terça-feira, 26 de junho de 2018

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Mateus 16,13-19 - 01.07.2018

Liturgia Diária

DIA 1º – DOMINGO   
SÃO PEDRO E SÃO PAULO

(vermelho – ofício da solenidade)

Somos felizes por nos reunirmos para celebrar a solenidade dos apóstolos Pedro e Paulo, que plantaram a Igreja e a regaram com o próprio sangue. Por diferentes meios, os dois combateram o bom combate da fé; unidos pelo martírio, recebem, em toda a terra, igual veneração. Nossa ação de graças a Deus também pela vida do papa Francisco e por sua missão de promover o espírito de unidade e reconciliação na Igreja espalhada pelo mundo.

Evangelho: Mateus 16,13-19

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus

– Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

– Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: Mateus 16,13-19
«Somente crê»

Fray Valentí SERRA i Fornell
(Barcelona, Espanha)

Hoje, são Marco nos apresenta uma avalancha de necessitados que se aproxima a Jesus Salvador procurando consolo e saúde. Inclusive, aquele dia abriu-se passo entre a multidão um homem chamado Jairo; o chefe da sinagoga, para implorar pela saúde de sua filhinha: «Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe as mãos sobre ela para que fique curada e viva!» (Mc 5,23).

Quem sabe se aquele homem já não conhecia de vista a Jesus, de vê-lo frequentemente na sinagoga e, achando-se tão desesperado, decidiu invocar sua ajuda. De todas as formas, Jesus captando a fé daquele pai afligido acedeu à petição, só que enquanto se dirigia a sua casa chegou a notícia de que a menina tinha morrido e que era inútil incomodá-lo: «Tua filha morreu. Por que ainda incomodas o mestre?» (Mc 5,35).

Jesus, dando-se conta da situação, pediu a Jairo que não se deixara influir pelo ambiente pessimista, lhe dizendo: «Não tenhas medo, somente crê» (Mc 5,36). Jesus lhe pediu aquele pai uma fé maior, capaz de ir além das dúvidas e do medo. Ao chegar à casa de Jairo, o Messias retornou a vida à menina com as palavras: «Talitá kum, que quer dizer: ‘Menina, eu te digo, levanta-te’» (Mc 5,41).

Também nós deveríamos ter mais fé, aquela fé que não duvida diante das dificuldades e provas da vida e, que sabe madurar na dor através de nossa união com Cristo, tal como nos sugere o papa Bento XVI, na sua encíclica Spe Salvi (Salvados pela esperança): «O que cura o homem não é esquivar o sofrimento e fugir diante a dor, senão a capacidade de aceitar a tribulação, madurar nela e, achar nela um sentido mediante a união com Cristo, que sofreu com amor infinito».

© evangeli.net Associació Cultural M&M Euroeditors


A FÉ DE PEDRO Mt 16,13-19
HOMILIA

Quem dizem os homens que eu sou? Uns dizem que és João Baptista outros que és Elias ou um dos profetas. E vós, quem dizeis que eu sou?  Pedro tomando a palavras diz: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente .O apóstolo  conhecido por diversos nomes : Simão, como Pedro, como Simão Pedro como Kefas em nome dos doze, responde: Tu és o Cristo, Ungido, o Filho do Deus vivente.

O nome de Filho de Deus é uma expressão usada por Oséias em 2, 1: Aos filhos de Israel…se lhes dirá filhos do Deus vivo, o qual concorda perfeitamente com a frase de Mateus e a confissão de Marta: Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que vem a este mundo (Jo 11, 27).

Embora Pedro não soubesse o sentido das palavras que pronunciou, Jesus se serviu das mesmas para fundar sua Igreja.

Então tendo respondido Jesus disse-lhe: Bendito és Simão porque carne nem sangue te revelaram, mas o meu Pai o que está no céu. A carne e o sangue não te revelaram o que disseste. Foi o meu Pai nos céus que revelou o Filho a Pedro. Pois, descreve João em 6, 36: Todo aquele que o Pai me der virá a mim. Jesus considerou esta declaração de Pedro de tal importância que afirma duas coisas que sem dúvida transformarão a personalidade e o ministério do apóstolo.

E por isso te digo que tu és rocha e sobre esta rocha edificarei minha Igreja. E as portas do inferno não prevalecerão sobre ela

A) Tu és Pedro: Com esta primeira declaração, Jesus além de trocar o nome do apóstolo, que agora seria Kefas, como vemos nos primeiros escritos (Gálatas e 1Cor), significa seu novo ministério: ser fundamento de um edifício como a rocha era e é em todos os tempos.

B) Igreja: Sobre esta Rocha edificarei a minha Igreja. Jesus usa a palavra Igreja  que só aparece uma outra vez em Mateus 18, 17 com o significado de assembléia e nunca em outros evangelhos.

C) O Inferno: Esta Igreja que começou com Pedro-rocha será a última e eterna como reunião do povo eleito porque as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Se a afirmação de rocha como personalidade de Simão não fosse suficiente, Jesus persiste nos poderes e qualidades do seu apóstolo ao declarar seu papel primordial nessa grande assembléia dos eleitos, cuja perpetuidade descreve com palavras tomadas da tradição judaica. Fala dos portões do inferno. Como conclusão, podemos afirmar que a nenhum outro apóstolo foram dadas essas chaves que indicam o total domínio da Igreja. Pedro, além de ser a rocha sobre a qual o fundamento da fé que é Cristo, edificará sua Igreja terá as chaves para indicar quem deve ser incluído ou excluído. Estas chaves têm os seguintes significados:

a) O chefe do palácio era quem recebia as chaves (Is 22, 22) e, portanto era o dignatário de maior hierarquia.

b) Se ligadas ao parágrafo posterior, às chaves servem par abrir e fechar, para admitir a entrada dos dignos e para expulsar os indignos.

 c) Mas também, as chaves são o símbolo do ato de sentenciar questões religiosas como declarar lícita ou ilícita uma conduta.

Que cada um de nós saiba como Pedro professar a sua fé no Cristo Filho do Deus vivo, nada e alguém poderá prevalecer sobre nós.

Fonte https://homilia.cancaonova.com/


Leia também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário