quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mc 5,21-43 - 31.01.2017

3ª-feira da 4ª Semana do Tempo Comum
31 de Janeiro de 2017
S. João Bosco Presb, memória
Cor: Branco

Evangelho - Mc 5,21-43

Menina, levanta-te!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 5,21-43

Naquele tempo:
21Jesus atravessou de novo, numa barca,
para a outra margem.
Uma numerosa multidão se reuniu junto dele,
e Jesus ficou na praia.
22Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga,
chamado Jairo.
Quando viu Jesus, caiu a seus pés,
23e pediu com insistência:
'Minha filhinha está nas últimas.
Vem e pðe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!'
24Jesus então o acompanhou.
Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia.
25Ora, achava-se ali uma mulher
que, há doze anos, estava com uma hemorragia;
26tinha sofrido nas mãos de muitos médicos,
gastou tudo o que possuía,
e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais.
27Tendo ouvido falar de Jesus,
aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão,
e tocou na sua roupa.
28Ela pensava:
'Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada'.
29A hemorragia parou imediatamente,
e a mulher sentiu dentro de si
que estava curada da doença.
30Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele.
E, voltando-se no meio da multidão, perguntou:
'Quem tocou na minha roupa?'
31Os discípulos disseram:
'Estás vendo a multidão que te comprime
e ainda perguntas: 'Quem me tocou'?'
32Ele, porém, olhava ao redor
para ver quem havia feito aquilo.
33A mulher, cheia de medo e tremendo,
percebendo o que lhe havia acontecido,
veio e caíu aos pés de Jesus,
e contou-lhe toda a verdade.
34Ele lhe disse:
'Filha, a tua fé te curou.
Vai em paz e fica curada dessa doença'.
35Ele estava ainda falando,
quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga,
e disseram a Jairo:
'Tua filha morreu. Por que ainda incomodar o mestre?'
36Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga:
'Não tenhas medo. Basta ter fé!'
37E não deixou que ninguém o acompanhasse,
a não ser Pedro, Tiago e seu irmão João.
38Quando chegaram à casa do chefe da sinagoga,
Jesus viu a confusão
e como estavam chorando e gritando.
39Então, ele entrou e disse:
'Por que essa confusão e esse choro?
A criança não morreu, mas está dormindo'.
40Começaram então a caçoar dele.
Mas, ele mandou que todos saíssem,
menos o pai e a mãe da menina,
e os três discípulos que o acompanhavam.
Depois entraram no quarto onde estava a criança.
41Jesus pegou na mão da menina e disse:
'Talitá cum' - que quer dizer:
'Menina, levanta-te!'
42Ela levantou-se imediatamente e começou a andar,
pois tinha doze anos.
E todos ficaram admirados.
43Ele recomendou com insistência
que ninguém ficasse sabendo daquilo.
E mandou dar de comer à menina.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mc 5, 21-43
A pessoa de fé é aquela que acolhe a revelação divina e responde de forma positiva aos seus apelos. Quando a pessoa acolhe Jesus como sendo o Filho de Deus e procura responder de forma positiva a esta presença de Deus em sua vida, ela é constantemente movida ao encontro de Deus e passa a se beneficiar de suas graças e bênçãos. Mas quem não acolhe a revelação, não reconhece Jesus como o verdadeiro Deus presente no meio de nós, não vai ao seu encontro, não participa da sua vida e do seu projeto de amor e, consequentemente, não se beneficia de tudo aquilo que ele nos concede.
Fonte CNBB


O PODER DA FÉ EM JESUS Mc 5,21-43
HOMILIA

Estamos hoje diante de dois casos sobre os quais o poder de Deus na pessoa de Jesus se manifesta. Pois humanamente falando seria impossível, mas que pela fé em Jesus se tornam possíveis.
Jairo teve o privilégio de fazer uma oração na presença física do próprio Jesus. Poderia ousar dizendo que ele deu um passo certeiro, por ter sido feito com fé. Assim a minha e a tua oração deve ser um passo de fé: “em tudo porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas necessidades, pela oração e pela súplica, com ações de graça”. (Fl. 4:6). Jairo era uma pessoa muito importante, um dos principais da sinagoga e teve três ações diante de Jesus:
Jairo estava aflito, não sabia o que fazer, sua filhinha estava morrendo, então ele olha para Jesus. É preciso ser humilde e reconhecer que sem Deus nada podemos fazer (Jo. 15:5 “porque sem mim nada podeis fazer”). É preciso em primeiro lugar olhar para Jesus, saber que para Ele nada é impossível (Lc. 1:37). Jairo reconheceu isso e teve uma atitude de uma simplicidade ainda maior: prostrou-se diante de Jesus. Ele é o nosso rei, Ele é o nosso Mestre, devemos diariamente nos prostrar diante de Deus em oração. E prostrado diante de Jesus, Jairo suplicou: “Minha filhinha está à morte; vem impõe as mãos sobre ela, para que seja salva e viverá”.
O mais importante na oração de Jairo foi a certeza do poder de cura de Jesus: “vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva e viverá”, Ele tinha a certeza de que se Jesus impusesse as mãos sobre ela, a menina seria curada, se Jesus iria atender ou não, não dependia de Jairo, mas ele tinha fé no poder salvífico e de cura de Jesus. Isso é ter fé: é crer que Jesus pode!
Antes de ir à casa de Jairo para curar sua filha, no caminho, aconteceu um outro milagre. Uma mulher que sofria de hemorragia por doze anos, já tinha passado por vários médicos, piorando cada vez mais, e no meio daquela multidão, a mulher tocou-lhe as vestes, e ela dizia: “se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”, mais uma prova de fé, a mulher tinha certeza do poder de Jesus para curá-la. E no meio daquela multidão, Jesus pergunta: Quem me tocou? Então a mulher se prostrou diante de Jesus e declarou toda a verdade. Muitas pessoas, naquele momento, estavam tocando Jesus, mas Jesus percebeu que alguém tocou com fé, crendo no poder de Jesus. Hoje, muita gente busca a Jesus, tocá-lhe as vestes, mas falta a fé, apenas fruto desse cristianismo superficial, falta a certeza do poder de Jesus. E Ele disse: “Filha, a tua fé te salvou; vai te em paz e fica livre do teu mal”.
Fé é dar um passo de coragem e confiança. Jesus chega, então, na casa de Jairo, a situação estava ainda mais complicada, pois a menina já não estava mais doente, mas estava morta. Ninguém mais acreditava na possibilidade de um milagre: “tua filha já morreu; porque ainda incomodas o Mestre?” Mas, Jesus foi o pastor de Jairo e alimentou ainda mais a fé que ele tinha, dizendo: “não temas, crê somente”. Na carta de 1Jo. 5:15, João nos diz: “E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”. Jairo já tinha pedido a Jesus, portanto agora a ele bastava crer e confiar. Jesus também consolava as pessoas que estavam chorando no velório: “Porque estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme”. Às vezes nos parece que tudo está morto, acabado, que não tem mais solução, mas para Jesus era apenas um sono.
Então Jesus toma pela mão e diz: Menina eu te ordeno, levanta-te. A palavra de Jesus tem poder, quando Deus ordena, o mundo é criado, quando Jesus ordena a tempestade se acalma, quando Jesus ordena os demônios se afastam, quando Jesus ordena suas bênçãos são derramadas em nossas vidas.
Em todas as situações da nossa vida, temos que crer no poder de Jesus, é preciso crer que “tudo posso naquele que me fortalece” (Fl. 4:13). É preciso acreditar no poder de Jesus em todas as circunstâncias e saber que mesmo se a situação te levar a morte como a filha de Jairo, para Jesus é apenas um sono, pois cremos no poder da ressurreição. E como Jesus disse ao cego: Seja feito conforme a tua fé.
Somos desafiados a viver diariamente a nossa fé em Cristo, somos provados nessa fé, e só são aprovados aqueles que fazem da fé um estilo de vida e não atitudes momentâneas de oração e louvor sem compromisso e sem fidelidade.
Deixemos de viver o Cristianismo superficial sem comprometimento de fé na e com a Pessoa de Jesus. A fé que me refiro é aquela entendida como uma atitude radical, demanda uma crença além da razão e das circunstancias. Pois como nos diz a epístola aos Hebreus: “a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem” (Hb. 11:1). A fé não é ver para crer, a fé é crer para vermos o imposs´sivel humanamente falando acontecerem em mim e em ti assim como na vida dos meus e teus familiares.
Como Jairo, olhemos para Jesus. Prostremo-nos diante de Jesus e supliquemos aos pés de Jesus. Pois no Nome de Jesus há poder. Tudo aquilo que eu e tu julgava impossível Ele já o realizaou. Basta basta com fé gritar Jesus Filho de David tem compaixão de mim e dos meus, o milágre da cura, da libertação e… acontecerá hoje aqui e agora. Acredite e tenha fé no poder da oração, visto que, com Jesus e pela força da oração tudo pode ser mudado!
Fonte http://homilia.cancaonova.com/

Leia também:
Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário