domingo, 20 de agosto de 2017

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mt 16,21-27 - 03.09.2017

22º Domingo do Tempo Comum
3 de Setembro de 2017
Cor: Verde

Evangelho - Mt 16,21-27

Se alguém quer me seguir
renuncie-se a si mesmo.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,21-27

Naquele tempo:
21Jesus começou a mostrar a seus discípulos
que devia ir à Jerusalém
e sofrer muito da parte dos anciãos,
dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei,
e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo, dizendo:
'Deus não permita tal coisa, Senhor!
Que isto nunca te aconteça!'
23Jesus, porém, voltou-se para Pedro, e disse:
'Vai para longe, Satanás!
Tu és para mim uma pedra de tropeço,
porque não pensas as coisas de Deus
mas sim as coisas dos homens!'
24Então Jesus disse aos discípulos:
'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo,
tome a sua cruz e me siga.
25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la;
e quem perder a sua vida por causa de mim,
vai encontrá-la.
26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro
mas perder a sua vida?
O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
27Porque o Filho do Homem
virá na glória do seu Pai, com os seus anjos,
e então retribuirá a cada um de acordo com a sua
conduta.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mt 16,21-27
«Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me»

Hoje, contemplamos Pedro — figura emblemática e grande testemunho e mestre da fé— também como homem de carne e osso, com virtudes e debilidades, como cada um de nós. Devemos agradecer aos evangelistas o fato de nos terem apresentado a personalidade dos primeiros seguidores de Jesus com realismo. Pedro, que faz uma excelente confissão de fé —como vemos no Evangelho do XXI Domingo— e merece um grande elogio por parte de Jesus e a promessa da autoridade máxima dentro da Igreja (cf. Mt 16,16-19), recebe também do Mestre uma severa reprimenda, porque no caminho da fé ainda tem muito que aprender: «Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!» (Mt 16,23).

Ouvir a reprimenda de Jesus a Pedro é um bom motivo para fazer um exame de consciência sobre a nossa forma de ser cristão. Somos de verdade fiéis aos ensinamentos de Jesus Cristo, até ao ponto de pensarmos realmente como Deus, ou preferimos moldar-nos à forma de pensar e aos critérios deste mundo? Ao longo da história, os filhos da Igreja caímos na tentação de pensar segundo o mundo, de nos apoiarmos nas riquezas materiais, de procurarmos com afinco o poder político e o prestigio social; e por vezes movem-nos mais os interesses mundanos que o espírito do Evangelho. Perante estes fatos, volta a se apresentar-nos a pergunta: «De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida?» (Mt 16,26).

Depois de ter posto as coisas bem claras, Jesus ensinou-nos o que quer dizer pensar como Deus: amar, com tudo o que isso comporta de renuncia pelo bem do próximo. Por isso o seguir a Cristo passa pela cruz. É um segui-lo entranhável, porque «com a presença de um amigo e capitão tão bom como Cristo Jesus, que se pôs na vanguarda dos sofrimentos, tudo se pode sofrer: ajuda-nos e anima; não falha nunca, é um verdadeiro amigo» (Santa Teresa de Ávila). E…, quando a cruz é signo de amor sincero, converte-se em luminosa e signo de salvação.
Rev. D. Joaquim MESEGUER García 
(Sant Quirze del Vallès, Barcelona, Espanha)
© evangeli.net Associació Cultural M&M Euroeditors


Abrace a sua cruz e siga Jesus
HOMILIA

Abrace a sua cruz e siga Jesus, porque, por meio dela, nós nos unimos ao mistério salvífico da cruz de Cristo.

“Então Jesus disse aos discípulos: ‘Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga’” (Mateus 23, 24).

O Evangelho deste domingo é sequencial ao Evangelho que ouvimos no domingo passado, no qual Jesus perguntou aos Seus discípulos o que o povo dizia sobre quem era Ele; depois perguntou aos próprios discípulos: “E para vocês, quem sou eu?”

A profissão de fé do apóstolo Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” fez com que ele recebesse do Senhor a autoridade sobre a Sua Igreja. “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). E, Jesus continuou a falar, dizendo então o que iria acontecer a Ele, o Seu destino em Jerusalém, os sofrimentos pelos quais Ele passaria, como o tormento e a morte na cruz e, é claro, a ressurreição.

E o mesmo Pedro que reconheceu em Jesus o Messias, o Cristo, o Senhor, o Salvador, repreende Jesus, dizendo que tal sofrimento e tal situação não poderiam acontecer com o Mestre, e que jamais permitiria que isso acontecesse. Jesus o repreende severamente: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” (Mateus 16, 23).

É importante dizer que, quando nós queremos excluir a cruz, os sofrimentos, as fases duras e difíceis da vida, como se isso não fizesse parte da nossa fé, esse pensamento é mundano, é diabólico! Muitos acham que o sofrimento, a cruz e a doença são castigo, por isso há rejeição e há a visão errada do mistério da dor, do sofrimento e da cruz em nossa vida.

Prega-se a prosperidade, prega-se a abundância, prega-se que quem segue Jesus só vai passar bem, que não terá dificuldades nem problemas. E que, se isso vier a acontecer, é enfermidade, é castigo de Deus. Não, isso não verdade; afaste este pensamento do seu coração, esse pensamento não é de Deus, é dos homens, é diabólico!

Quem quer seguir Jesus precisa abraçar a sua cruz. Há momentos em nossa vida que as coisas estarão tudo bem, mas em outros momentos não! Teremos que encarar a dor, o sofrimento, a enfermidade, tanto os nossos como os dos nossos. A vida está aí para nos mostrar os crucificados, há pessoas que passam a vida inteira carregando um sofrimento ou uma doença inesperada, que as castiga. Com ela [doença], nós nos unimos ao mistério da cruz de Cristo.

Por favor, meu irmão, minha irmã, não despreze o sofrimento; abrace a sua cruz, porque ela é que nos conduz à glória de Jesus!

Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
Fonte http://homilia.cancaonova.com/

Leia também:




Um comentário:

  1. Muito obrigada pela partilha. Muitos de nós quando estamos numa situação de tristeza pensamos que Deus nos abandonou, esquecendo que esses momentos são mais uma prova que Deus permite para que sejemos mais fortes e estejamos mais próximos Dele porque Ele nos ama.

    ResponderExcluir