarem
Jesus da sua região, foi uma recusa total da salvação trazida por Jesus. Oxalá,
reconhecendo o poder de Jesus, o projeto de vida eterna em nossas vidas pela
Força e o Poder do Filho de Deus gritemos como aqueles endemoniados e peçamos a
Deus a graça de acolhermos o projeto de Jesus que é o projeto de vida eterna.
Fonte Padre Bantu Mendonça
Katchipwi Sayla
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