sexta-feira, 13 de março de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 18,9-14 - 14.03.2015 - O cobrador de impostos voltou para casa justificado, o outro não.

Pai,
sejam minhas mãos usadas somente para a prática do bem.
Livra-me de mantê-las fechadas
a quem precisa de minha ajuda,
e de usá-las para fazer o mal.
Sábado da 3ª Semana Quaresma
Cor: Roxo

Evangelho - Lc 18,9-14

O cobrador de impostos voltou para
casa justificado, o outro não.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 18,9-14

Naquele tempo:
9Jesus contou esta parábola
para alguns que confiavam na sua própria justiça
e desprezavam os outros:
10'Dois homens subiram ao Templo para rezar:
um era fariseu, o outro cobrador de impostos.
11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo:
'Ó Deus, eu te agradeço
porque não sou como os outros homens,
ladrões, desonestos, adúlteros,
nem como este cobrador de impostos.
12Eu jejuo duas vezes por semana,
e dou o dízimo de toda a minha renda'.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância,
e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu;
mas batia no peito, dizendo:
`Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!'
14Eu vos digo:
este último voltou para casa justificado, o outro não.
Pois quem se eleva será humilhado,
e quem se humilha será elevado.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Lc 18, 9-14

Jesus nos mostra no Evangelho de hoje que a salvação não pode ser alcançada por nossas ações, uma vez que a pessoa não pode salvar-se por si mesma, mas por uma ação amorosa e gratuita do próprio Deus. Nós não nos salvamos, aos homens isso é impossível, mas Deus nos salva, pois para ele tudo é possível. Sendo assim, a nossa salvação depende antes de tudo da postura que temos diante de Deus. O fariseu contava os seus méritos diante de Deus, o que não lhe garantiu a salvação, enquanto que, ao demonstrar as suas misérias e os seus pecados diante de Deus, o cobrador de impostos reconhecia que somente Deus poderia salvá-lo e implora por essa salvação e, por isso, ele foi atendido em suas preces.
Fonte CNBB



DOIS MODOS DE REZAR Lc 18,9-14
HOMILIA

Duas atitudes de se dirigir à Deus em oração. Dois modos de se colocar diante de Deus. A do fariseu que abriu a boca diante do altar do templo do Senhor, se justificou, achando que todas as suas “boas obras” eram méritos seus e, ainda mais, apontou para o cobrador de impostos, desprezando-o e se auto-elogiando. A sua oração de autopromoção não agradou a Deus. E a do cobrador de impostos deu o exemplo de humildade reconhecendo o seu pecado, e, não se achando digno de nem mesmo olhar para o Senhor, clamou por misericórdia: “Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!” A sua oração agradou a Deus e ele voltou para casa justificado.
Vivemos num mundo onde a idéia de humildade é muito deturpada pela mentalidade dos homens e das mulheres. Alguns acham que ser humilde é se rebaixar, se deixar pisar, ficar calado diante das injustiças e deixar-se ser explorado, etc… Jesus, conta essa parábola para nos dar a noção exata de uma pessoa humilde.
Humilde é o homem ou a mulher que reconhecem a sua limitação e a medida da sua capacidade e têm consciência de que são dependentes das graças de Deus. A oração da auto-louvação, isto é, do admirar-se de si próprio pelas coisas boas que se faz ou das coisas ruins que não fazemos é uma oração que não agrada a Deus. Deus quer de nós uma oração que parta do coração arrependido, humilhado, penitente, dependente do amor de Jesus para ser salvo. Jesus é quem nos justifica perante o Pai, nós mesmos, nunca poderemos nos justificar e, se nos achamos “bonzinhos”/”boazinhas”, por nossos próprios méritos, não precisaremos de justificação, mas, receberemos a nossa própria justiça.
O ato de subir ao templo não é o que vale aos olhos de Deus, mas com qual sentimento nós nos dirigimos ao templo para adorá-Lo. Deus sonda os nossos corações, por isso, a oração que fizermos no silêncio será ouvida e agradável ou não aos Seus ouvidos. Não são as nossas palavras bonitas, nem as orações longas que agradam ao Senhor. O nosso espírito contrito, humilhado por causa das nossas transgressões e o reconhecimento da nossa miséria é que nos farão alcançar a misericórdia de Deus. Às vezes não precisamos nem dizer alguma coisa, porém o nosso pensamento sugere o que se passa no nosso coração e o Senhor que nos sonda sabe se estamos nos elevando ou nos humilhando. Mesmo que não digamos nada, o Senhor conhece tudo. Portanto, não nos adiantará fugir ou camuflar. A verdade brilha como o sol do meio dia: “quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.
Veja que o fariseu encarna o modo inconveniente de se dirigir a Deus. Sua postura empertigada deixa transparecer a consciência de ser estimado por Deus e gozar de grande prestígio diante dele. Suas palavras denotam o grande conceito que tinha de si mesmo. Sabia-se ser uma pessoa acima de qualquer suspeita, muito diferente do resto da humanidade formada por ladrões, injustos e adúlteros. Deus não tinha como fazer-lhe nenhuma censura, uma vez que era fiel no cumprimento dos mandamentos, dentre os quais, o pagamento do dízimo. A oração revestida de tal soberba, de forma alguma pode ser agradável a Deus. Quem se serve dela, terá a humilhação como resposta. Enquanto que o publicano situa-se no pólo oposto: mantém-se distante, de cabeça baixa, temendo erguer os olhos para os céus, pois tinha consciência de ser pecador, carente da misericórdia e do perdão divino. Sem títulos de grandeza nem provas de virtude, só lhe restava colocar-se, humildemente, nas mãos do Pai.
A oração do humilde toca o coração de Deus e é atendida. Ele vem em socorro de quem sabe reconhecer-se limitado e impotente para se salvar com as próprias forças. Você reconhece a medida da sua capacidade e da sua incapacidade? -Você tem voltado para a casa justificado, ou não? – Como tem sido feito o exame da sua consciência diante do Senhor? -Você costuma se auto-elogiar?
Pai, faze-me consciente de minha condição de pecador, livrando-me da soberba que me dá a falsa ilusão de ser superior a meu próximo e mais digno de me dirigir a ti.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Um comentário:

  1. este evangelho muito profundo fala pra nos sobre a humildade sou muito grata me sinto fortalecida nesta parábola que jesus passa pra nos como temos que fazer nossas orações e na simplicidade de nosso coração que Deus age e somos justificado
    Deus abençõe por nos ajudar a evangelizar Grato

    ResponderExcluir