sexta-feira, 8 de outubro de 2021

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: Lucas 11,27-28 - 09.10.2021

Liturgia Diária


9 – SÁBADO  

27ª SEMANA COMUM*


(verde – ofício do dia)



Senhor, tudo está em vosso poder, e ninguém pode resistir à vossa vontade. Vós fizestes todas as coisas: o céu, a terra e tudo o que eles contêm; sois o Deus do universo! (Est 1,9.10s)


O Senhor vai eliminar do mundo toda forma de injustiça, porém, aos de reto coração, revela-se como refúgio e fortaleza. Esta Eucaristia nos anime a praticar a Palavra de Deus e buscá-lo sem cessar.


Evangelho: Lucas 11,27-28


Aleluia, aleluia, aleluia.


Feliz quem ouve e observa a Palavra de Deus! (Lc 11,28) – R.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 27enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. 28Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: Lucas 11,27-28

«Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram»


Rev. D. Jaume AYMAR i Ragolta

(Badalona, Barcelona, Espanha)

Hoje, escutamos o melhor dos louvores que Jesus podia fazer a sua própria Mãe: Felizes (...) são os que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática (Lc 11,28). Com essa resposta, Jesus Cristo não rejeita o apaixonado elogio que aquela simples mulher dedicava a sua Mãe, pelo contrário o aceita e vai além, explicando que Maria Santíssima é bem-aventurada, sobretudo! Pelo fato de ter sido boa e fiel no cumprimento da Palavra de Deus.


Às vezes me perguntam se os cristãos acreditam na predestinação, como acreditam outras religiões. Não! Os cristãos acreditamos que Deus tem reservado um destino de felicidade para nós. Deus quer que sejamos felizes, afortunados, bem-aventurados. Prestemos atenção em como essa palavra vai se repetindo nos ensinos de Jesus: Felizes, felizes, felizes... . Felizes os pobres, os mansos, os que têm fome e sede da justiça, os que não viram, e creram! (cf. Mt 5,3-12; Jn 20,29). Deus quer nossa felicidade, uma felicidade que começa já neste mundo, apesar de que os caminhos para chegar lá, não sejam nem a riqueza, nem o poder, nem o êxito fácil, nem a fama, senão o amor pobre e humilde de quem tudo o espera. A alegria de acreditar! Aquela da que falava o converso Jacques Maritain.


Trata-se de uma felicidade que é ainda maior do que a alegria de viver, porque acreditamos em uma vida sem fim, eterna. Maria, a Mãe de Jesus, não é somente afortunada por tê-lo trazido ao mundo, por tê-lo amamentado e criado; como percebia aquela espontânea mulher do povoado, senão, sobretudo, por ter sido ouvinte da Palavra e, por pô-la em prática: por ter amado e, por deixar se amar por seu Filho Jesus. Como escrevia o poeta: Poder dizer mãe e ouvir-se dizer filho meu / é a sorte que nos invejava Deus. Que Maria, Mãe do Amor Perfeito, rogue por nós.

Fonte https://evangeli.net/


FIDELIDADE QUE VEM DA PALAVRA DE DEUS Lc 11,27-28

HOMILIA


Este texto, se mal interpretado, pode criar muita confusão na cabeça das pessoas. Quando uma mulher, no meio da multidão, fala da felicidade da mulher que gestou e amamentou Jesus, Ele diz que “mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” Então será que Maria, mãe de Jesus, não era feliz?


O que está por detrás deste texto é a necessidade de se ser fiel ao anúncio da Palavra. Jesus não perdia a oportunidade de evangelizar, e na surpresa de ver uma mulher que se levanta no meio da multidão para falar da felicidade de ser a mãe dele, Jesus quer exaltar a felicidade daqueles que ouvem e seguem a Palavra de Deus.


Uma pessoa que se utiliza dessa passagem do Evangelho para dizer que Maria não foi uma mulher especial, leva a pensar que essa própria pessoa ou não tem boa vontade na interpretação, ou tem preguiça de pensar e segue a cabeça dos que não têm a boa vontade.


Muitas poderiam ser as possibilidades de interpretação para essa frase de Jesus, mas uma que me toca profundamente é saber que Maria, desde muito cedo, já havia sido avisada que o seu coração seria transpassado, e seu filho seria sinal de contradição para o seu povo. Maria acompanhou Jesus durante a  Via-sacra e viu seu filho morrer. Como uma mãe suportaria tamanha tristeza? Ouvindo e pondo em prática a Palavra de Deus!


Maria, além de ser mãe de Jesus, ouvia e praticava a Palavra de Deus. Se houvesse algo que medisse a felicidade de uma pessoa, Maria teria motivos de sobra para ser a mulher mais feliz que passou por este mundo. No entanto, sua humildade e cumplicidade com seu Filho a colocavam num papel de serva, que não precisa ser exaltada só por ser mãe, mas por ouvir e cumprir o que Deus lhe reservou.


O conteúdo deste breve diálogo entre Jesus e uma mulher que fala dentre a multidão é semelhante ao da narrativa sobre a mãe e os irmãos de Jesus que procuram falar com ele, em um momento em que ensina a multidão. Portanto, o fundamental para o discipulado é pôr em prática a Palavra de Deus proclamada por Jesus; e os que assim o fazem formam a nova família dos filhos de Deus.


Por isso, pensemos também nós: se queremos ser exemplo simplesmente pela posição que ocupamos, ou pelo testemunho diário de vida. Como é triste a pessoa que vive apenas do poder conferido pelo seu título, e deixa de lado a Palavra de Deus…


Pai, dá-me a graça de compreender sempre mais que a grandeza de Maria consistiu em ser fiel à tua Palavra acolhida e posta em prática com uma generosidade sem limites.


Fonte https://homilia.cancaonova.com/

Leia também: LITURGIA DA PALAVRA


Leia também:

Primeira Leitura

Segunda Leitura

Salmo

Evangelho

Santo do dia

Mensagens de Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário