sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 4,21-30 - 30.01.2022

Liturgia Diária


30 – DOMINGO  

4º DO TEMPO COMUM


(verde, glória, creio – 4ª semana do saltério)



Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor (Sl 105,47).


A Eucaristia nos torna comunidade profética a serviço do Evangelho. Somos consagrados pelo Senhor e convidados a continuar seu caminho, marcado pelo amor que tudo crê, suporta e espera. Com fé, esperança e caridade, celebremos a páscoa de Jesus, assumindo o anúncio da graça e da justiça de Deus em meio às dificuldades da missão.


Evangelho: Lucas 4,21-30


Aleluia, aleluia, aleluia.


Foi o Senhor quem me mandou / Boas Notícias anunciar; / ao pobre, a quem está no cativeiro, / libertação eu vou proclamar! (Lc 4,18) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, estando Jesus na sinagoga, começou a dizer: 21“Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” 23Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. 24E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: Lucas 4,21-30

«Nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra»


+ P. Pere SUÑER i Puig SJ

(Barcelona, Espanha)

Hoje, neste quarto domingo do Tempo Comum, a liturgia continua a apresentar-nos Jesus a falar na sinagoga de Nazaré. Prossegue na continuação do Evangelho do passado Domingo, no qual Jesus lia na sinagoga a profecia de Isaías: «O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos (...)» (Lc 4,18-19). Jesus, ao acabar a leitura, afirma sem rodeios que esta profecia se cumpre n’Ele.


O Evangelho comenta que os de Nazaré estranhavam que dos seus lábios saíssem aquelas palavras de graça. O facto de que Jesus fosse bem conhecido dos nazarenos, já que tinha sido seu vizinho durante a infância e juventude, não facilitava a sua predisposição para aceitarem que era um profeta. Lembremos a frase de Natanael: «De Nazaré pode sair algo de bom?» (Jo 1,46). Jesus censura a sua incredulidade, lembrando que: «Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra» (Lc 4,24). E cita-lhes o exemplo de Elias e de Eliseu, que fizeram milagres para os forasteiros, mas não para os seus concidadãos.


Mas a reacção dos nazarenos foi violenta. Queriam atirá-lo para um precipício. Quantas vezes pensamos que Deus tem que realizar as suas acções salvadoras adaptando-se aos nossos grandiloquentes critérios! Ofende-nos que se sirva do que nós consideramos pouca coisa. Gostaríamos de ter um Deus espectacular. Mas isso é próprio do tentador, no pináculo: «Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo» (Lc 4,9). Jesus Cristo revelou-se como um Deus humilde: o Filho do homem «não veio para ser servido, mas para servir» (Mc 10,45). Imitemo-Lo. Para salvar as almas, não é necessário ser grande como São Xavier. A humilde Teresa do Menino Jesus é sua companheira, como padroeira das missões.


Pensamentos para o Evangelho de hoje

«Assim, toda alma, privada da virtude e do conhecimento de Deus, ao receber a palavra divina, aprende a alimentar a palavra com o pão das virtudes e a regar a ciência da virtude com a fonte da vida» (S. Basílio Magno)


«Coragem, Deus está sempre a te abençoar, pois caminha contigo. Precisamente pelo dom do Espírito, Jesus fará com que os fiéis participem da sua comunhão filial e da sua intimidade com o Pai» (São João Paulo II)


«No Antigo Testamento, os profetas anunciaram que o Espírito do Senhor repousaria sobre o Messias esperado (cf. Is 11,2), em vista da sua missão salvífica. A descida do Espírito Santo sobre Jesus, aquando do seu baptismo (…) foi o sinal de que era Ele o que havia de vir, de que era o Messias, o Filho de Deus» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.286)

Fonte https://evangeli.net/


JESUS EM NAZARÉ Lc 4,24-30

HOMILIA


Depois de Jesus ter andado pelas aldeias da redondeza, toma o firme propósito de ir à sua terra natal. Ele que curara os cegos, fizera andar os coxos e aleijados, fizera falar os mudos, ressuscitará os mortos, pregara a boa nova, a libertação aos oprimidos e anunciara um ano novo da graça do Senhor, vemo-lo interrogado pelos seus conterrâneos.


À estas perguntas Ele responde com firmeza, enfrentando a todos. Sua maior preocupação não é granjear simpatias ou privilégios, como estavam habituados os mestres dos templos e sinagogas dos fariseus que visitava.   


Ao citar Elias e a viúva de sarepta, Eliseu e Naamá, Jesus, antes desejava se fazer compreender e entender por todos pregando a verdade que as Escrituras continham. Alías, Ele é o novo Elias, é o novo Eliseu em cuja a Lei e os Profetas encontram o pleno cumprimento.


Suas palavras são incisivas e firmes, e até certo ponto rudes. Recorrendo ao que diz a Sagrada Escritura afirmando diz aos que o menosprezavam: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. E diante deles estava quem é maior do que Jonas, o conhecido como profeta. Portanto, Jesus desafia tudo e todos. Ele é o sinal de contradição entre os que estão na sinagoga. Pois aí a religião era levada de modo tardio. Muitas vezes ao invés de salvar, libertar o homem, escravizava-o. A nova religião trazida por Jesus tem como fundamento o amor, a misericórdia. O que desencadeia no ódio e na perseguição não só contra as Suas palavras, mas também na Sua própria vida.


Todos desejavam mata-lo, mesmo os que alguns momentos antes o louvavam pela sua sabedoria. Jesus, porém, passando por meio deles, retirou-se seguindo o seu caminho porque ainda não tinha chegado a sua hora de partir deste mundo para o Pai.


O que podemos tirar e ver na atitude de Jesus? Primeiro é que é impossível agradar a todos. Segundo, não importam as contrariedades. O importante é  fidelidade e firmeza nas posições que agradem a Deus, mesmo que muitas vezes desagradem aos homens. O Cristão deve ser firme em suas posições como Jesus é o seu Mestre. Pois Ele mesmo nos disse: ao discípulo, basta ser como o seu mestre. E se o nosso mestre é o Mestre da Glória, um dia com Ele seremos glorificados.

Fonte https://homilia.cancaonova.com/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA

Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário