sexta-feira, 3 de maio de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 15,9-17 - 05.05.2024

 Liturgia Diária


5 – DOMINGO 

6º DA PÁSCOA


(branco, glória, creio – 2ª semana do saltério)



Evangelho: João 15,9-17

No amor do Pai e do Filho, somos convidados a permanecer, guardando seus mandamentos. Amemo-nos uns aos outros como Ele nos amou, dando a vida por nós. Amizade divina nos chama a produzir frutos duradouros. Ora, amemo-nos, pois este é o mandamento.


João 15,9-17(Bíblia de Jerusalém)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9. Como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei no meu amor.

10. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.

11. Disse-vos estas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.

12. O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.

14. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.

16. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, fui eu que vos escolhi a vós e vos designei para irdes e produzirdes fruto, e o vosso fruto permaneça. Ora, assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos concederá.

17. Isto vos ordeno: que vos ameis uns aos outros. Palavra da Salvação.


Reflexão:

"O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15,12)


O trecho de João 15,9-17 ressalta a importância do amor, da obediência e da amizade nos ensinamentos de Jesus. Ele nos convida a permanecer no amor mútuo, seguindo os mandamentos divinos, e nos lembra que o maior ato de amor é sacrificar-se pelos amigos. Jesus estabelece uma relação de amizade com seus seguidores, elevando-os de servos a amigos, e confiando-lhes a missão de produzir frutos duradouros. Essa passagem nos inspira a cultivar relações baseadas no amor e na fidelidade aos ensinamentos de Cristo, buscando sempre o bem do próximo e vivendo em comunhão uns com os outros.


HOMILIA

Uma Jornada de Amizade com Cristo


Caros irmãos e irmãs,


Neste Evangelho de João (15,9-17), somos imersos no profundo oceano do amor divino. Jesus, com palavras simples e penetrantes, revela o cerne de sua mensagem: o mandamento do amor. Não um amor comum, mas o amor sacrificial que Ele mesmo exemplifica ao dar a própria vida por nós.

Permanecer no amor de Cristo não é uma tarefa simples, é uma jornada exigente que nos chama à fidelidade aos seus ensinamentos. Ele nos convida a uma amizade íntima, onde não somos mais apenas servos, mas amigos, escolhidos por Ele para dar frutos que permaneçam.

O amor de Cristo é radical, desafiador e transformador. Ele não conhece limites, não faz distinção de pessoas e transcende as fronteiras do entendimento humano. Ele nos impulsiona a amar não apenas com palavras, mas com ações concretas, a ponto de estarmos dispostos a dar a própria vida pelos outros.

Ao vivermos esse amor, experimentamos a plenitude da alegria que Jesus promete. Uma alegria que não é superficial, mas que brota do âmago do nosso ser, da certeza de que somos amados por Ele e chamados a amar como Ele amou.

No entanto, essa jornada de amor não é isenta de desafios. Seremos confrontados com nossas próprias limitações, com a tentação do egoísmo e com as dificuldades de perdoar e acolher. Mas é na perseverança e na confiança na graça de Deus que encontramos forças para prosseguir.

Queridos amigos, que possamos nos comprometer hoje a trilhar essa jornada de amor com Cristo. Que possamos nos deixar transformar por esse amor que nos chama a sermos amigos, a darmos frutos e a amarmos uns aos outros como Ele nos amou. Que o Espírito Santo nos guie nessa jornada, fortalecendo-nos e sustentando-nos em cada passo do caminho.

Que assim seja. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário