quarta-feira, 10 de junho de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Jo 19,31-37 - 12.06.2015 - Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança e logo saiu sangue e água

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus Tempo Comum
Cor: Branco

Evangelho - Jo 19,31-37

Um soldado abriu-lhe o lado com uma
lança e logo saiu sangue e água

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 19,31-37

31Era o dia da preparação para a Páscoa.
Os judeus queriam evitar
que os corpos ficassem na cruz durante o sábado,
porque aquele sábado era dia de festa solene.
Então pediram a Pilatos
que mandasse quebrar as pernas aos crucificados
e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um
e depois do outro que foram crucificados com Jesus.
33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto,
não lhe quebraram as pernas;
34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança,
e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho
e seu testemunho é verdadeiro;
e ele sabe que fala a verdade,
para que vós também acrediteis.
36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura,
que diz: 'Não quebrarão nenhum dos seus ossos'.
37E outra Escritura ainda diz:
'Olharão para aquele que transpassaram'.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Jo 19,31-37
Da morte de Jesus Cristo brota a vida para todos

A cena do trecho do evangelho de hoje tem forte conotação simbólica que exprime o significado da morte de Jesus. Segundo Dt 21,22-23, o cadáver de um condenado suspenso na cruz não poderia permanecer assim durante a noite, pois contaminaria a terra santa. Com essa observação é dito o escândalo da cruz de Cristo, “loucura para os que se perdem” (1Cor 1,18). Transpassado pela lança do soldado, do seu lado aberto jorram sangue e água. Para nós, leitores do evangelho, esse fato, baseado numa testemunha ocular, é sinal, isto é, através da fé é desvelado o mistério profundo de Cristo e os seus efeitos para toda a humanidade. Do lado aberto de Jesus Cristo crucificado brotam os sacramentos da Igreja: a eucaristia e o batismo. Através dos sacramentos o Senhor continua presente e atuante na vida do seu povo. O cordeiro pascal imolado e suspenso no madeiro da cruz se oferece ao olhar, isto é, à compreensão profunda do mistério de Cristo em vista da fé, de uma adesão pessoal e incondicional à sua pessoa. Da morte de Jesus Cristo brota a vida para todos.
Pe. Carlos Alberto Contieri, sj

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=12%2F06%2F2015#ixzz3cghLucxX 
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. 



“A MEDIDA DO AMOR É AMAR SEM MEDIDAS” Jo 19,31-37
HOMILIA

A melhor representação do Coração de Jesus é o Senhor crucificado, deixando sair do seu lado, aberto pela lança, o sangue e a água, figura dos sacramentos da Igreja, aí, nesse momento, nascidos como Eva nascera do lado de Adão adormecido.

São João nos manifesta afinidade que os samaritanos vindos do antigo Israel. Jesus entra em conflito com o judaísmo em geral. Tinha chegado a Páscoa judaica e Jesus faz questão de celebrar a sua ceia um dia antes desta para marcar o fim do seu ministério, cheio de amor pleno, e não como uma missão sacrifical.

Com hipocrisia, os judeus se preocupam em retirar os corpos das cruzes, para não profanar o sábado. Os romanos só os retirariam mortos; assim, os judeus pedem que lhes quebrem as pernas para acelerar a morte. No sangue que sai do lado ferido de Jesus, temos a expressão do seu amor, em um dom sem limites; e, na água, temos a expressão

Da origem da vida nova no Espírito, doado por Jesus. É a característica do verdadeiro coração que ama sem medida. Aliás, citando Santo Agostinho diremos: ‘A medida de amar é amar sem medidas’.

Portanto, aproximemo-nos do coração do dulcíssimo Senhor Jesus, N’Ele exultemos e nos regozijemos. Quão bom e doce é habitar nesse coração! É o tesouro escondido, a pérola preciosa, aquilo que encontramos ó Jesus, escavando o campo do Teu corpo. Quem pois rejeitará esta pérola? Bem pelo contrário, por ela eu darei todos os meus bens, trocarei todas as minhas preocupações, todos os meus afetos. Todas as minhas inquietações as abandonarei no coração de Jesus: Ele bastar-me-á e providenciará sem falta a minha subsistência.

É neste templo, neste Santo dos santos, nesta arca da aliança, que virei adorar e louvar o nome do Senhor. «Encontrei o meu coração, dizia Davi, para rezar ao meu Deus». E também eu encontrei o coração do meu Senhor e Rei, do meu irmão e amigo. Portanto, como poderia não rezar? Sim, rezarei, porque, com firmeza o digo, o Seu coração pertence-me.

Ó Jesus digna-Te aceitar e escutar a minha oração. Leva-me toda inteira para o Teu coração. Ainda que a deformidade dos meus pecados me impeça de entrar nele, contudo, dado que por um amor incompreensível, este coração se dilatou e alargou, Tu podes receber-me e purificar-me da minha impureza. Ó Jesus puríssimo lava-me das minhas iniquidades a fim de que, purificado por Ti, possa habitar em Teu coração todos os dias da minha vida, para ver e fazer a Tua vontade. Se o Teu lado foi transpassado, foi para que a entrada nos seja amplamente aberta. Se o Teu coração foi ferido, foi para que, ao abrigo das agitações exteriores, eu possa habitar nele. E é ainda para que, na ferida visível, eu veja a invisível ferida do amor.

Senhor Jesus, que a água e o sangue, jorrados de Teu coração transpassado, revigorem o amor e a fidelidade que estão no meu coração.
Fonte Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário