quinta-feira, 15 de junho de 2023

LITURGIA E HOMILIADIÁRIA - Evangelho: Mateus 11,25-30 - 16.06.2023

Liturgia Diária


16 – SEXTA-FEIRA 

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


(branco, glória, creio, prefácio próprio – ofício da solenidade)



Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19).


Com alegria nos reunimos para a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, celebração que revela o amor infinito de Deus por nós. Elevemos nosso hino de louvor ao Pai pela fidelidade e misericórdia do divino Coração de seu Filho.


Evangelho: Mateus 11,25-30


Aleluia, aleluia, aleluia.


Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, / que sou de manso e humilde coração (Mt 11,29). – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – 25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: Mateus 11,25-30

«Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso»


Rev. D. Antoni DEULOFEU i González

(Barcelona, Espanha)

Hoje, quando estamos cansados dos afazeres de cada dia - porque todos temos cargas pesadas e às vezes difíceis de suportar - pensemos nas palavras de Jesus: «Vinde a mim, vós todos que estais cansados dos fardos, e eu vos aliviarei» (Mt 11,28). Repousemos n’Ele, que é o único que nos pode descansar de tudo o que nos preocupa e assim encontrar a paz e todo o amor que nem sempre o mundo nos dá.


O descanso autenticamente humano necessita de uma dose de “contemplação”. Se elevarmos os olhos ao céu e rogarmos com o coração e, formos simples, com certeza encontraremos e veremos Deus, porque Ele está aqui («Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu»: Mt 11,25). Mas não só está aqui, encontremo-Lo também no “suave jugo” das pequenas coisas de cada dia: no sorriso daquele menino cheio de inocência, no olhar agradecido daquele enfermo que visitámos, nos olhos daquele pobre que pede a nossa ajuda, a nossa bondade…


Repousemos todo o nosso ser e confiemos plenamente em Deus que é a nossa única salvação e salvação do mundo. Tal como recomendava S. João Paulo II, para repousar verdadeiramente, é necessário dirigir «um olhar cheio de gozosa complacência [ao trabalho bem feito]: um olhar “contemplativo”, que já não aspira a novas obras, mas antes a gozar da beleza do que se realizou» na presença de Deus. A Ele, além do mais, devemos dirigir uma acção de graças: tudo nos vem do Altíssimo e, sem Ele, nada poderíamos fazer.


Precisamente, um dos grandes perigos atuais é que «o nosso é um tempo de contínuo movimento, que frequentemente desemboca no ativismo, com o fácil risco do “fazer por fazer”. Devemos resistir a esta tentação procurando antes “ser” do que “fazer” (S. João Paulo II). Porque, na realidade, como nos diz Jesus, uma só coisa é necessária. (cf. Lc 10,42): «Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus (…), e encontrareis descanso para as vossas almas.» (Mt 11,29).


Pensamentos para o Evangelho de hoje

«O Senhor crucificado é um testemunho insuperável de amor paciente e de humilde mansidão» (S. João Paulo II)


«Só contemplando a humanidade sofredora de Jesus poderemos tornar-nos mansos, humildes, ternos como Ele. Não há outro caminho» (Francisco)


«(...) o Sagrado Coração de Jesus, trespassado pelos nossos pecados e para nossa salvação é considerado sinal e símbolo por excelência... daquele amor com que o divino Redentor ama sem cessar o eterno Pai e todos os homens» (Catecismo da Igreja Católica, nº 478)

Fonte https://evangeli.net/


Em Jesus podemos descansar nossa alma

HOMILIA

 

Nesta sextaa-feira, 23 de junho de 2017, o padre Bruno Costa celebrou a Santa Missa votiva a São Miguel Arcanjo, às 20h no Santuário do Pai das Misericórdias.


O sacerdote disse que é dentro do Coração de Jesus que alcançamos o verdadeiro descanso da nossa alma: “Toda liturgia de hoje diz de uma realidade de muitos que se encontram abatidos e cansados, por isso, a Palavra de hoje diz para nós que estamos cansados, fatigados e sobre os pesos dos nossos fardos para irmos para Jesus, porque n’ Ele encontramos descanso. É em Jesus que encontramos descanso, portanto não podemos nos acostumar de sermos de Deus.

No nosso cansaço e abatimento, o lugar de descanso da nossa alma é na oração e na busca do amor de Deus por nós. Mesmo em meio as dificuldades, não podemos deixar de buscar o Senhor na oração. Temos que aguentar firmes, porque o Cristo vitorioso está ao meu lado. Tenhamos firme confiança em Deus”.


O Evangelho é de São Mateus: “Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: ‘Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve'(Mt 11,25-30)”.

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário