sexta-feira, 19 de setembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 8,4-15 - 20.09.2014 - E o que caiu em terra boa são aqueles que, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

Pai,
reconhecendo o quanto me custa
ser fiel ao projeto do Reino,
peço-lhe a graça de ser fiel até o fim,
perseverando no compromisso assumido contigo.
Vermelho. Sábado da 24ª Semana Tempo Comum
Ss. André Kim Taegon Presb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts. memória

Evangelho - Lc 8,4-15

E o que caiu em terra boa são aqueles que, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,4-15

Naquele tempo:
4Reuniu-se uma grande multidão,
e de todas as cidades iam ter com Jesus.
Então ele contou esta parábola:
5'O semeador saiu para semear a sua semente.
Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho;
foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
6Outra parte caiu sobre pedras;
brotou e secou, porque não havia umidade.
7Outra parte caiu no meio de espinhos;
os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram.
8Outra parte caiu em terra boa;
brotou e deu fruto, cem por um.'
Dizendo isso, Jesus exclamou:
'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.'
9Os discípulos lhe perguntaram
o significado dessa parábola.
10Jesus respondeu:
'A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus.
Mas aos outros, só por meio de parábolas,
para que olhando não vejam,
e ouvindo não compreendam.
11A parábola quer dizer o seguinte:
A semente é a Palavra de Deus.
12Os que estão à beira do caminho
são aqueles que ouviram,
mas, depois, vem o diabo
e tira a Palavra do coração deles,
para que não acreditem e não se salvem.
13Os que estão sobre a pedra
são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria.
Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam;
mas na hora da tentação voltam atrás.
14Aquilo que caiu entre os espinhos
são os que ouvem, mas, com o passar do tempo,
são sufocados pelas preocupações,
pela riqueza e pelos prazeres da vida,
e não chegam a amadurecer.
15E o que caiu em terra boa
são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso,
conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 8, 4-15

Muitas vezes, quando estamos exercendo o trabalho evangelizador, ficamos angustiados porque não vemos os resultados que estávamos esperando, e isso acaba por se tornar para nós causa de desânimo. O Evangelho de hoje nos mostra que o mais importante é evangelizar, e que sempre devemos lançar as sementes da Palavra. O semeador do Evangelho de hoje não estava preocupado se as sementes estavam caindo em terreno bom. Nós também não devemos lançar as sementes apenas para os que podem responder de forma positiva. A evangelização é para todos e os resultados não dependem de nós, mas da Graça divina.
Fonte CNBB



BOAS SEMENTES, BOM TERRENO, BONS FRUTOS Lc 8,4-15
HOMILIA

Jesus caminha de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, até o momento em que grande multidão se reúne em torno dele, vinda de todos os lugares. Então, Jesus fala sobre a semente. Jesus usa uma linguagem simples e acessível para um povo simples, como nós. Jesus hoje fala também a você. Há um semeador e uma semente. O que faz o semeador? Semeia a boa semente. Quem é o semeador de que Jesus fala? É Deus. Que semente o Bom semeador semeia? A semente da paz, do amor, da alegria, da fraternidade, do acolhimento, do serviço alegre e generoso, da entrega total de si a Deus e ao próximo.
O semeador não se preocupa com os resultados, sabe que a semente germinará, sabe que é fértil e dará bons e abundantes frutos, a depender da boa disposição do terreno que a acolher. O semeador dá a sua semente, cabe a partir daí à liberdade e a responsabilidade de que a recebe deixará germinar, crescer e se tornar uma grande arvora onde as aves fazem seus ninhos, onde os homens vêm buscar alimento e descansar à sua sombra.
O semeador não julga a aparência da terra onde a sua semente cai. Age com paciência se é dura e superficial. Na terra rasa, sem profundidade há dura, rigidez, resistência, é difícil da semente se aninhar. O que a faz ficar na superfície. A semente de Deus só germina e cresce quando levada para o mais íntimo da terra. Ela cresce de dentro para fora. E seus frutos começam a transbordar do coração da terra.
O semeador age com delicadeza, sem deixar de ser firme se a parte da terra é cheia de pedregulhos ou espinhos. Nas pedras a boa semente do amor seca. A semente se instala à margem de pequenas fontes, onde brota a água cristalina dá humildade, do despojamento, do esquecimento de si. O egoísmo e o orgulho são espinhos sufocantes. Asfixiam a semente.
A semente é sempre uma só, no entanto, a qualidade do terreno do coração de cada um é o que muda e faz a diferença para a abundância da colheita. A parábola nos revela que nas quatro situações em que a Palavra foi anunciada, as pessoas ouviram, entretanto só deu fruto de perseverança quem ouviu com um coração bom e generoso. Não nos basta apenas estar presente e escutar a mensagem do Evangelho com indiferença e desatenção.
O mais importante é ter um coração contrito e atento que não questiona, porque confia, e acolhe a mensagem de Deus. O coração que não tem profundidade é superficial e distraído, por isso, não consegue alcançar o pensamento de Deus e facilmente é vencido pelas sugestões do inimigo. O coração preocupado com os afazeres da vida é fechado e duro e se torna também solo impróprio para apreender os mistérios de Deus. O coração preso a si mesmo e aos seus sofrimentos é chão inútil para que germine algo frutífero, pois está sempre voltado para as suas angústias e não dá chances para que o Espírito Santo realize sua obra nele. O coração bom e generoso, no entanto, é aquele que se abre, não somente para escutar, mas para viver segundo a Palavra que lhe foi anunciada. Este, sim, consegue dar fruto na perseverança, e seguir passo a passo o caminho proposto por Jesus.
Deus conhece todos os corações, e sabe o que é providencial para cada um de nós. Ele nos instrui e orienta por meio da Sua Palavra que sonda e perscruta o nosso íntimo e ilumina a nossa inteligência. Quando nós abrimos os nossos ouvidos o nosso entendimento também se alarga e nós podemos, com toda a certeza, dar frutos que podem alimentar o mundo.
Que tipo de terra tenho oferecido à semente que não deixa de germinar? Como tenho acolhido a semente? Como é a terra do meu coração? A semente já brotou em meu coração? Eu tenho deixado a semente se desenvolver e dar os seus bons e abundantes frutos? Eu tenho dado de graça o que gratuitamente tenho recebido dos bons frutos de Deus em minha vida?
Pai, reconhecendo o quanto me custa ser fiel ao projeto do Reino, peço-lhe a graça de ser fiel até o fim, perseverando no compromisso assumido contigo.
Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Nenhum comentário:

Postar um comentário