sábado, 13 de dezembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 21,23-27 - 15.12.2014 - Donde vinha o batismo de João?

Pai,
tira de mim toda e qualquer suspeita
sobre teu Filho Jesus,
cuja autoridade vem de ti
e está sempre a serviço de teu Reino.
2ª FEIRA da 3ª SEMANA Advento
Cor: Roxo

Evangelho - Mt 21,23-27

Donde vinha o batismo de João?

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 21,23-27

Naquele tempo:
23Jesus voltou ao Templo.
Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo
aproximaram-se dele e perguntaram:
'Com que autoridade fazes estas coisas?
Quem te deu tal autoridade?'
24Jesus respondeu-lhes:
'Também eu vos farei uma pergunta.
Se vós me responderdes, também eu vos direi
com que autoridade faço estas coisas.
25Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?'
Eles refletiam entre si:
'Se dissermos: 'Do céu', ele nos dirá:
'Por que não acreditastes nele?'
26Se dissermos: 'Dos homens', temos medo do povo,
pois todos têm João Batista na conta de profeta.'
27Eles então responderam a Jesus: 'Não sabemos.'
Ao que Jesus também respondeu:
'Eu também não vos direi
com que autoridade faço estas coisas.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Mt 21, 23-27

A pessoa de João Batista é muito importante na preparação para os tempos messiânicos, pois ele foi enviado como o precursor de Jesus, e quem não acredita em João Batista também não aceita Jesus como sendo o Messias e nem a sua autoridade como Filho de Deus. O povo acreditou em João Batista e por isso acreditou também em Jesus, mas os anciãos do povo não acreditaram em João Batista e, por isso, rejeitaram Jesus. Todo aquele que fica preso apenas em uma religião formal torna-se incapaz de ver a ação de Deus no tempo presente, endurece o próprio coração e não reconhece nem a ação de Deus nem a sua presença no seu dia a dia.
Fonte CNBB



QUEM TE DEU ESSA AUTORIDADE? Mt 21,23-27
HOMILIA

Jesus confunde os chefes, pois era grande a aceitação de João Batista entre o povo, o que tinha reconhecido em João Batista um homem de Deus. Reconhecer o caráter divino do batismo de João implica em reconhecer o caráter divino de Jesus, anunciado por João. No templo, aqueles homens achegam-se a ele e lhe fazem a mais torpe pergunta quando Ele estava ensinando o povo: Com que autoridade fazes estas coisas? E quem te deu esta autoridade? Negaram-se a tirar a conclusão a que chegou o governante judeu Nicodemos, quando disse a Jesus: Rabi, sabemos que tu, como instrutor, tens vindo de Deus; pois, ninguém pode realizar esses sinais que tu realizas, a menos que Deus esteja com ele. João 3:1, 2.
Jesus podia ter dito aos seus desafiadores: ‘Deixem que as minhas obras falem por si!’ Depois de mais de três anos na sua carreira pública, os principais sacerdotes e os anciãos tinham muitos sinais em que se basear para chegar a uma conclusão correta sobre a identidade de Jesus e seu direito de realizar milagres e ensinar a verdade a respeito do Reino de Deus. Eles simplesmente eram orgulhosos demais para aceitar toda a evidência que Deus fornecia para provar que Jesus era o prometido Messias.
Quando os principais sacerdotes e os anciãos perguntaram a Jesus: Quem te deu esta autoridade? Ele não fez uma pergunta abstrata, mas disse: Também eu vos pergunto uma coisa. Se ma disserdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas: O batismo de João, donde se originou? Do céu ou dos homens? O relato acrescenta: “Mas eles começaram a raciocinar entre si mesmos, dizendo: ‘Se dissermos: “Do céu”, ele nos dirá: “Então, por que não acreditastes nele?” Se, porém, dissermos: “Dos homens”, temos a multidão para temer, porque todos eles consideram João como profeta.’ De modo que disseram a Jesus, em resposta: ‘Não sabemos.’ Ele, por sua vez, disse-lhes: ‘Tampouco eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.
A lição que podemos tirar deste texto é não deixar que o poder no mundo nos ponha em prova e então façamos mil e uma perguntas sobre o por desta ou daquela outra terrível situação que acontece conosco. Mas sim tendo fé, esperança e confiança em Cristo que está por vir tenhamos vida plena.
Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário