quarta-feira, 20 de maio de 2020

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho: João 16,16-20 - 21.09.2020

Liturgia Diária

DIA 21 – QUINTA-FEIRA 
6ª SEMANA DA PÁSCOA*

(branco – ofício do dia)

Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67,8s.20)

Desiludido com o insucesso em Atenas, Paulo parte para Corinto. Evangelizador com os pés no chão, ele trabalha para defender seu sustento. Cantemos a salvação que Jesus, morto e ressuscitado, nos fez conhecer.

Evangelho: João 16,16-20

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu não vos deixarei órfãos: / eu irei, mas voltarei, / e o vosso coração muito há de se alegrar (Jo 14,18). – R.

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda e já não me vereis. E outra vez pouco tempo e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo e não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai’?” 18Diziam, pois: “O que significa esse pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então, disse-lhes: “Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis’? 20Em verdade, em verdade vos digo, vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”. – Palavra da salvação.

Fonte https://www.paulus.com.br/


Reflexão - Evangelho: João 16,16-20
«Vossa tristeza se transformará em alegria»

Rev. D. Joan Pere PULIDO i Gutiérrez
(Sant Feliu de Llobregat, Espanha)

Hoje contemplamos mais uma vez a palavra de Deus com a ajuda do evangelista João. Nestes últimos dias da Páscoa sentimos uma inquietação especial por viver esta palavra e entendê-la. A mesma inquietação dos primeiros discípulos que se expressa profundamente nas palavras de Jesus —«Um pouco de tempo, e não mais me vereis; e mais um pouco, e me vereis de novo» (Jo 16,16)— concentra a tensão de nossas inquietações de fé, da busca de Deus em nosso dia a dia.

Os cristãos do século XXI sentimos essa mesma urgência que os cristãos do primeiro século. Queremos ver Jesus, precisamos experimentar a sua presença em meio de nós para reforçar a nossa fé, esperança e caridade. Por isso, sentimos tristeza ao pensar que Ele não esteja entre nós, que não podamos sentir e tocar sua presença, sentir e escutar sua palavra. Mas essa tristeza se transforma em alegria profunda quando experimentamos sua presença segura entre nós.

Essa presença, era recordada pelo Papa João Paulo II na sua última Carta encíclica Ecclesia de Eucharistia, concretiza-se —especificamente— na Eucaristia: «A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja». Ela experimenta com alegria, como se realiza constantemente, de muitas maneiras, a promessa do Senhor: `Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo’ (Mt 28,20). (...) A Eucaristia é mistério de fé, e ao mesmo tempo, “mistério de luz”. Quando a Igreja a celebra, os fiéis podem reviver, de algum jeito a experiência dos discípulos de Emaús: «Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram (Lc 24,31)».

Peçamos a Deus uma fé profunda, uma inquietação constante que se sacie na Eucaristia, ouvindo e compreendendo a Palavra de Deus; comendo e saciando a nossa fome no Corpo de Cristo. Que o espirito Santo enche de sua luz a nossa busca de Deus.

© evangeli.net Associació Cultural M&M Euroeditors


A TRISTEZA DO MUNDO E A ALEGRIA DO CÉU Jo 16,16-20
HOMILIA

Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. Preste atenção nestas palavras pare de fazer tudo, esqueça os seus problemas, esqueça agora quem está ao seu lado e preste atenção nestas palavras de Jesus: A vossa tristeza se transformará em alegria! Isso é promessa de Deus, isso é uma realidade na vida de todos aqueles que crêem em Jesus Cristo Salvador, ele é o único que sabe do tamanho da sua tristeza, da sua agonia, e por isso ele vem te dizer: A vossa tristeza se transformará em alegria! João versículo 22 – 22 Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria.

Não há tristeza no coração do homem que não possa ser transformada em alegria por Jesus, mas é preciso confiar no amor de Deus, é preciso meu irmão se apegar a esse amor de forma sobrenatural, mesmo que as pessoas a sua volta te incentivem a desistir de seus sonhos, mesmo que elas coloquem barreiras naquilo que você tem buscado, não importa, Deus é maior, confie no Senhor e somente assim essa tristeza vai se transformar em alegria e é como Jesus diz: Ninguém, poderá tirar essa alegria do seu coração, aleluia!

Quando passamos por alguma dificuldade, ela parece que não vai ter fim, não é mesmo, mas olhe quantas tristezas você já superou e eu creio que em todas elas você disse a mesma coisa: Não vai passar dessa vez eu não vou agüentar. Mas você as superou com força e coragem, e sempre no momento da tristeza nós questionamos ao Senhor, o porquê disso, o porquê daquilo, de novo Senhor, será que não tenho sossego etc... Se você deixar Jesus entrar no teu coração, se você confiar cegamente nele, ele vos dirá isso: João versículo 23 - 23ª Naquele dia, não me perguntareis mais nada.

Se confiarmos ao Senhor as nossas tristezas chegaremos ao ponto de não questionarmos mais o Senhor o porquê disse ou o porquê daquilo. Amado isso se chama confiança, porque nossa confiança estará somente no Senhor nosso Deus, tira a sua confiança do homem, confie apenas no Senhor, porque ele tem o poder de mudar tudo, ele é o Senhor da vida, da alegria, da esperança, portanto meu amado, nesse momento da sua vida diga como Paulo: Quando sou fraco é que sou forte! Isso é confiar no Senhor, me torno fraco quando reconheço que só Jesus pode mudar a minha vida, mas esse reconhecer-se fraco diante do poder de Deus, na verdade me leva a ser forte, porque quando penso e ajo assim eu estou colocando toda minha confiança no Senhor, não sou eu quem vai mudar a situação, mas é o próprio Senhor quem vai agir no tempo dele, da maneira dele e da forma dele.

Em Romanos 8,28 lemos: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” E Jesus diz em João 16,33: “No mundo passais por aflições.....” Ninguém está imune!! E o que coopera e o que não coopera com o nosso bem? Naturalmente logo pensamos só nas coisas boas. O mecanismo de um relógio pode nos ajudar na compreensão. Você já observou um relógio por dentro em funcionamento? Existem engrenagens que giram em sentido horário e outras em sentido anti-horário. Elas não trabalham umas contra as outras, bem pelo contrário, colaboram para que o relógio, movido por uma mola ou pilha, gire na velocidade correta e mostrem o tempo com exatidão. Tudo colabora para o mesmo fim. Em nossas vidas acontece o mesmo. Sei que é difícil imaginar como coisas boas e ruins se unem nas mãos de Deus e no final Ele as transforma em bênçãos. O povo de Deus sempre de novo precisa aprender que através das aflições ele aprende o que é pecado, e que pecado é uma ofensa a Deus. A aflição ou uma provação revela quem nós somos. Fracos e pecadores, filhos desobedientes que só pedem, mas que na maioria das vezes não sabem agradecer a Deus.

No Salmo 119,67 o rei Davi confessa: “Antes de ser afligido eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra.” Por que tem de ser assim? A misericórdia, o amor e a bondade divina não atraem tanta gente como as aflições. Por isso dizemos que Deus usa as aflições para nos atrair, para nos levar de volta à sua comunhão. Assim também é com os animais. Quando uma tempestade se aproxima, elas procuram o pastor. O pastor usa um cajado, não para bater, mas para mostrar o caminho. Do mesmo modo Deus usa a vara da aflição para guiar e mostrar o caminho.

No inverno as folhas de muitas árvores caem. E também existem árvores que por não passarem pela aflição do frio, não dão frutos. Lembro novamente as palavras de Jesus: no mundo passais por aflições... A gente passa a gente não fica nas aflições. Porque depois do inverno podemos experimentar o florescer da primavera, o crescimento do verão e a colheita do outono. Sou grato pelo aprendizado que as muitas tribulações provocaram em minha vida.

Pai, que o meu testemunho de vida cristã seja tal, que as pessoas possam "ver" Jesus nas minhas palavras e nos meus gestos de amor ao próximo.

Fonte Pe. Bantu Mendonça katchipwi Sayla




Nenhum comentário:

Postar um comentário