quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - 05.01.2017

Primeiros dias do ano - 05 de janeiro do Natal
5 de Janeiro de 2017
Cor: Branco

Evangelho - Jo 1,43-51

Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,43-51

Naquele tempo:
43Jesus decidiu partir para a Galiléia.
Encontrou Filipe e disse:
'Segue-me'.
44Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse:
'Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei,
e também os profetas:
Jesus de Nazaré, o filho de José'.
46Natanael disse:
'De Nazaré pode sair coisa boa?'
Filipe respondeu: 'Vem ver!'
47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou:
'Aí vem um israelita de verdade,
um homem sem falsidade'.
48Natanael perguntou: 'De onde me conheces?'
Jesus respondeu:
'Antes que Filipe te chamasse,
enquanto estavas debaixo da figueira,
eu te vi'.
49Natanael respondeu:
'Rabi, tu és o Filho de Deus,
tu és o Rei de Israel'.
50Jesus disse:
'Tu crês porque te disse:
Eu te vi debaixo da figueira?
Coisas maiores que esta verás!'
51E Jesus continuou:
'Em verdade, em verdade, eu vos digo:
Vereis o céu aberto
e os anjos de Deus subindo e descendo
sobre o Filho do Homem.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Jo 1,43-51
«Vem e vê»

Hoje, Felipe nos dá uma grande lição ao acompanhar a Natanael até o Mestre. Age como o amigo que deseja compartilhar com outro o tesouro recém descoberto: «Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José.» (Jo 1,45). Rapidamente, com ilusão, quer acompanhá-lo com os demais, para que todos possam receber seus benefícios. O tesouro é Jesus Cristo. Ninguém como Ele pode encher o coração do homem de paz e felicidade. Se Jesus vive em teu coração, o desejo de compartilhá-lo se converterá em uma necessidade. Daqui nasce o sentido do apostolado cristão. Quando Jesus, mais tarde, nos convide a jogar as redes nos dirá a cada um de nós que devemos ser pescadores de homens, que são muitos os que necessitam a Deus, que a fome de transcendência, de verdade, de felicidade... Há Alguém que pode satisfazer completamente: Jesus Cristo. «Somente Jesus Cristo é para nós todas as coisas (…). Ditoso o homem que espera Nele!» (São Ambrósio).

Ninguém pode dar o que não tem ou o que ainda não recebeu. Antes de falar do Mestre, é necessário falar com Ele. Somente se o conhecemos bem e nos deixamos conhecer por Ele, estaremos em condições de apresentá-lo aos demais, tal como faz Felipe no Evangelho de hoje. Tal como têm feito tantos santos e santas ao longo da historia.

Tratar com Jesus, falar com Ele como um amigo, confessar com uma fé convencida: «Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel.» (Jo1,49), recebê-lo sempre na Eucaristia e visitá-lo com freqüência, escutar atenciosamente suas palavras de perdão... tudo isso nos ajudará a apresentá-lo melhor aos demais e a descobrir a alegria interior que produz o fato de que muitas outras pessoas o conheçam e o amem.
Rev. D. Rafel FELIPE i Freije 
(Girona, Espanha)
© evangeli.net M&M Euroeditors


EIS UM VERDADEIRO ISRAELITA João 1:43-51
HOMILIA

Uma das coisas fascinantes do evangelho de João, é que ele nos apresenta muitas histórias de vidas transformadas por Jesus. São vidas de pessoas simples com as quais podemos facilmente nos identificar. Uma dessas pessoas é Natanael.

Se tu ler cuidadosamente os 4 evangelhos perceberás que Natanael não é mencionado por Mateus, Marcos ou Lucas. João foi o único que se deu o trabalho de registrar algo sobre Natanael. Talvez porque a vida daquele homem aparentemente não significasse muita coisa, mas João é assim. Ele nos dá detalhes que os outros evangelistas não apresentam

Bom, analisemos hoje o chamado de Jesus a Natanael. Este incidente é um drama em três actos: o convite, a benção e a promessa.

No primeiro ato, Filipe encontra a Natanael e diz:

“… Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José”. João 1:45. Tu não precisas mais passar pela vida sem esperança. Ninguém precisa mais lhe humilhar. O sofrimento, a dor, o vazio do coração, tudo, chegou ao fim, porque achamos o Messias.

Este é o convite a uma nova experiência. Sair da morte para a vida, das trevas para a luz, da tristeza para a alegria. E note bem, o convite não vem diretamente de Jesus a Natanael. Filipe foi o instrumento que Deus usou para alcançar um homem perdido na confusão de suas limitações humanas.

Deus sempre usa instrumentos humanos para alcançar outros seres humanos. Primeiro tu tens um encontro pessoal com Cristo, sua vida muda e então você parte em busca de outras pessoas para contar as maravilhas que Jesus operou em sua vida. Quem diria que aquele dia, o testemunho fiel de Filipe levaria a notícia da vinda do Messias a todo Israel? E o que teria sido de Natanael se Filipe tivesse sentido medo de falar ou estivesse tão ocupado com outras coisas, que não tivesse tido tempo para procurar um amigo e falar de Jesus?

O chamado de Natanael nos ensina também a grande lição de que Jesus nunca buscou pessoas sem dúvidas, interrogações e questionamentos, portanto se você, neste momento, está lendo esta palestra com dúvidas, você é uma das pessoas que Jesus está buscando. Por que não abrir o coração para Ele?

Jesus viu Natanael aproximar-se. Aqui está a figura do Pai que viu o filho pródigo aproximar-se sujo, imundo e cheirando a porco. Jesus disse: “Eis um verdadeiro israelita”. Para entender isto, precisamos tirar luz do Velho Testamento. O primeiro israelita foi Jacó depois que Deus lhe mudou o nome. Jacó queria dizer usurpador, enganador, mentiroso, falsário. Mas a diferença do velho Jacó, em Natanael não há dolo, seu passado está completamente apagado. Suas raízes foram esquecidas. Sua história começou de novo. Esta é uma das coisas maravilhosas que o evangelho tem. Não importa quem foi você, nem como você viveu quando não conhecia a Cristo. Tua vida começa quando você entrega o coração a Jesus. Tu entendes? Neste momento, você pode ter todo seu passado apagado pela graça de Jesus.

Ele estava apenas reconhecendo o que Natanael era ou estava descrevendo o que pela sua graça poderia chegar a ser?

Na realidade, Deus viu Natanael antes dele nascer, desde o ventre de sua mãe. Ah querido, Deus conhece tudo. Às vezes, quando as sombras desta vida nos envolvem, quando tudo dá errado e nos sentimos sozinhos, a tendência humana é pensar: “Deus me abandonou, Ele se esqueceu de mim, Ele ignora o que está acontecendo comigo”. Mas isso não é verdade. Deus conhece você desde o momento de sua concepção e o melhor de tudo é que Ele tem um plano extraordinário para sua vida.

Mas tu precisas cair aos pés de Jesus como Natanael e exclamar: “Rabi tu és o filho de Deus, tu és rei de Israel”. Perceba estes dois conceitos que vão juntos, Filho de Deus e Rei.

Enquanto Natanael não reconhecia Jesus como Filho de Deus, por que iria adorá-Lo? No momento em que reconheceu a natureza divina do Filho, imediatamente O aceitou também como rei. É Jesus o rei de tua vida? Pense antes de responder: por que um rei, reina? Jesus reina absoluto e soberano em tua vida?

Que grande dia aquele para Natanael! De manhã não passava de um homem cético, preconceituoso, vazio, desajustado e sem perspectivas futuras. Mas Jesus o buscou através de Filipe. O achou, tocou sua vida, apresentou-lhe o convite, deu-lhe a benção e mostrou-lhe a promessa. Natanael caiu aos pés de Jesus e O reconheceu como Deus e Rei, e a partir daí, novos horizontes se abriram para o jovem israelita.

Estás sentado como Natanael? Teu coração treme mesmo não querendo? Tua mente luta para aceitar? Tuas dúvidas, interrogações e questionamentos parecem pedras que dificultam o caminho em direção a Jesus? Clame por ajuda, aí onde estás.
Fonte http://homilia.cancaonova.com/

Leia também:
Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário