quinta-feira, 15 de maio de 2014

LITURGIA E HOMILIA DIÁRIA - Jo 14,1-6 - 16.05.2014 - Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Pai,
meu coração anseia
por estar em comunhão contigo,
em tua casa,
lugar que Jesus preparou para mim.
Que eu persevere sempre
no caminho que me leva a ti.
Branco. 6ª-feira da 4ª Semana da Páscoa

Evangelho - Jo 14,1-6

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
1'Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus,
tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas.
Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós,
3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar,
voltarei e vos levarei comigo,
a fim de que onde eu estiver
estejais também vós.
4E para onde eu vou,
vós conheceis o caminho.'
5Tomé disse a Jesus:
'Senhor, nós não sabemos para onde vais.
Como podemos conhecer o caminho?'
6Jesus respondeu:
'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.
Ninguém vai ao Pai senão por mim.
Palavra da Salvação.
Fonte CNBB


Reflexão - Jo 14, 1-6

Jesus está prestes a concluir a missão para a qual foi enviado pelo Pai e sabe que a sua presença histórica no meio dos homens está perto do fim. Por isso, ele inicia a preparação dos apóstolos para que reconheçam a sua nova forma de ser presença na vida das pessoas, assim como para receberem o Espírito Santo e serem conduzidos por ele na sua missão evangelizadora. Jesus inicia esta preparação mostrando aos discípulos que ele jamais os abandonará, mas irá preparar um lugar para onde ele mesmo conduzirá todas as pessoas que ele ama a fim de conviverem eternamente com ele.
Fonte CNBB



COMO PODEMOS CONHECER O CAMINHO? Jo 14,1-6
HOMILIA

Jesus Cristo é o único caminho. Não há outro caminho que nos leve ao Pai e muito menos outra verdade. Inclusive temos ouvido pessoas cristãs, que de uma forma “ecumênica” por desconhecer a Verdade dizerem que “muitos caminhos nos levam a Deus”. E a casa do Pai, a Sua morada, é simplesmente a igreja, não uma edificação de alvenaria e tijolos, apenas a igreja, assembléia dos chamados, daquelas pessoas que têm um viver que agrada a Deus. Somos a morada do Deus vivo, templo do Espírito Santo, conforme vemos em João 14:23: ” Respondeu Jesus: Se alguém me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. A doutrina do Espiritismo diz que Cristo se referia a várias moradas nos ares, em camadas celestiais. É bobagem dizer isso, é um grande desconhecimento da Bíblia.
Enquanto aqui esteve com os Seus discípulos, Jesus, humildemente, pedia-lhes sua compreensão para os fatos que iriam acontecer. Por isso, Ele lhes dizia: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.” Sabendo que pouco tempo lhe restaria no meio deles, Jesus punha-se a mostrar-lhes muitos empecilhos que eles teriam que enfrentar quando Ele fosse embora para perto do Pai. Assim sendo, Ele lhes falava da casa do Pai e suas moradas e prometia-lhes preparar um lugar para eles na Casa de Deus. Porém, os discípulos, permaneciam tendo dúvidas e não entendiam muito bem do que Jesus queria lhes mostrar, embora Jesus lhes garantisse: “vós conheceis o caminho.”.
Assim acontece também conosco, apesar de conhecer toda a história, de ter acesso à Palavra que nos esclarece os mal entendidos, de termos tido uma experiência com Jesus ressuscitado, às vezes, nós ficamos confusos e nos perguntamos: como podemos conhecer o Caminho? Desconhecemos as lições de Jesus e ficamos procurando o Caminho nos caminhos do mundo. Como falou aos discípulos, Jesus hoje, nos fala também: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”! Jesus já veio até nós e opera milagres na nossa vida. Ele realiza as obras do Pai e nos revela a Sua Face nos momentos de oração, de adoração, quando meditamos com a Sua Palavra. Somente dessa maneira é que nós chegaremos ao Pai. Ninguém chegará ao Pai por si mesmo, Jesus é a Estrada pela qual nós caminhamos até a morada de Deus. – Por que buscamos outros caminhos? – Por que acreditamos nos contos que o mundo nos prega? – Por que não assumimos a vida nova de Cristo pra valer? – O que está nos faltando: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra? – Responda por você e para você!
Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.

Fonte Padre Bantu Mendonça Katchipwi Sayla

Um comentário:

  1. Belíssima reflexão, minha dúvida é: como seria essa passagem explicada em uma celebração das Exéquias.

    ResponderExcluir