segunda-feira, 15 de setembro de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Lc 7,31-35 - 17.09.2014 - Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!

Pai,
purifica-me de toda forma de orgulho
que me leva a desprezar meu semelhante
e a julgar-me superior a ele.
Como Jesus, desejo estar próximo
de quem se afastou de ti.
Verde. 4ª-feira da 24ª Semana Tempo Comum

Evangelho - Lc 7,31-35

Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes!

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,31-35

Naquele tempo, disse Jesus:
31Com quem hei de comparar os homens desta geração?
Com quem eles se parecem?
32São como crianças que se sentam nas praças,
e se dirigem aos colegas, dizendo:
'Tocamos flauta para vós e não dançastes;
fizemos lamentações e não chorastes!'
33Pois veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho,
e vós dissestes:
'Ele está com um demônio!'
34Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e vós dizeis:
'Ele é um comilão e beberrão,
amigo dos publicanos e dos pecadores!'
35Mas a sabedoria foi justificada
por todos os seus filhos.'
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB



Reflexão - Lc 7, 31-35

Todos nós somos cristãos, e muitas vezes nos orgulhamos disso, afinal de contas, temos a salvação em Jesus Cristo e a filiação divina, sem contar que somos templos do Espírito Santo. Porém devemos nos questionar se a nossa vida é coerente com o que cremos, pois muitas vezes vivemos uma religião de gestos exteriores, de cumprimento de normas rituais, de práticas religiosas, mas não vivemos o essencial: não somos capazes de amar, não temos os mesmos sentimentos de Jesus Cristo: a misericórdia, a justiça, a fraternidade, a solidariedade. Com isso, o Evangelho soa todos os dias em nossos ouvidos, mas não toca os nossos corações, nem transforma as nossas vidas, e a sabedoria fica longe de nós.
Fonte CNBB



GERAÇÃO MÁ E INGRATA Lc 7,31-35
HOMILIA

Jesus Cristo está diante da multidão que o cerca para ouvi-lo pura e simplesmente sem saberem qual deve ser o grau de pertença ao reino de Deus. Engraçado é notar que as pessoas que o escutavam eram de renome na matéria da religião. Eram chefes religiosos do judaísmo
Jesus começou assim a sua pregação Convertei-vos porque o Reino dos céus está próximo (Mt 4,17). João Baptista, seu precursor, tinha começado da mesma maneira: Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo (Mt 3,2). E agora o Senhor censura-os porque eles não se querem converter, quando o Reino dos céus está próximo, este Reino dos céus do qual Ele próprio disse que não vem de maneira visível e também que ele está no meio de vós (Lc 17, 20-21).
Na parábola, o Mestre compara a geração a um grupo de crianças que tenta se comunicar com outro grupo, com brincadeiras de alegria ou de tristeza, porém o outro grupo não corresponde, fecha os olhos, a boca e ouvidos para não ouvir, falar e ver acabando por regeitar todas as tentativas de diálogo com as outras. Por isso: com quem posso comparar as pessoas de hoje? Com quem elas são parecidas?
A pequena parábola dos dois grupos de crianças que disputam nas praças é dirigida a "esta geração". Esta expressão indica uma censura ao povo de Israel de coração duro, conforme a tradição profética. Mas não só! Assim como Jesus censurou a geração do tempo de João Batista assim continua falando hoje: A quem hei-de comparar esta geração. Nós tocamos músicas de casamento, mas vocês não dançaram! Cantamos músicas de sepultamento, mas vocês não choraram. Estamos diante de pessoas que se alegram com o sofrimento dos outros. Não conseguem chorar com os que choram, sorrir com os que sorriem, comer com os que comem, viver com os que vivem. Uma sociedade fechada no seu casul. As pessoas só pensam nos seus interesses e não querem saber nada sobre os outros. O bem, a confiança, a justiça, a fraternidade, a comunhão, o amor, o respeito pela pessoa e pelo que é alheio desapareceram entre as pessoas. Muitos homens e mulheres não se querem converter, não querem abandonar a vida do pecado.
Ao João Batista de hoje faz o seu anúncio da conversão de maneira austera, como um asceta, é chamado de louco. E os ministros sagrados que agem na pessoa de Jesus, que na simplicidade, humildade e solidariedade se abeiram do pobre, do excluído, doente e abandonado chamam-no de pecadores e publicanos, e é chamado de comilão e beberrão.
A sociedade se esquece que, para Jesus o Reino dos céus é para os simples e humildes, que Jesus chama de pobres em espírito. A razão é porque os pobres, pecadores e excluídos, não são escravos da riqueza e do poder, e consequentemente, acolhem o convite à conversão tanto feita por João Batista quanto por Jesus e continuada pelos discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Que tu meu irmão, minha irmã tenhas a prudência de aceitar as advertências de Jesus, para não deixares escapar e passar o tempo da sua missão, este tempo no qual estamos, durante o qual Ele poupa mais uma vez a tua vida. Ela é poupada, é para que te convertas, e que ninguém seja condenado. Porque não sabes quando virá o fim do mundo deves viver o tempo da graça, o tempo da salvação, o tempo da fé. Caso contrário, Jesus gritará bem alto nos teus ouvidos: com quem posso comparar esta geração?
Pai purifica-me de toda forma de orgulho que me leva a desprezar meu semelhante e a julgar-me superior a ele. Como Jesus, desejo estar próximo de quem se afastou de ti.

Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

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