quarta-feira, 3 de junho de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Mc 12,35-37 - 05.06.2015 - Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?

6ª-feira da 9ª Semana Tempo Comum
S. Bonifácio BMt, memória
Cor: Vermelho

Evangelho - Mc 12,35-37

Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 12,35-37

Naquele tempo:
35Jesus ensinava no Templo, dizendo:
'Como é que os mestres da Lei
dizem que o Messias é Filho de Davi?
36O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou:
'Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita,
até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'.
37Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor.
Como é que ele pode então ser seu filho?'
E uma grande multidão o escutava com prazer.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mc 12, 35-37
A multidão que escutava Jesus nos deixa um grande exemplo: escutava Jesus com prazer. Nós somos convidados a conhecer cada vez mais e melhor quem é Jesus, contemplá-lo a cada dia e a penetrarmos no seu mistério. Isto para nós, antes de ser uma tarefa a ser desempenhada, deve ser causa de grande alegria por termos a oportunidade de participar da vida de Jesus, da sua intimidade, de poder entrar, conduzidos pela graça, no seu mistério e viver em profunda comunhão com ele. Conhecer Jesus deve ser uma fonte inesgotável de prazer para todos nós, um prazer muito maior do que teve a multidão ao escutá-lo.
Fonte CNBB



A PERGUNTA SOBRE O MESSIAS Mc 12,35-37
HOMILIA

No início da monarquia, Deus prometera suscitar para Davi um descendente que o sucedesse no trono, de maneira a consolidar a realeza. A relação entre Deus e o monarca seria como a de pai e filho: “Eu serei para ele um pai, e ele será meu filho”. O Senhor comprometia-se a garantir a estabilidade do trono real de Israel, a fim de que subsistisse para sempre.
O fim da monarquia deu lugar à crença de que, no final dos tempos, Deus haveria de suscitar um descendente de Davi, para restaurar Israel. Esta esperança messiânica era muito viva no tempo de Jesus. Aliás, ele mesmo foi identificado como filho de Davi.
Contudo, Jesus olhava com reservas para esta antiga tradição, e a questionou servindo-se da citação de um salmo. Considerado do rei Davi, este salmo refere-se a alguém superior a seu autor: “Disse o Senhor ao meu Senhor”. O Messias não seria um descendente de Davi, mas seu Senhor. Por conseguinte, deveria ser procurado fora da descendência davídica. Fixar-se na continuidade dinástica, ao longo dos tempos, poderia levar a identificações enganosas.
Todavia, “Jesus é o Messias e Senhor”! Humildemente Ele ensinava no templo procurando esclarecer para os judeus a Sua verdadeira identidade, no entanto, eles se confundiam e não O aceitavam como o Filho de Deus. Só seremos fieis à Lei e à Aliança com Deus se nos unimos a Ele através do conhecimento do Evangelho que o próprio Jesus veio anunciar esclarecendo todas as dúvidas que existiam e existem nos corações dos homens. Jesus veio ao mundo revelar os pensamentos do Pai e Ele mesmo se anunciou como o Messias, o enviado de Deus para salvar a humanidade. Por isso, Ele já anunciava que depois de ressuscitado, se assentaria à direita do Pai e esmagaria os Seus inimigos colocando-os “debaixo dos Seus pés”. Ainda hoje muitos esperam a vinda do Messias e perdem a oportunidade de conhecer Jesus e a Sua Palavra que nos motivam à adoração e o reconhecimento do Seu poderio. Jesus Cristo tem poder. Ele é o Messias, o Senhor, e é a este Jesus que nós devemos adorar como o Ungido pelo Pai para nos dar o Seu Espírito Santo cheio de força e de poder.
Você deseja levar uma vida fervorosa em Cristo Jesus? Você já tem provado as conseqüências disso? O que você tem aprendido com a meditação da Palavra de Deus? Faça uma reflexão: houve crescimento seu na Meditação da Palavra nestes últimos meses? Você continua firme no que tem aprendido? Escreva algo no seu coração sobre Jesus, o Messias, o Salvador, o Ungido.
Pai, revela-me a identidade de teu filho Jesus, para que eu não me acerque dele movido por falsas esperanças.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário