quinta-feira, 8 de junho de 2023

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Marcos 12,35-37 - 09.06.2023

Liturgia Diária


9 – SEXTA-FEIRA 

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA, PRESBÍTERO


(branco, pref. comum, ou dos pastores – ofício da memória)



Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos de sua mensagem.


José nasceu nas Ilhas Canárias, território espanhol, em 1534 e faleceu em Vitória, Espírito Santo, em 1597. Sacerdote jesuíta, ficou conhecido como “apóstolo do Brasil” por sua atuação missionária. Com um espírito disponível para a missão, empregou toda a sua criatividade para evangelizar os povos indígenas do Brasil, dos quais foi defensor absoluto. A seu exemplo, tenhamos disponibilidade para levar a luz e o auxílio de Deus aos pobres e doentes.


Evangelho: Marcos 12,35-37


Aleluia, aleluia, aleluia.

Quem me ama realmente guardará minha Palavra / e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos – Naquele tempo, 35Jesus ensinava no templo, dizendo: “Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é filho de Davi? 36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. 37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” E uma grande multidão o escutava com prazer. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: Marcos 12,35-37

«Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés»


P. Josep LAPLANA OSB Monje de Montserrat

(Montserrat, Barcelona, Espanha)

Hoje, o judaísmo ainda sabe que o Messias tem de ser “o filho de Davi” e deve inaugurar uma nova era do reinado de Deus. Os cristãos “sabemos” que o Messias filho de Davi é Jesus Cristo, e que este reino tem começado já incoativamente –como semente que nasce e cresce- e se fará realidade visível e radiante quando Jesus volte no final dos tempos. Mas agora já Jesus é o filho de Davi e nos permite viver “na esperança” os bens do reino messiânico.

O título “Filho de Davi” aplicado a Jesus Cristo forma parte da medula do Evangelho. Na Anunciação, a Virgem recebeu esta mensagem: «Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó» (Lc 1,32-33). Os pobres que pediam a sanação a Jesus clamavam: «Filho de Davi, tem compaixão de mim!» (Mc 10,48). Na sua entrada solene em Jerusalém, Jesus foi aclamado: «O Bendito o Rei?que vai começar, o reino de Davi, nosso pai!» (Mc 11,10). O antiquíssimo livro da Didaké agradece a Deus «a vinha santa de Davi, teu servo, que nos tem dado a conhecer por meio de Jesus, teu servo».

Mas Jesus não é só filho de Davi, senão também Senhor. Jesus o afirma solenemente ao citar o Salmo davídico 110, cita incompreensível para os judeus: pois resulta impossível que o filho de Davi seja “Senhor” de seu pai. São Pedro, testemunha da ressurreição de Jesus, viu claramente que Jesus tinha sido constituído “Senhor de Davi”, porque «Davi morreu e foi sepultado, seu sepulcro ainda se conserva entre nós (...). A este Jesus Deus o tem ressuscitado, e disso somos testemunha todos nós» (Ac 2,14).

Jesus Cristo, «nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne, que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos» como diz São Paulo (Rm 1,3-4), tem se convertido no foco que atrai o coração de todos os homens, e assim, mediante a sua atração suave, exerce seu senhorio entre todos os homens que se dirigem a Ele como amor e confiança.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

« Se queremos pedir que o reino de Deus desça sobre nós, pedimo-lo com o poder da Palavra: que eu possa ser afastado da corrupção, que eu possa ser libertado da morte e das cadeias do erro» (São Gregório de Nissa)

«Em disputa com os fariseus, o próprio Jesus dá ao Salmo 110 uma nova interpretação. O verdadeiro Messias não é o filho de David, mas o `Senhor de David´; ele não se senta no trono de David, mas no trono de Deus» (Bento XVI)

«O próprio Jesus confirma que Deus é o único Senhor´, e que é necessário amá-Lo com todo o coração, com toda a alma, com todo o entendimento e com todas as forças. Ao mesmo tempo, dá a entender que Ele próprio é o Senhor´. Confessar queJesus é o Senhor´ é próprio da fé cristã. Isso não vai contra a fé num Deus Único (...)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 202)

Fonte https://evangeli.net/


JESUS É DA DESCENDÊNCIA DE DAVID Mc 12,35-37

HOMILIA


A compilação final do Primeiro Testamento, no período do pós-exílio, sob o poder dos sacerdotes sadoquitas, faz convergir a história da salvação para Davi e para o templo de Jerusalém. Nesta perspectiva, surge a tradição messiânica. Aproveitando esta expectativa, Jesus vai ao templo e começa a ensinar. E faz a seguinte pergunta: Como os mestres da lei dizem que Cristo é filho de Davi?


Jesus apontou para uma questão aparentemente sem resposta. Mas ele mesmo responde citando as palavras do Rei David: O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés’ Olhemos com cuidado o que Davi está dizendo: O Senhor disse ‘ao meu Senhor.


As palavras citadas no Salmo 110.1. Em se falando da expectativa do Senhor que vem David chama Senhor à Cristo, o Ungido do Senhor. Portanto, Davi está a falar do Senhor dele quando se refere ao esperado Cristo.


Com esta pergunta, Jesus leva os mestres da lei a um impasse. O Messias não podia ser meramente “filho de Davi”, se Davi O chamou de “Senhor”. Segue: o verdadeiro “Cristo” (Messias) deveria ser mais do que somente um descendente de Davi.


A Epístola aos Hebreus nos revela a visão dos apóstolos. O escritor da Epístola apresenta-nos Jesus como sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, sacerdócio sem início, sem fim.


Segundo a visão de Hebreus, Jesus, descendente de Davi, representava as duas linhas em uma pessoa só: Filho de Davi e Sacerdote.


O escritor de Hebreus começa seu esboço com as palavras: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou nestes últimos dias pelo Filho.


De muitas maneiras Deus havia falado, e muitas faíscas de luz já foram vistas pelos antigos. Havia uma ampla visão, embora desconectada, Daquele que viria da parte de Deus. Hoje, Deus nos fala pelo Filho, segundo a carne descendente de Davi, mas perante Deus sacerdote segundo a ordem de Melquesideque, sacerdócio sem início e sem fim (Hebreus 5.1-10). Sem a dimensão sacerdotal de Jesus, ele se torna um mero herói fracassado. Como nosso sumo-sacerdote, Ele pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção.


Os mestres da lei não aceitaram ouvir Jesus sendo chamado Filho de Davi. Pois a expressão lhes designava o Cristo, o ungido do Senhor. Apesar de Jesus já lhes haver demonstrado que O Filho de Davi também era o Senhor de Davi. Eles não souberam contestá-lo porque na verdade Jesus é Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque. Ele é o Eterno Sacerdote.

Fonte https://homilia.cancaonova.com/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário