terça-feira, 9 de dezembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 11,11-15 - 11.12.2014 - Não surgiu nenhum maior do que João Batista.

Pai,
dá-me força para combater os vícios e os pecados
que me impedem de aderir plenamente ao teu Reino,
e para suportar a violência dos que se opõem a ti.
5ª FEIRA da 2ª SEMANA Advento
Cor: Roxo

Evangelho - Mt 11,11-15

Não surgiu nenhum maior do que João Batista.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:
11Em verdade eu vos digo,
de todos os homens que já nasceram,
nenhum é maior do que João Batista.
No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.
12Desde os dias de João Batista até agora,
o Reino dos Céus sofre violência,
e são os violentos que o conquistam.
13Com efeito, todos os profetas e a Lei
profetizaram até João.
14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir.
15Quem tem ouvidos, ouça.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Mt 11, 11-15

Um dos personagens mais importantes para a nossa reflexão durante este tempo do Advento é João Batista, o maior dentre os nascidos de mulher. João é o último profeta do Antigo Testamento, o mensageiro que é enviado por Deus para ser o precursor do Messias, aquele que tem como missão preparar os seus caminhos. Mas quem é do Reino dos céus é maior do que ele, todos aqueles que vivem segundo a nova aliança é maior que João, porque a nova aliança é a aliança perfeita, enquanto a antiga aliança é imperfeita.
Fonte CNBB



NINGUÉM É MAIOR DO QUE JOÃO BATISTA Mt 11,11-15
HOMILIA

Jesus começa o seu discurso exortando a grandeza de João Batista e diz: Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Amado, o Reino dos Céus já está entre nós, já podemos vivê-lo, já podemos experimentá-lo. O Natal é um sinal desse Reino de amor, de misericórdia e de alegria que nos trás esperança, mas é preciso se fazer pequeno para conquistá-lo, é preciso se fazer humilde e buscar em Deus forças para trazer a nós o amor entre familiares, como fez João Batista. Amado, o próprio Jesus nos diz que o menor no Reino dos Céus é maior do que João Batista, este mesmo homem anunciou Jesus, anunciou que viria o messias e traria a paz, a alegria, o perdão, então devemos ser menores ainda que João Batista e nos entregarmos a vontade de Deus, João Batista pregou para toda uma cidade anunciando a conversão.
            Jesus hoje quer que somente tu pregues na sua casa, não somente com a boca, mas com a vida, com exemplos, com testemunho. Ele quer que tu não excluas alguém por ser rotulado de briguento, vigiado em droga, prostituição, alcoólatra ou coisa parecida   da tua família. E pode ser que maior parte dos teus já o tenham apagado da lista dos parentes e por isso não pode ser convidado para ceia alguma. Neste evangelho Jesus está te dando a possibilidade de testemunhar o verdadeiro sentido do Natal. Natal é alegria, é perdão, é reconciliação, é justiça, é amor de Deus em nós.
            Assim, do mesmo modo que o Senhor nos dá tantas chances de melhorarmos, nós também devemos dar essa chance ao nosso irmão. Convidando-o à conversão. O que exigirá de nós antes de tudo o fazer-ser pequeno como João. Isto significa dar o primeiro passo no perdão, na compreensão, na paciência, ser pequeno é dar o primeiro passo para convidar aquela ovelha desgarrada que ninguém acredita mais, ser pequeno é tomar uma atitude que até hoje não foi tomada na tua casa por alguém. É convidar a todos na véspera de Natal a orar, nem que seja um Pai Nosso e uma Ave Maria, é falar que o Natal é amor e esperança dentro da família, ser pequeno é viver o que Jesus diz: Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam ( Mt 12,12). Ser pequeno é ser violento na prática do bem e da justiça;  ser violento para conquistar o Reino dos Céus é dar o primeiro passo em ser cristão, e não temas porque o Senhor te capacitará, Ele te dará forças, Ele te ungirá. Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei. (Is 13-14)
Senhor Jesus, quero ser pequeno e começar a viver o teu Reino nas pequenas coisas. Quero viver esse Natal diferente de todos os outros onde eu pude presenciar brigas, discussões, discórdias entre minha família, mas neste Natal eu quero ser com João Batista e anunciar o teu amor, o teu perdão, anunciar que com o Senhor a minha frente tudo é possível. Por isso peço-Vos que me ensineis como dar o primeiro passo. Assim como ungistes os teus profetas, unge-me também e darei testemunho das vossas maravilhas.


Fonte Padre BANTU SAYLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário