sexta-feira, 14 de outubro de 2016

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Lc 12,8-12 - 15.10.2016 - Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer.

Sábado da 28ª Semana
Tempo Comum
Sta. Teresa de Jesus VgDra, memória
Cor: Branco

Evangelho - Lc 12,8-12

Nessa hora o Espírito Santo vos ensinará
o que deveis dizer.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,8-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
8Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens,
o Filho do Homem também dará testemunho dele
diante dos anjos de Deus.
9Mas aquele que me renegar diante dos homens,
será negado diante dos anjos de Deus.
10Todo aquele que disser alguma coisa
contra o Filho do Homem
será perdoado.
Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo
não será perdoado.
11Quando vos conduzirem diante das sinagogas,
magistrados e autoridades,
não fiqueis preocupados como ou com que vos defendereis,
ou com o que direis.
12Pois nessa hora o Espírito Santo vos ensinará
o que deveis dizer.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Lc 12, 8-12
Durante o trabalho evangelizador, sempre somos assistidos pelo Espírito Santo. Somente com a sua ação é que podemos ser verdadeiras testemunhas de Jesus e o nosso trabalho pode produzir frutos que permanecem para a vida eterna. O Espírito Santo nos dá coragem e sabedoria para que possamos testemunhar Jesus e permanecer fiéis a ele até mesmo nos momentos mais difíceis. A história da Igreja está repleta de exemplos de santos e santas que, no momento do martírio, foram fiéis ao Espírito Santo e, além do derramamento de sangue, nos deixaram belas páginas sobre o amor a Deus.
Fonte CNBB

Testemunhamos Jesus ou O renegamos diante das pessoas?
HOMILIA

Hoje, a Palavra de Deus nos coloca diante de duas condições: ou testemunhamos Jesus ou O renegamos diante das pessoas e do mundo.

“Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus” (Lc 12,8).

Hoje, a Palavra de Deus nos coloca diante de duas condições: ou testemunhamos Jesus ou O renegamos diante das pessoas e do mundo.

Conhecer Jesus, Sua obra, Seu ensinamento, Sua pregação e tudo aquilo que Ele veio nos trazer não são tarefas tão difíceis! O grande desafio é testemunhar isso, deixar que a vida fale qual é a nossa convicção, qual é a nossa crença, em quem, de fato, acreditamos. Os nossos atos são a resposta mais concreta à Palavra de Deus em nossa vida.

Muitas vezes, nós até nos dedicamos muito a ler e a estudar a Palavra, mas não nos aplicamos com a mesma veemência e determinação em viver e testemunhar o ensinamento da Palavra que nós recebemos. Sobretudo, quando a nossa fé é provocada, quando somos colocados em xeque, nem sempre é fácil testemunhar. Diante de diversas situações na vida, nós, muitas vezes, negamos a fé que temos e até preferimos ou somos chamados a fazer o que todo o mundo faz, deixando-nos levar pela força do pecado, pelo contratestemunho, pelos escândalos, pela falta de convicção daquilo em que nós acreditamos.

É um sinal se nós negamos ou testemunhamos Jesus, mas a grande prova de amor e testemunho que podemos dar a Deus é não termos vergonha da nossa fé. Não precisa ter vergonha de dizer que, no domingo, você não vai para este ou para aquele lugar, porque você vai à Santa Missa, vai à igreja. Não precisa negar que você não frequenta certos locais, porque a sua fé e a sua convicção o ensinam diferente.

Você crê no Deus da vida e Ele o chama a testemunhá-Lo em seus atos e em suas ações. Que nós tenhamos sempre a graça de não negarmos o Senhor por nossos atos e por nossas atitudes. Que nós O testemunhemos tendo uma vida honesta e digna de sermos cristãos conforme a vontade de Deus.

Que Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte http://liturgia.cancaonova.com/


Leia também: Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário