quarta-feira, 30 de novembro de 2016

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Evangelho - Mt 7,21.24-27 - 01.12.2016 - Aquele que faz a vontade de meu Pai entrará no reino dos céus.

5ª feira da 1ª Semana do Advento
1 de Dezembro de 2016
Cor: Roxo

Evangelho - Mt 7,21.24-27

Aquele que faz a vontade de meu Pai
entrará no reino dos céus.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
2lNem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor',
entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática
a vontade de meu Pai que está nos céus.
24Portanto, quem ouve estas minhas palavras
e as põe em prática,
é como um homem prudente,
que construiu sua casa sobre a rocha.
25Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos deram contra a casa,
mas a casa não caiu,
porque estava construída sobre a rocha.
26Por outro lado,
quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática,
é como um homem sem juízo,
que construiu sua casa sobre a areia.
27Caiu a chuva, vieram as enchentes,
os ventos sopraram e deram contra a casa,
e a casa caiu, e sua ruína foi completa!'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Mt 7, 21.24-27
Somente quem faz a vontade do Pai que está nos céus irá participar plenamente do seu Reino. Jesus veio até nós para nos revelar quem é o Pai, assim como a sua vontade, para que, a partir do seu conhecimento, pudéssemos praticá-la e participar conscientemente do Reino. Por isso, todos os que desejam a vida eterna devem fundamentar a sua existência na palavra de Jesus e procurar viver segundo os valores que ele pregou no Evangelho, colocando em prática a vontade do Pai, que Jesus, ao se fazer homem e vir ao mundo, revelou para todos nós.
Fonte CNBB


OS DOIS ALICERCES Mt 7,21.24-27
HOMILIA

Jesus inicia este evangelho dizendo: “Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus”.

Com essas palavras Ele quer nos alertar que devemos ser fiéis até o fim; que procuremos perseverar sempre nas Suas palavras e ensinamentos, todos os dias da nossa vida. Não basta dizer Senhor, Senhor, é necessário que consigamos, através do nosso contato diário com tudo o que é de Deus, de maneira sincera e, segundo os seus ensinamentos. Quando Ele nos coloca as suas palavras é para nos despertar, que é muito importante que fortifiquemos a nossa fé, através dos nossos atos de caridade com os irmãos e de piedade para com Ele. Somente aqueles que constroem a sua vida dia após dia; hora após hora, minuto a minuto e segundo a segundo, calcadas na sua Fé em Deus, certamente, se permanecerem até o fim, conseguirão o seu lugar reservado na casa do Pai. A casa sobre a rocha que Jesus usa como exemplo neste Evangelho; que a tempestade, as chuvas, os ventos impetuosos não conseguem derrubá-la, destruí-la; é a nossa vida que sendo construída com os alicerces da Fé em suas palavras, nunca se sentirá abalada pelos problemas, decepções, maldades, doenças e até pela morte; nada abalará as nossas estruturas, que estará repleta do amor de Deus; pois temos uma base sólida.

São Paulo nos fala em uma das suas cartas: “Quando me sinto fraco aí é que fico mais forte, porque a fé que trago no coração, me impulsiona para frente”. O cristão deve enfrentar a sua corrida parta alcançar os louros da vitória, sem nunca duvidar da sua força, que vem de Deus, essa força está ligada ao pedido que Jesus fez ao Pai em sua Oração em João, 17, 1-26; ali Jesus roga ao Pai por todos nós aqueles que seguirem as suas palavras. Por isso, S. Paulo também fala:-“nada me afastará do amor do Pai – nem as alturas, nem as profundezas, nem as angústias, nem as aflições, nem a miséria, nem a riqueza . . . nada, nada me afastará do amor de Deus.”

Não nos basta dizer Senhor, Senhor, quando às coisas apertam para o nosso lado. Lembrar d’Ele só quando tudo nos parece difícil, sem saída, sem solução. É preciso que nos acostumemos com a certeza da eterna fidelidade de Deus para conosco, seus filhos. Ele também espera, para o nosso bem, que não nos esqueçamos de louvá- lO, em reconhecimento pelo muito que recebemos do Seu grande amor. Muitos se lembram só para pedir e mesmo não vivendo como Ele pede, ficam bravos, batem os pés xingam e até blasfemam, ,porque acham que não foram atendidos.

Só Ele sabe o que pode e deve fazer e, quando é o momento certo para atender aos pedidos que fazemos. Nós mesmos não sabemos que aquela não é a hora de sermos atendidos e… por isso pedimos…e, por isso muitos se dizem decepcionados e se afastam até, do caminho do Senhor. É’ preciso pedir. Jesus mesmo nos diz “Tudo o que pedirdes ao Pai , em meu nome, Ele vos atenderá” . Jesus não mente; as Suas palavras significam tudo aquilo que representam, mas, não esqueçamos, que existe, também, a nossa parte a ser cumprida. Há uma aliança bilateral entre nós e Deus, para ser cumprida.

Pai livra-me de reduzir minha adesão a Jesus a mero palavreado. Ajuda-me a transformar os ensinamentos dele em norma de vida. Assim estarei fazendo a tua vontade.
Fonte http://homilia.cancaonova.com/

Leia também:
Mensagens de Fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário