sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Mc 1,21-28 - 01.02.2015 - Ensinava como quem tem autoridade

Mestre, tua vida traça o caminho; teu ensinamento confirma e ilumina os meus passos; a tua graça me sustenta e guia no caminho para o céu. Tu és o mestre perfeito: ensinas, dás o exemplo e fortaleces o discípulo no teu seguimento.
4º DOMINGO Tempo Comum
Cor: Verde

Evangelho - Mc 1,21-28

Ensinava como quem tem autoridade

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 1,21-28

21Estando com seus discípulos em Cafarnaum,
Jesus, num dia de sábado,
entrou na sinagoga e começou a ensinar.
22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento,
pois ensinava como quem tem autoridade,
não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga
um homem possuído por um espírito mau.
Ele gritou:
24'Que queres de nós, Jesus Nazareno?
Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus'.
25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!'
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência,
deu um grande grito e saiu.
27E todos ficaram muito espantados
e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto?
Um ensinamento novo dado com autoridade:
Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'
28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte,
em toda a região da Galileia.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão
Jesus é o profeta prometido Mc 1,21-28

Na primeira leitura, do livro do Deuteronômio, Deus promete, pela boca de Moisés, um profeta semelhante a ele, escolhido entre os membros do povo eleito. Característica desse profeta é que ele falará o que o Senhor mandar e inspirar. Os profetas foram enviados por Deus para conduzir o seu povo e exortá-lo a permanecer fiel à Aliança. Os profetas chamam a atenção do povo contra a idolatria que ameaça a vida e a fé no Deus único e verdadeiro. Os profetas falam com autoridade porque falam em nome e por inspiração de Deus. Mas a promessa de enviar um profeta semelhante a Moisés não se realizou (cf. Dt 34,10). O evangelho deste domingo, ao afirmar o ensinamento realizado com autoridade por Jesus, diz, indiretamente, que ele é o profeta prometido e semelhante a Moisés. No seu discurso, depois da ressurreição de Jesus, Pedro afirma que Jesus é não somente semelhante a Moisés, mas maior que ele (cf. At 3,21-22). Cafarnaum fica às margens do mar da Galileia; a sinagoga, a poucos metros da casa de Simão e André. É sábado, dia dado por Deus a seu povo para que, cessando o trabalho, o povo de Deus possa recordar o dom da criação e da Lei, o dom da vida e da liberdade. O ensinamento de Jesus causa admiração de todos os que estão presentes na sinagoga; a causa da admiração é a “autoridade” do ensinamento, isto é, o ensinamento de Jesus faz sentido e dá sentido à vida das pessoas; ele é um verdadeiro sopro que comunica a brisa suave do Espírito ao coração do ser humano. E o que Jesus faz, nesse dia, naquela sinagoga importante, expulsando de um homem um “espírito impuro”, também é reconhecido por todos os que estão na sinagoga como um “ensinamento novo”. A palavra de Jesus, qual uma luz, ilumina o coração do homem revelando o mal que o aflige e o distancia do Deus da vida e dos seus semelhantes. A luz da palavra do Senhor descortina o mal para destruí-lo. Jesus é apresentado como aquele que não somente tem poder de destruir o mal, mas efetivamente o faz. E o ser humano passa a compreender que a sua vida, pela graça de Cristo, não está fadada à submissão do mal, pois, em Cristo, o mal já está vencido. Este é o ensinamento novo!
Pe. Carlos Alberto Contieri
Fonte Paulinas



JESUS, CURA-ME DO PODER DO MAU Mc 1,21-28
HOMILIA

O texto sagrado nos localiza. Estamos em Cafarnaum e num dia de Sábado. Ontem como hoje o sábado é o dia de muita bagunça. Compras daqui, compras da acolá. Muita festa, diversão em parques, casas de bailes, cinemas e teatros. E para estes centros acorre muita gente e inclusive estrangeiros em negócios pessoas ou simplesmente turistas e também por ser uma terra judia não podia faltar gente que fosse para rezar no templo. Até porque a cidade era portuária e então muita gente provavelmente estava lá para tomar a brisa suave do mar. É neste ambiente que Jesus como bom pedagogo e conhecedor do assunto aparece e começa a semear a Boa Nova do Reino. De repente uma voz: O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!  Um homem possuído pelo espírito mau, reconhecendo o poder e autoridade de Jesus. Aqui vejo taxativamente não só o reconhecimento do poder e autoridade de Jesus sobre os poderes do mal como também o poder de curar todo o tido de enfermidade que nos tira a nossa dignidade. Jesus fala e ensina com tanta autoridade ao ponto de até os espírito impuros lhe obedecerem. Diante esta autoridade como tenho obedecido à Sua palavra? O que ela tem para me dizer no dia de hoje? No mundo como o nosso, cheio de relacionamentos e atitudes como o de Cafarnaum, existem muitas atitudes libertadoras, fraternas, mas também, atitudes de dominação e poder. As guerras, as divisões, o não perdão, todo tipo de maldade representados neste homem com o espírito impuro, curado por Jesus hoje.
Como este homem é preciso que eu erga a minha voz e diga cura-me Ó Pai! Dá-me forças para que jamais eu permita ao poder do mal prevalecer sobre mim. Seja o meu coração totalmente voltado para ti e para o teu Reino.
Fazei que o Espírito Santo, penetre as profundezas da minha alma com o Vosso poder. Arrancai as raízes mais profundas e ocultas da dor e do pecado que estão enterradas no meu coração, na minha casa e na minha família.
Que o preciso Sangue de Jesus me lave, me purifique e cancele, aniquile definitivamente toda ansiedade que trago no meu corpo. Toda amargura, angústia, sofrimento interior, desgaste emocional, infelicidade, tristeza, ira, desespero, inveja, ódio e vingança, sentimento de culpa e de auto-acusação, desejo de morte e de fuga de mim mesmo, toda opressão do maligno na minha alma, no meu corpo e toda insídia que ele coloca em minha mente.
Que o Espírito Santo, queime com o Seu fogo abrasador toda treva instalada dentro do meu coração para que os meus sentimentos sejam santos: Afim de que os meus olhos enxerguem somente o bem, a beleza que se vislumbra nas belas coisas criadas por Deus: para que a minha boca, os meus lábios, a minha língua, diga o que está cheio o meu coração: para que os meus pés e pernas  me ajudem a procurar e encontrar pastagens verdejantes conduzidas pelo Bom Pastor: Para que os meus pensamentos, as minhas idéias sejam construtoras do Reino dos Céus e não da cidade terrena pois esta não me proporciona a verdadeira felicidade.
Ó Pai Santo destruí e cancelai em mim, à minha volta e na minha família todas as conseqüências dos meus pecados e dos pecados dos meus ancestrais, que muitas vezes e de várias formas se manifestam em nossas atitudes, comportamentos, decisões, temperamento, palavras, vícios.
Pai eu renuncio toda a contaminação com pecado, vinde depressa. Assim como o Vosso Filho Jesus dando ordem: Cale a boca e saia desse homem! Ao Espírito impuro curou e libertou aquele homem, eu vos peço: curai e libertai-me a mim e a toda a minha família da herança de pecado e rebelião às coisas de Deus que possa ter sido transmitida por mim ou por uma outra pessoa da minha família.
Lavai-me e purificai todo o meu ser, quebrai toda a dureza do meu coração, destruí todas as barreiras de ressentimento, mágoa, rancor, egoísmo, maldade, orgulho, soberba, intolerância, preconceitos e incredulidade que existem em mim em nome e no poder de Jesus Vosso Filho que Convosco Vive e Reina na Unidade do Espírito Santo. Amém!
Fonte Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário