segunda-feira, 13 de maio de 2024

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 17,11-19 - 15.05.2024

 Liturgia Diária


15 – QUARTA-FEIRA 

7ª SEMANA DA PÁSCOA


(branco, pref. da Ascensão – ofício do dia)



Evangelho: João 17,11-19

"Na comunhão divina, somos guardados pelo nome do Pai. Unidos na verdade, somos enviados ao mundo, não pertencendo a ele. Confiados à proteção divina, enfrentamos o ódio do mundo, consagrados para viver a plenitude da alegria divina."


João 17,11-19 Bíblia de Jerusalém:

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos para o céu e rezou, dizendo: 11. «E eu já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um como nós. 

12. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 

13. Mas agora, vou para junto de ti. E digo estas coisas no mundo, para que tenham em si mesmos a minha alegria em plenitude. 

14. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque não são do mundo, como eu também não sou. 

15. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 

16. Eles não são do mundo, como eu também não sou. 

17. Consagra-os na verdade: a tua palavra é verdade. 

18. Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 

19. E por eles eu me consagro, para que eles também sejam consagrados na verdade.» - Palavra da Salvação.


Reflexão: 

"Consagra-os na verdade: a tua palavra é verdade." (João 17:17)


Neste trecho, Jesus ora ao Pai, pedindo que proteja seus discípulos no mundo, enquanto Ele próprio se prepara para deixá-lo. Ele reconhece a tensão entre seus seguidores e o mundo, destacando a necessidade de proteção divina contra as influências malignas. A oração de Jesus também revela seu profundo desejo de que seus seguidores permaneçam unidos na verdade e sejam fortalecidos pela sua palavra. Esta passagem nos convida a refletir sobre a importância da proteção espiritual e da busca pela verdade em meio às adversidades do mundo.


HOMILIA

"Na Comunhão Divina: Guardados e Enviados"


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Hoje, o Evangelho nos convida a mergulhar nas profundezas da oração de Jesus, registrada no capítulo 17 do Evangelho de João. Neste trecho, encontramos uma verdadeira fonte de sabedoria espiritual, onde Jesus ora ao Pai pela proteção e consagração dos seus discípulos.

Jesus inicia sua oração com uma afirmação que ecoa através dos tempos: "Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste" (João 17:11). Aqui, somos imediatamente envolvidos pela intimidade divina, onde a segurança dos discípulos é confiada à guarda do Pai. É um lembrete poderoso de que, em meio às tempestades da vida, somos guardados pelo nome do Altíssimo.

Contudo, essa proteção não nos isola do mundo; somos enviados a ele, como Jesus mesmo reconhece: "Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo" (João 17:18). Estas palavras ressoam em nossos corações como um chamado à ação. Não somos chamados a nos retirar do mundo, mas a mergulhar nele, imbuídos da verdade e do amor de Cristo.

Mas como podemos permanecer firmes diante das adversidades do mundo? Jesus oferece a resposta: "Consagra-os na verdade: a tua palavra é verdade" (João 17:17). Aqui reside a essência da nossa fortaleza espiritual: a verdade divina. É pela verdade do Evangelho que somos consagrados e capacitados a enfrentar as mentiras e ilusões deste mundo transitório.

No entanto, não estamos sozinhos nesta jornada. Jesus mesmo intercede por nós, como ele declara: "E por eles eu me consagro, para que eles também sejam consagrados na verdade" (João 17:19). Que consolo profundo saber que o próprio Cristo se consagra por nós, garantindo nossa santificação na verdade eterna.

Assim, queridos irmãos e irmãs, que possamos nos sentir revigorados pela oração de Jesus. Que possamos nos entregar à proteção do Pai, enquanto nos lançamos ao mundo com coragem e convicção. Que possamos permanecer firmes na verdade do Evangelho, confiando na intercessão constante de nosso Senhor. Amém.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

#evangelho #homilia #reflexão #católico #evangélico #espírita #cristão

#jesus #cristo #liturgia #liturgiadapalavra #liturgia #salmo #oração

#primeiraleitura #segundaleitura #santododia

Nenhum comentário:

Postar um comentário